Essenciais
Reino Unido: Acomodação

Perguntas e respostas: acomodação para estudantes no Reino Unido

Perguntas e respostas: acomodação para estudantes no Reino Unido
1620

 

Nós conversamos com Jayne Conboye, gerente da Secretaria de Acomodação da University of Sheffield, uma profissional com ampla experiência em gestão de acomodações universitária no Reino Unido. Ela respondeu as nossas perguntas e nos deu várias dicas sobre questões importantes que devem ser levadas em consideração antes de alugar um dormitório acadêmico ou um apartamento no exterior. Desta forma, com base no trabalho de Jayne na University of Sheffield, você tem uma visão geral do que se pode esperar das acomodações para estudantes no exterior.

 

Quais são as opções de acomodações geralmente oferecidas aos estudantes?

 

Existem vários tipos diferentes de acomodações disponíveis em três localizações diferentes no campus. Dependendo da localização, há várias opções de dormitórios, e os estudantes podem escolher o qual atende melhor as suas necessidades e preferências. Temos opção de cozinha individual para estudantes que preferem preparar suas próprias refeições, ou opção com refeições já são incluídas no preço do aluguel, permitindo que o estudante coma nos 14 refeitórios da universidade. Os estudantes também podem escolher por suítes ou quartos com banheiros compartilhados, quitinetes e quartos de luxo. Também temos casas e apartamentos para casais ou famílias.

 

Quando for se inscrever para uma acomodação, os estudantes podem escolher qual localização e qual tipo de quarto preferem. Nós sempre tentamos gerenciar estas preferências, apesar de às vezes não ser possível atender a todos. No caso da University of Sheffield, as nossas acomodações universitárias estão localizadas em três locais: Endcliffe Village, Ranmoor Village e na cidade.

 

Quais conselhos você daria aos estudantes que precisam morar distantes do campus da universidade?

 

Todas as acomodações estudantis são, normalmente, a pequenas distâncias de caminhada dos prédios acadêmicos e instalações do campus: 20 minutos de caminhada da Endcliffe Village e 25 minutos da Ranmoor Village até a área principal de estudos. Ambas as localizações possuem serviços de transporte, com ônibus disponíveis até outros locais do campus, o centro da cidade e outras regiões. Já as acomodações fora do campus estão a poucos minutos da universidade e também do centro da cidade.

 

Quanto custa o aluguel de um dormitório em um prédio residencial universitário?

 

Os preços do aluguel dependem do tipo do dormitório, da escolha pela cozinha ou a alimentação inclusa, e do tempo de duração do contrato. Todos os aluguéis incluem contas gerais e o seguro de bens, além dos benefícios de se viver em uma acomodação de excelente qualidade, segura e com serviços disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

Quais demais despesas estão inclusas no valor do aluguel?

 

Em todos os quartos, nos providenciamos cama, mesa, cadeira, guarda-roupa e carpete. Os estudantes que optarem pela opção de cozinhar por conta (self-catering) terão acesso a uma cozinha com fogão completo, geladeira e freezer, torradeira, chaleira, microondas, dispensa, mesa, cadeira, além de ferro e tábua de passar roupa, aspirador de pó e equipamento de limpeza. Já para os estudantes que optarem pelo pacote de refeições da universidade (catered) compartilharão uma cozinha com outros estudantes, para o preparo de lanches rápidos, com todos os mesmos equipamentos encontrados em uma cozinha individual. 

 

Todas as contas, incluindo de internet, estão inclusas no preço do aluguel. Os estudantes precisam providenciar: roupa de cama, toalhas, equipamentos e utensílios de cozinha, e itens pessoais.

 

Como deve ser feito o pagamento pelo dormitório?

 

A oferta de acomodação e o processo de contrato são feitos inteiramente pela internet. Os estudantes devem ler e concordar com os termos e as condições do Contrato de Residência (Residences Contract). Para assegurar o seu quarto, deve ser feito um plano de pagamento, informando todos os detalhes do cartão de débito/crédito ou do banco do qual a universidade pode cobrar o aluguel. O aluguel será pago em três prestações e as datas de pagamento são em outubro, janeiro e abril. Tudo isto será explicado aos estudantes no momento da inscrição pela acomodação, quando deverá ser realizado um depósito de £150.00, 00 (libras esterlinas), que será guardado durante toda a duração do Contrato e servirá para pagar qualquer tipo de dano causado pelo estudante à propriedade.

 

Quem eu devo procurar caso tiver qualquer problema de manutenção ou segurança no meu dormitório?

 

Os Customer Services (Serviços aos Clientes) estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana; e você pode entrar em contato pessoalmente, online, ou por telefone para informar qualquer problema de manutenção. Todas as nossas acomodações têm serviços de segurança 24 horas e um circuito fechado de câmeras, com patrulha regular na área das acomodações e arredores.

 

Eu preciso adquirir seguro dos meus bens?

 

O seguro para conteúdo pessoal já é providenciado como parte do pagamento do aluguel. Os estudantes podem considerar mudar ou aumentar o plano dependendo da necessidade de cada um.

 

Os quartos possuem telefones? Há um preço adicional para tê-los?

 

Nós não providenciamos telefones nos quartos. Além disso, aparelhos e linhas telefônicas não podem ser instalados em nossas propriedades e dormitórios acadêmicos. Internet, normalmente wi-fi, está disponível extensamente em todas as nossas acomodações.

 

 Posso cozinhar no meu dormitório?

 

Nós não permitimos cozinhar nos quartos, apenas na área da cozinha que providenciamos com as acomodações.

 

Posso receber hóspedes?

 

Nós permitimos que visitas permaneçam por pequenos períodos  de forma ocasional.

 

Qual é a política da universidade em relação às festas nas acomodações universitárias?

 

Nós temos várias salas de reunião, espaços sociais, e instalações comunais, incluindo cafés e salas de jogos, todas disponíveis aos estudantes. Eles podem reservá-las para organizar eventos sociais. No entanto, nós não permitimos festas nas acomodações universitárias.

 

É possível trocar de acomodação se eu não estiver satisfeito a minha?

 

Nós pedimos ao estudante que, ao mudar para a universidade, dê um tempo para se acostumar a morar longe de casa e a viver em um novo ambiente com novas pessoas antes de considerar trocar de quarto. Nós oferecemos a transferência de acomodação após quatro semanas da chegada do estudante. Ele poderá mudar de acomodação dependendo da disponibilidade de quartos.

 

Uma vez assinado o contrato de aluguel, ele valerá durante todo o período de locação. Quebrar o contrato inicial é permitido quando o estudante abandona ou tira licença dos estudos.

 

Há alguém para limpar as acomodações regularmente?

 

Nós providenciamos a limpeza das áreas compartilhadas, mas os estudantes devem limpar os seus próprios quartos, inclusive as suítes com banheiros individuais, e também manter a cozinha e os utensílios limpos. Todos os detalhes sobre os serviços de limpeza disponíveis serão informados no momento da mudança.

 

Como vocês distribuem os quartos? Eu posso escolher com quem eu quero morar?

 

Nós aceitamos as inscrições para acomodações até março para a chegada dos estudantes em setembro. A partir do momento em que os estudantes são admitidos na universidade, nós oferecemos as opções de acomodação. A distribuição dos quartos tem início em julho.

 

Os estudantes podem nos alertar sobre qualquer exigência específica, em adição às preferências de localização e tipo de quarto, como, por exemplo, querer dividir um dormitório com alguém do mesmo sexo. Nós sempre faremos o possível para atender a todos os pedidos durante a distribuição das acomodações.

 

Leia mais:

Moradia no exterior – Qual é a melhor opção para você?

10 razões para morar em um dormitório universitário

O que é City campus?

 

Fonte: Hotcourses Abroad

Traduzido e adaptado por Brenda Bellani

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Perguntas e respostas: acomodação para estudantes no Reino Unido

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.