Essenciais
Reino Unido: Inscrevendo-se em uma universidade

O ensino superior no Reino Unido

Como são as instituições, os diplomas e a cultura universitária do ensino superior no Reino Unido

O ensino superior do Reino Unido
4518

Berço da língua inglesa, do críquete e de algumas das melhores universidades do mundo, o Reino Unido é o destino de estudo de centenas de milhares de estudantes internacionais todos os anos. Com a enorme variedade de instituições, qualificações e áreas de estudo disponíveis no país, encontrar a opção certa para você pode parecer uma missão impossível. Mas não se preocupe! A seguir, nós simplificamos o sistema de ensino superior britânico para ajudá-lo a planejar os seus estudos.

 

TIPOS DE INSTITUIÇÃO

 

As instituições de ensino superior do Reino Unido são divididas em duas categorias: as que outorgam diplomas acadêmicos ("instituições reconhecidas" chamadas de universidades e faculdades) e as outorgam diplomas não-acadêmicos e preparatórios ("instituições listadas"). Os estudantes devem sempre confirmar a natureza exata e as informações de seus cursos diretamente com a instituição.

 

Recognised bodies: universidades e faculdades

Há mais de 160 universidades e faculdades por todo o Reino Unido, que oferecem cursos de graduação e pós-graduação em todas as áreas de estudo. Os "recognised bodies" são as instituições permitidas a outorgar bacharelados, mestrados e doutorados aos estudantes, e outros diplomas acadêmicos selecionados dependendo da natureza da instituição.

 

Clique aqui para ver a lista oficial de instituições reconhecidas do Reino Unido.

 

Listed bodies: outras instituições

Apesar destas instituições não serem permitidas a outorgar diplomas acadêmicos (degrees), elas oferecem inúmeros cursos vocacionais e preparatórios, que servem para, principalmente, três propósitos: preparar os estudantes para uma carreira, prepará-los para a admissão em uma universidade ou ajudá-los a desenvolver habilidades técnicas específicas.

 

Clique aqui para ver a lista oficial de instituições listadas do Reino Unido.

 

GRADUAÇÕES

 

No Reino Unido, existem diferentes qualificações oferecidas no nível de graduações: bacharelados, Foudation Degree, Diploma of Higher Education (DipHE), Certificate of Higher Education e Higher National Diploma (HND).

 

Os bacharelados (Bachelors degrees) costumam levar três anos para serem concluídos em período integral. Os estudantes, normalmente, completam um programa em uma área geral e depois escolhem uma especialização dentro da área já cursada para focar os estudos. Esta área mais específica é chamada de major. Por exemplo: você pode optar por um Bacharelado de Artes (área geral) em Letras (área específica, a major) ou então um Bacharelado de Ciências em Anatomia. Os bacharelados britânicos são classificados como "comuns" (Ordinary) ou "com Honras" (Honours) dependendo do nível do desempenho acadêmico do estudante. Normalmente, um diploma acadêmico Honours é um bacharelado com um maior grau de dificuldade acadêmica, porém, cursado durante o mesmo período de um bacharelado comum (o que significa que o estudante "de honras" tem uma rotina acadêmica mais atarefada para conseguir concluir o curso em três anos). Na Escócia, um diploma Honours dura quatro anos integrais, ao invés de três, como o Ordinary.

 

Um diploma de Foundation combina uma grade curricular acadêmica com aprendizados práticos e profissionalizantes. Pode ser cursado como um programa independente de estudos ou como parte de um curso preparatório (Bridge Programme, em português, "Programa de Ponte" ou "Programa de Conexão") para a admissão no último ano de uma graduação de honras.

 

Já os cursos de Diploma of Higher Education (Diploma de Ensino Superior) e Higher National Diploma (Diploma Superior Nacional) podem ser usados como um preparatório para a admissão no terceiro ano de uma graduação. O DipHE pode ser acadêmico, mas é tipicamente relacionado a uma carreira específica, como enfermagem e trabalho social; enquanto o HND oferece estudos em áreas mais gerais.

 

Um Certificate of Higher Education é a qualificação britânica mais básica neste nível de estudo. Os estudantes podem usar este certificado para ser admitido em uma universidade, em um Foundation, em um DipHE ou no primeiro ano de uma graduação Honours.

 

PÓS-GRADUAÇÕES

 

Também há uma grande variedade de pós-graduações oferecidas por todo o país: mestrados, doutorados, diplomas de pós-graduação, qualificações profissionalizantes e vocacionais, e inúmeros "cursos de conversão". Os estudos de pós-graduação são mais intensivos e focados em uma área bem mais específica que a estudada na graduação.

 

Os mestrados (Masters degrees) no Reino Unido duram um ano e têm dois formatos: o taught degree, com uma grade curricular de aulas e um projeto de pesquisa, e o research degree, apenas de pesquisa e dissertação. Os doutorados, normalmente, levam sete anos para serem cursados. Um PhD é a mais alta qualificação acadêmica oferecida por instituições britânicas.

 

Os certificados e diplomas de pós-graduação podem servir como qualificações preparatórias para mestrados ou simplesmente para adquirir habilidades e conhecimentos mais aprofundados na área da graduação. Também podem ter uma natureza mais vocacional e se diferenciarem em duração e área de estudo de acordo com a instituição. Os cursos profissionalizantes e vocacionais são projetados especialmente para melhorar as habilidades práticas necessárias para trabalhos específicos.

 

Os cursos de conversão (conversion courses) são programas de estudo vocacionais que proporcionam a "conversão" de uma carreira profissional para outra, ideal para estudantes interessados em mudar de profissão ou de área de estudo.

 

CULTURA ACADÊMICA

 

A cultura acadêmica no Reino Unido valoriza a iniciativa e espera que os estudantes sigam a grade curricular e gerenciem o progresso acadêmico de forma independente. Normalmente, as aulas envolvem teorias, tutoriais e seminários. As discussões em aulas de tutoriais servem para que os estudantes compartilhem suas opiniões, mesmo que contradigam a do professor, e demonstram o envolvimento do estudante no conteúdo da disciplina. O que é estudado em sala de aula é debatido nos tutoriais, onde os estudantes são incentivados a formular suas ideias com base na compreensão dos conceitos aprendidos. Os professores estipulam leituras semanais para que os estudantes se preparem para as discussões em sala de aula. Estas tarefas não costumam valer nota.

 

A avaliação dos estudantes é feita com base em outras tarefas, como redações e projetos de pesquisa. As provas são comuns e pesam bastante na nota final do estudante na disciplina. Alguns cursos, inclusive, têm provas que valem 100% da média final.

 

A maioria das universidades possui sistemas de intranet ou um "portal de estudos". Com um log in e uma senha, o estudante pode usá-lo para fazer suas tarefas e exercícios e fazer download de materiais e recursos para as aulas, renovar a matrícula, gerenciar a grade curricular e acessar suas notas, tudo de forma online.

 

Em algumas instituições, os professores costumam gravar aulas, seminários e tutoriais e disponibilizá-los no portal para que os estudantes usem-nos como uma ferramenta de revisão e estudo. É uma forma também de tornar o conteúdo da aula mais acessível para aqueles que, por qualquer razão, não puderam ir à aula.

 

MÉDIAS E CLASSIFICAÇÕES

 

As instituições britânicas têm uma forma muito específica de classificar os diplomas de honras outorgados de acordo com o desempenho do estudante durante o curso e suas médias gerais.

 

Graduações

  • 100%+ First-class (1st)
  • 60-69.99% Upper second-class (2:1)
  • 50-59.99% Lower second-class (2:2)
  • 40-49.99% Third-class (3rd)
  • 0-39.99% - Fail (Reprovado)

 

Confirme sempre a classificação usada por sua instituição britânica. A maioria dos estudantes recebe um bacharelado 2:1.

 

Pós-Graduações

  • 70% + Distinction  (Distinção)
  • 60-69% Merit (Mérito)
  • 40-59% Pass (Aprovado)
  • 0-39% Fail (Reprovado)

 

Leia mais:

O que é um Honour Degree?

O que é PhD?

O que é major e minor?

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

O ensino superior do Reino Unido

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...