Essenciais
Reino Unido: Acomodação

Acomodação no Exterior

1300

 

Um tema que costuma aterrorizar dez entre dez estudantes que estão planejando estudar fora do país é a acomodação no exterior. Como funciona? Quanto custa? Será que vou gostar? E se eu me arrepender? 

Existem inúmeras opções, para todos os gostos e de todos os valores, resta só descobrir qual delas combina mais com o seu estilo...

Hostel: Se você não pretende ficar muito tempo no país, está de passagem ou só precisa de uma acomodação provisória, a melhor opção é fazer a sua reserva em um Hostel, o famoso albergue da juventude. No hostel você tem a opção de ficar em um quarto individual ou compartilhado, sendo que, quanto maior o número de pessoas no quarto, menor será o valor da diária. A maioria dos albergues oferece café da manhã básico (torradas, chá, leite e café) e possui sala de TV e cozinha comunitária. Alguns deles, mais modernos, podem ainda oferecer bar, sala de jogos e academia. A diária geralmente é menor do que a de um hotel e você ainda tem a oportunidade de conhecer viajantes do mundo todo e praticar o idioma. Visite o site do Hostel Bookers para informações e reservas.

Homestay: Para os estudantes que desejam realmente mergulhar na cultura local existe a chamada Homestay, ou seja, acomodação em casa de família. Recomendo que você reserve pelo menos as quatro primeiras semanas nesse tipo de acomodação, período no qual terá a oportunidade de se adaptar aos costumes e hábitos do novo país, além de praticar a língua com nativos do idioma. As refeições são opcionais, porém, uma ótima maneira de conhecer a gastronomia local. Convém lembrar que, contratando esse tipo de serviço, você terá que obedecer a algumas regras da casa (como horários de refeições, para chegar em casa) ou até mesmo dar satisfação sobre onde você vai ou estava. Após o primeiro mês, se você gostar, tem a oportunidade de renovar sua estadia com a família hospedeira ou procurar uma nova acomodação. Ficar em uma Homestay é obrigatório para os menores de 18 anos ou para os estudantes que estão indo para o exterior fazer High School (Ensino Médio).

Residência Estudantil: A maioria das Universidades e Colleges oferece aos seus alunos acomodação em uma das muitas Residências Estudantis, onde você pode optar por um quarto individual ou compartilhado, conforme a disponibilidade. A maioria das residenciais possui banheiro, cozinha e área de lazer comunitária e é obrigação de todos os moradores prezar pela ordem e boa convivência nas áreas comuns. Existem residenciais para todos os gostos e bolsos, recomendo que você entre em contato com a instituição provedora para maiores informações.

Student Housing ou Flat Share: Uma opção muito comum entre estudantes que já estão há algum tempo no exterior é alugar um quarto em uma casa ou flat compartilhado. O valor do aluguel, geralmente semanal, depende do número de moradores e tamanho da casa, contas inclusas (gás, internet, luz, etc), localização e tipo de quarto. Em Londres, por exemplo, o preço de um quarto Single (para uma pessoa) próximo ao centro, custa em média £120 por semana com todas as contas inclusas, enquanto o valor de um quarto Twin (dividido por duas pessoas), gira em torno de £80. Ainda existe a opção de quartos duplos para casais. Vale a pena visitar a casa antes de assinar o contrato para ter certeza de que o quarto é realmente como o anunciado e para que você conheça os outros moradores. Culturas diferentes costumam entrar em conflito, mas nada que não possa ser resolvido com uma boa e prévia conversa.

Sites de acomodação no Reino Unido: 
GumTree (Reino Unido)
accommodationforstudents.com (Reino Unido, Austrália, EUA e outros)
studentpad.co.uk (Reino Unido)
spareroom.co.uk (Reino Unido)
housepals.co.uk (Reino Unido, Austrália e EUA)
houseshare.com (Reino Unido)

 

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Brasil editor

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.