Essenciais
Suécia: Destino de Estudo - Leitura recomendada

Destino de estudo: Estocolmo

Suécia como destino de estudo: curiosidades e universidades sobre Estocolmo, a capital sueca.

Estudar em Estocolmo
3723

 

Recentemente, a capital sueca tornou-se cenário de uma intrigante série de livros policiais. A coleção Millennium traz personagens marcantes - como os principais, o jornalista Mikael Blomkvist e a hacker Lisbeth Salander -, histórias bem escritas, e muito café, nos três livros “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, “A Menina que Brincava com Fogo” e “A Rainha do Castelo de Ar”. Hollywood transformou a primeira obra literária em filme, que rendeu até indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante a Rooney Mara, que encarnou Salander nas telas.

 

Mais do que isso, os livros de Stieg Larsson levou ao resto do mundo um gostinho da cidade de Estocolmo. Para começar, sabe-se que na capital da Suécia faz-se muito frio. Começando a amenizar em setembro, início do outono, a cidade costuma atingir mais de uma dezena abaixo de zero até o fim do inverno, em fevereiro, além de muita neve. Mesmo durante os meses de verão, a máxima varia entre os 20 e os 23 °C. Portanto, se você está à procura de um destino de estudo onde se faz frio, pode considerar Estocolmo.

 

Aprendemos que a cidade é formada por ilhas (14 no total) e divida em três partes: Central, Meridional e Ocidental. São unidades administrativas definidas geograficamente. Cada uma delas é dividida em bairros e são responsáveis pela administração de suas respectivas escolas, serviços públicos, sociais, culturais, etc.

 

Estocolmo tem mais de uma centena de museus, o que a torna uma das cidades mundiais com maior densidade de espaços dedicados a museologia. Isto já faz da capital sueca um rico centro cultural. Além dos museus, Estocolmo tem diversos teatros de grande porte e é o centro midiático do país.

 

Estocolmo é a maior cidade sueca e o principal centro financeiro, administrativo e cultural do país. Encontram-se nela filiais de famosas empresas multinacionais, como IBM, Ericksson, Electrolux e H&M.

 

Prêmio Nobel

 

Estocolmo é sede da mais famosa reunião de estudiosos, pesquisadores e gênios de diversas áreas. Inventado pelo químico sueco Alfred Nobel, o Prêmio Nobel é entregue anualmente no dia 10 de dezembro e reconhece nomes que fizeram as maiores descobertas e contribuições para a sociedade em diversos âmbitos: física, química, medicina, literatura, paz e economia.

 

Estudar em Estocolmo

 

Estocolmo é o maior aglomerado de universidades de toda a Suécia. A Universidade de Estocolmo (Stockholm University) está na 131ª posição no ranking Times Higher Education 2011-12 das melhores universidades do mundo. Tem ainda a Stockholm School of Economics, de cursos na área de economia; a KMH - Royal College of Music in Stockholm, de música; o Royal Institute of Art (KKH), de artes; e várias outras.

 

Gostou da ideia? Encontre universidades e cursos em Estocolmo pelo Hotcourses Brasil.

Pesquise por cursos

Suécia
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Estudar em Estocolmo

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.