Essenciais
Reino Unido: Inscrevendo-se em uma universidade

Oxbridge - Oxford e Cambridge

1190

As Universidades de Oxford e Cambridge são tão influentes que até deram origem a um termo único: 'Oxbridge'. Fundadas há mais de 800 anos atrás, as academias permanecem na vanguarda do ensino superior no Reino Unido. Estudantes internacionais as conhecem bem e estão cientes de que têm alimentado algumas das maiores mentes do mundo. Se você está interessado em aplicar, você precisa se preparar para uma concorrência intensa.

Atraindo os alunos mais brilhantes de todo o mundo, a competição para conseguir uma vaga em 'Oxbridge' é feroz, mas os alunos não devem se deixar levar por reputação ou ideia pré-concebida das escolas públicas. Todos os candidatos a 'Oxbridge' terão que apresentar as melhores notas. Sendo assim, os candidatos com potencial devem ser incentivados a desenvolver suas habilidades extra-curriculares para ter um diferencial que irá definir o sucesso de sua inscrição.

A maioria dos alunos de pós-graduação de Oxford (63%) vêm de fora do Reino Unido e mais de 1 em cada 10 alunos de graduação vêm do exterior. Um percentual um pouco menor do corpo discente em Cambridge, onde apenas 10% vem de fora do Reino Unido.



Inscrição para Oxford e Cambridge



As candidaturas devem ser feitas com pelo menos três meses de antecedência, e, com poucas exceções (por exemplo, os estudiosos do órgão), são mutuamente exclusivos para os primeiros cursos de graduação. Isso significa que, em cada ano, os candidatos só podem aplicar para Oxford ou Cambridge, mas não para ambas.

Cambridge realiza as suas admissões e entrevistas no Canadá, Malásia, Singapura, Hong Kong, República Popular da China e Índia para os candidatos que não podem viajar para Cambridge. Além da inscrição da UCAS, você terá que apresentar um Formulário de Candidatura Cambridge Overseas. Consulte as informações de inscrição específicas de cada país no site da Universidade de Cambridge para obter mais detalhes.



Os requerentes de Oxford terão que preencher um formulário da UCAS, fazer alguns testes ou, ocasionalmente, apresentar trabalho escrito específico para o tema escolhido. Se não for possível você ir para a entrevista pessoalmente, eles organizam uma conferência de vídeo, telefone ou Skype - embora isso não seja garantido.



A entrevista


Cada candidato a quem uma vaga é oferecida na Oxbridge será solicitado para comparecer a uma entrevista. Ela é normalmente conduzida por um tutor e será utilizada para verificar se o curso é bem adequado para os interesses e aptidões do recorrente, e para procurar evidências de auto-motivação, pensamento independente, potencial acadêmico e capacidade de aprender através do tutorial do sistema.
Histórias assustadoras sobre questões impossíveis são abundantes, mas com alguma prática e preparação, a entrevista é uma oportunidade para os alunos demonstrarem seus potenciais e não como algo a ser temido. As perguntas não são projetadas para eliminar ou constranger os candidatos, mas para identificar o potencial intelectual e avaliar como os candidatos pensam e respondem sobre um material diferente. Para ajudá-los a se preparar, os alunos devem simular entrevistas e responder perguntas baseadas nos assuntos que fazem parte dos seus respectivos estudos. Clique aqui para ler algumas das questões mais temidas e outros exemplos de questões que podem ser feitas durante sua entrevista para a Universidade de Oxford.

Testes de admissão


Provas constituem uma parte vital para seleção dos alunos que intendem entrar para Oxbridge e outras universidades. Os exames testam o conhecimento em várias disciplinas incluindo o BMAT para as ciências da medicina e veterinária, o ELAT para a literatura inglesa, e o LNAT para direito. Novamente, a melhor maneira para os estudantes se prepararem para estes testes é praticando. Para maiores informações sobre os testes, visite os sites das Universidades de Oxford e Cambridge.

As exigências para o ingresso nessas universidades variam de acordo com os estudantes internacionais, por isso é sempre uma boa ideia ler com atenção as páginas dos sites de cada uma das universidades para garantir que você fique por dentro de tudo o que é requerido para a sua candidatura. Se você não atingir as notas necessárias de entrada nessas universidades, não se desespere. Estudar na Oxbridge pode ser um passaporte para o reino da elite acadêmica, mas certamente existem inúmeras outras opções de universidades igualmente satisfatórias e desafiadoras por todo do Reino Unido. 

Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela Universidade de Oxford clique aqui. Se você tem maior interesse na Universidade de Cambridge, clique aqui para saber mais sobre seus cursos. 

 

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.