Essenciais
Suécia: Destino de Estudo - Leitura recomendada

Vivencie a cultura sueca: como aproveitar o inverno polar da Suécia

Dos esportes indoor à Aurora Boreal: o que fazer na Suécia durante as longas e incríveis noites frias de inverno

As noites polares do inverno sueco
2476

A Suécia está entre os oito países por onde a linha do Círculo Polar Ártico passa (Noruega, Finlândia, Rússia, Estados Unidos – apenas no estado do Alasca -, Canadá, Dinamarca e Islândia). Isto significa que no inverno as noites são mais longas e há pelo menos um dia de escuridão total (24 horas de noite absoluta) – na Suécia ela acontece em algumas cidades do norte, como Kiruna. E no verão boreal, há um dia de sol, conhecido por "sol da meia-noite".

Assim, quem resolve estudar na Suécia não tem como escapar das longas noites frias de inverno. Mas não se preocupe! Além de ser uma experiência inigualável de se viver, quando as noites polares chegarem, você pode aproveitá-las de diferentes formas. Não deixe que o frio o detenha; vista sua parca bem quentinha e escolha uma atividade entre as que sugerimos a seguir!

Esporte indoor

Não esqueça o seu skate de lado quando o inverno chegar. Na Suécia, os esportes fazem parte da cultura do país e são praticados mesmo quando o frio predomina. Isto porque existem vários centros de esportes indoor que ficam abertos até tarde mesmo no inverno. O hóquei e o bandy são esportes nacionais de inverno bastante populares; unir-se a uma equipe pela universidade ou em um clube local pode ser uma excelente forma de fazer novos amigos e passar o seu tempo livre. Você também pode unir-se a um dos vários clubes e sociedades esportivas disponíveis na maioria das universidades ou tornar-se um frequentador da academia indoor universitária.

Novos sabores

As grandes cidades da Suécia têm, cada vez mais, opções de restaurantes, bares e cafés para as noites mais frias do ano. Em Sala, existem opções subterrâneas nas Minas Silvergruva. Há também um albergue lá embaixo; você pode jantar e passar a noite no local para não enfrentar o frio noturno. E por que não tentar cozinhar por conta? Convide outros amigos internacionais para uma noitada e tentem preparar pratos típicos suecos.

Spas

A Suécia tem vários spas indoor famosos, uma atividade relaxante que tem crescido em popularidade.  Os spas suecos têm 300 anos de tradição e simbolizam valores culturais do contato com um mundo natural. Você pode receber uma massagem tradicional ou passar alguns dias relaxando com tratamentos dos quatro elementos essenciais: movimento, descanso, nutrição e toque.

Visitas noturnas a museus

A cena cultural sueca não encerra suas atividades durante o inverno. Só em Estocolmo você encontrará mais de 70 museus e galerias para todos os gostos e interesses, desde exposições sobre espiritualidade até palestras com vencedores do Prêmio Nobel. E o melhor: vários deles permanecem abertos durante a noite.

Aurora Boreal

Visível em apenas alguns locais do mundo, a Aurora Boreal (imagem) é um fenômeno natural que pode ser assistido na Suécia durante o inverno. O impacto entre partículas de vento solar e poeira espacial compõe brilhos e cores no céu noturno das regiões polares. Gällivare e Kiruna são os melhores lugares da Suécia para observar o fenômeno, ambos localizados dentro do Círculo Polar Ártico. Provavelmente, a sua universidade sueca ficará afastada destes lugares, por isso você precisará planejar a sua viagem e não se esquecer de levar muitas roupas quentes na mala.

 

Leia mais:

Suécia discute a permanência de estudantes internacionais no país

Pesquise por cursos

Suécia
Graduação
SOBRE O AUTOR

As noites polares do inverno sueco

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.