Essenciais
Reino Unido: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

Cursos de pós-graduação na Inglaterra: como se inscrever?

Como é o processo seletivo de pós-graduações e especializações na Inglaterra para estudantes internacionais.

Pós-graduação na Inglaterra
7230

 

Cada universidade ou faculdade na Inglaterra tem o seu próprio método e cronograma para as inscrições em cursos de pós-graduação. Você deve começar o seu processo de inscrição o quanto antes possível para permitir-lhe ter tempo suficiente de fazer tudo com calma. A pressa é, sim, inimigo da perfeição neste caso, já que terá de fazer testes, providenciar documentos, conseguir visto de estudante, pesquisar possíveis bolsas de estudo, entre outras coisas. O primeiro passo é fazer uma lista com as suas instituições inglesas que você gostaria de se inscrever. Feito isto, é hora de entender o processo seletivo de cada uma delas.

 

A grande maioria das universidades do mundo todo desenvolveu sistemas online para receber inscrições dos estudantes, como o UKPASS (você pode checar no neste site quais universidades usam os serviços da UKPASS). Não precisar mais enviar os seus formulários pelo correio e esperar semanas por uma resposta é um grande progresso. As exigências do processo seletivo para pós-graduações na Inglaterra são bastante similares entre as instituições. Isto irá facilitar se você tem intenção de se inscrever em várias delas ao mesmo tempo.

 

(O site da UKPASS tem, inclusive, um vídeo especialmente feito para orientar estudantes internacionais que gostariam de se inscrever em cursos de pós-graduação no Reino Unido.)

 

Documentos necessários para a inscrição

 

Para fazer a inscrição online em processos seletivos de cursos de especialização na Inglaterra, você precisará providenciar e submeter alguns documentos, entre eles:

·         Currículo acadêmico: cópia certificada do seu diploma de bacharelado original. Algumas também exigem cópia do diploma de ensino médio e currículo profissional.

  • Declaração pessoal: personal statement – redação relatando claramente suas conquistas, ambições e objetivos acadêmicos. Você deve convencer a universidade de que está realmente animado para cursar a pós-graduação e que escolhê-lo é a melhor opção. Atenção: você precisa soar confiante e seguro de si, mas cuidado para não parecer pretensioso.
  • Histórico profissional (você pode escolher não fornecer essa informação clicando em “Not given”).
  • Algumas universidades pedem que comprove ter experiência prévia em pesquisa acadêmica, principalmente se você quer uma vaga em algum curso de doutorado.
  • Cartas de referência/recomendação: normalmente escritas por algum professor ou empregador com quem você tem um bom convívio e que são capazes de relatar o seu potencial e as suas qualificações (sociais, universitárias ou profissionais).
  • Entrevista: as instituições costumam realizar entrevistas pelo telefone com os candidatos às vagas em pós-graduações.

 

Você também poderá ter que responder as seguintes questões:

-Como você pretende financiar os seus estudos

-Se você tem antecedentes criminais

-Se você possui algum tipo de necessidade especial ou deficiência

-Como você soube do seu curso

-Se você está usando os serviços de uma agência para se inscrever

 

Fluência no inglês

 

Claramente, você precisará demonstrar ter fluência suficiente no inglês para cursar uma pós-graduação na Inglaterra. Afinal, você tem que estar apto a compreender o conteúdo ensinado em sala de aula e a escrever a sua tese final no idioma. Para isso, você precisará atingir, normalmente, uma nota mínima de 6.5 no teste IELTS ou o equivalente no TOEFL. As principais universidades da Inglaterra oferecem cursos de inglês para estudantes internacionais nas férias de verão ou mesmo durante o ano acadêmico, opção que pode ajudá-lo a melhorar o seu inglês acadêmico. Mesmo assim, é bastante aconselhável que você treine a sua fluência na língua antes de aterrissar na Inglaterra para não ter dificuldades durante os primeiros meses do seu curso.

 

Para certificar-se se o seu diploma acadêmico será aceito no Reino Unido, você pode checar o site do National Academic Recognition Information Centre for UK (UK NARIC), agência inglesa especializada em orientar universidades sobre a equivalência de qualificações acadêmicas internacionais. O site oferece diferentes tipos de serviços de equivalência aos estudantes internacionais, veja aqui. Você possivelmente precisará providenciar uma cópia de certos documentos traduzidos (o diploma de bacharelado, por exemplo) para o inglês por um tradutor certificado.

 

Leia mais:

Cursos de graduação na Inglaterra: como se inscrever?

Pesquise por cursos

Reino Unido
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Pós-graduação na Inglaterra

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.