Essenciais
Reino Unido: Antes de partir

Qual é o custo de vida em Londres?

11117

 

Imagine que você vai estudar na Inglaterra. Você acorda e precisa tomar o café da manhã reforçado antes das aulas matinais. Dependendo de onde morar, precisa pegar o ônibus ou o metrô até a universidade. E depois de um dia de estudos, vai querer sair com os amigos para se distrair, certo? Um cinema, um museu, um restaurante ou uma balada. A pergunta é: quanto você vai gastar durante este dia? Ou durante a semana toda? Ou no ano? Qual é o custo de vida na Inglaterra?

 

Fica difícil dizer com precisão porque os valores mudam de acordo com a região, a época do ano e as suas escolhas. Então, iremos focar na capital londrina e nos gastos principais rotineiros de um estudante internacional com alimentação, transporte, moradia e lazer.

 

Alimentação

 

Uma boa maneira de economizar e ainda manter uma alimentação balanceada é preparando as suas próprias refeições. Faça compras semanalmente em um supermercado de grande porte (nos mercados pequenos os preços dos produtos são sempre mais elevados). Desta forma, você aproveita boas ofertas, pois elas trocam toda semana e ainda tem produtos sempre frescos.

 

Se você dividir a moradia com alguém, ou seja, tiver roommate/flatmate, poderá fazer as compras juntos e se revezarem na cozinha. Assim, você não terá o compromisso de cozinhar todos os dias.  

 

Se estiver pela rua e quiser um lanche rápido, os supermercados na Inglaterra oferecem muitas opções baratas ready to go, como sanduíches, sucos, frutas picadinhas, saladas, etc. Em muitos deles você irá encontrar o “meal deal”, ou seja, uma refeição completa: sanduíche ou salada + suco + fruta ou batatinha ou chocolate. Dica: é mais barato comprar o meal deal do que pagar por cada item separadamente, e isto custa em média três libras (aproximadamente dez reais).

 

Na Inglaterra os estabelecimentos como cafeterias e lanchonetes mostram dois preços: stay in (consumir dentro do próprio estabelecimento) ou take away (levar a compra com você e consumir fora). A opção take away é mais barata, porém o preço extra muitas vezes vale a pena para você sentar, comer tranquilamente e dar uma descansada.

 

Sem dúvidas, você consegue fazer uma refeição simples fora de casa gastando entre £3 e £10 libras. Londres oferece opções caras e baratas, o quanto você vai gastar vai depender totalmente das suas escolhas.

 

O importante é não ficar limitado somente ao que é servido nas cantinas e refeitórios universitários caso você esteja morando em um campus universitário.

 

Transporte

 

A boa notícia é o direito de 30% de desconto que os estudantes recebem no transporte público de Londres. Se você tiver mais de 18 anos e for estudante, poderá solicitar pelo site Transport for London a carteirinha 18+ Student Oyster. É só clicar em Apply online (fazer a inscrição online) e preencher os dados.  

 

Transporte ilimitado nas regiões centrais (zonas 1 e 2) custa £30,40 por semana (aproximadamente cem reais). Para maiores informações sobre custos de transporte público em Londres clique aqui.

 

Moradia

 

Esta é uma necessidade básica que custa caro em Londres. A sua despesa com moradia dependerá muito do tipo de acomodação que você optar e principalmente da localização. Somente para que você possa colocar em seu orçamento e tenha uma ideia de preço, conte com £600 libras mensais com contas como eletricidade, água e gás inclusos. Este valor poderá variar para menos ou para mais.

 

Existem muitas opções de moradia de estudante, veja quais são elas aqui e decida qual tem mais o seu estilo de vida.

 

Dica: não se iniba, é muito comum em Londres “house share” e até mesmo “room share”.

 

Lazer e entretenimento

 

Não se esqueça de tirar a sua carteirinha de estudante internacional para obter descontos em cinemas, atrações turísticas, teatros e até mesmo em lojas.

 

Londres proporciona muitos museus, festivais e exposições com entrada gratuita. Os parques são lindos, principalmente no verão e primavera e também é um programa free!

 

Alguns exemplos de preços de entretenimento em Londres:

- ticket de cinema custa em media £10 libras. Preço varia de acordo com os horários e se você tiver celular da operadora Orange às quartas-feiras você paga 2 ingressos pelo preço de 1.

- um copo de chopp (568ml) – varia entre £3 e £4.

- tickets de shows musicais variam muito, entre £15 e £150.

- tickets de teatros. Também variam muito, de £10 a £85.

 

Outros gastos

 

Curiosidade: você sabia que na Inglaterra você precisa pagar uma licença anual para assistir TV mesmo em canais abertos? E não é diferente para os estudantes internacionais, se quiser ter uma TV no Reino Unido, terá de pagar em média £145.50 (o valor muda a cada ano). Entenda sobre esta licença aqui.

 

Todos os valores citados acima são somente para que você tenha referências e estão sujeitos a mudanças.

Londres é uma cidade cosmopolita maravilhosa e te proporcionará inúmeras experiências inesquecíveis. Não perca mais tempo, encontre o seu curso na Inglaterra aqui !

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Senior Digital Marketing Executive

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.