Essenciais
Reino Unido: Inscrevendo-se em uma universidade

Como escrever uma apresentação pessoal para as universidades no exterior

3174

Muitas universidades pedirão a você que escreva uma apresentação pessoal como parte do processo seletivo. Com tantos candidatos lutando por um número limitado de vagas, este projeto é a chance de se diferenciar dos demais. No artigo abaixo, o editor do Hotcourses, Nooraini Indrana, te dá as dicas de como aproveitar ao máximo essa oportunidade.

Sua apresentação pessoal permite que você mostre a universidade ou faculdade porque ela deveria te aceitar em um dos seus cursos. Com excessão da entrevista, está é a melhor oportunidade de causar uma boa impressão. Por isso, é essencial que você produza um texto bem escrito e persuasivo - esse passo pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso do seu processo seletivo.

Sendo um estudante internacional, deverá explicar por exemplo, o seu motivo para querer estudar no Reino Unido. Ressalte o seu nível de inglês e descreva como estudar no Reino Unido te ajudará a atingir o sucesso no futuro.

Segue abaixo um passo-a-passo de como construir esse documento tão importante.

O que priorizar nas primeiras linhas

A apresentação pessoal deve conter mensagens positivas sobre você. É ideal que você utilize uma linguagem positiva para mostrar que é uma pessoa interessante e que tem paixão pelo curso que escolheu. As pessoas escrevem suas apresentações pessoais em vários formatos, você pode escrevê-la como um ensaio, ou dividí-la em parágrafos. Comece sempre com um bom parágrafo de introdução para atrair a atenção do leitor.

  • Não copie e cole textos de apresentações pessoais de outras pessoas. O Plágio é um sério problema acadêmico e cometer esse crime com certeza prejudicará o seu processo seletivo.
  • Não minta sobre suas habilidades e conquistas. Lembre-se de ser o mais sincero possível. Encontre um equilíbrio; você deve se promover e descrever os seus sucessos sem parecer arrogante.
  • Não inclua na sua apresentação informações irrelevantes sobre você. Lembre-se que a universidade está interessada em você como estudante; ela quer saber como a sua personalidade pode colaborar na sua vida acadêmica.
  • Não repita informações que já foram listadas no seu formulário de inscrição. Os dois documentos devem se complementar com uma mistura de conquistas e características pessoais.

O curso escolhido: Dê uma boa razão pela qual você quer fazer o curso escolhido e porque as disciplinas te interessam. Também explique o que você acha necessário para estudar esse curso e porque você é apto para ele. Se você estiver utilizando a mesma apresentação pessoal para inscrever-se em cursos diferentes, identifique temas e habilidades em comum, relevantes para suas escolhas, e desenvolva sua apresentação com isso em mente.

Habilidades e Conquistas: É uma vantagem incluir suas habilidades e conquistas em sua apresentação, já que elas mostram o quanto você está envolvido em atividades acadêmicas e não-acadêmicas. Tente conectar suas habilidades com as requeridas pelo curso que você planeja estudar.

Vale a pena pontuar se estiver planejando fazer um curso de inglês antes de ingressar na faculdade para aperfeiçoar o seu domínio da língua.

Hobbies: Podem ser esportes, línguas que você fala e instrumentos musicais que você toca, entre outros. Pense como seus hobbies e interesses pessoais podem estar relacionados com o curso escolhido ou com as habilidades necessárias para conquistar o diploma.

Experiência Profissional : Inclua qualquer experiência profissional que julgue relevante para o curso que você está se candidatando. Tente relacionar as habilidades adquiridas em seus trabalhos pagos ou voluntários com as qualidades requeridas na inscrição.

Planos futuros: Mostre à universidade que você está motivado e como utilizará o conhecimento e experiência adquiridos durante o curso para atingir o sucesso depois que terminar a universidade.

...e mais uma última coisa

Assim que tiver escrito seu primeiro rascunho, cheque qualquer erro de gramática, ortografia ou pontuação. Releia o que escreveu para ter certeza de que o texto está claro e conciso. Uma apresentação pessoal com erros passará uma impressão negativa para a universidade. Peça para seus professores, amigos ou familiares darem uma olhada para se certificar que o seu texto está compreensível.

A apresentação pessoal não é só uma oportunidade de se apresentar para a universidade, é também uma chance de clarear a sua mente em relação às suas ambições e como você pretende atingí-las. A coisa mais importante é ser sincero e honesto – se você realmente deseja estudar o curso em questão, isso ficará claro na sua apresentação.

Boa sorte!

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.