Essenciais
Reino Unido: Antes de partir - Leitura recomendada

Como escrever uma tese de Mestrado?

1594

A parte mais desafiadora de uma pós-graduação é a tese que vem ao final do curso. Essa é a hora que você tem a chance de não só aprender sobre algo novo, mas também de contribuir para a pesquisa científica no seu campo de atuação. A estudante e editora do Hotcourses, Alejandra, acabou de terminar sua tese e tem alguns conselhos de como passar por essa etapa da melhor forma possível.

De acordo com o regulamento da Universidade de Londres para textos acadêmicos, uma tese deve “formar uma contribuição distinta para o conhecimento de determinada área e oferecer evidências de originalidade mostradas pela descoberta de novos fatos e/ou pelo exercício do poder crítico independente.”

Com isso em mente, você deve assegurar que a sua tese apresente todas as habilidades que você adquiriu durante o seu curso, tratando o projeto como um exercício profissional. Entretanto, essa também é uma jornada muito pessoal e subjetiva, onde a perseverança e a paixão são os dois atributos chave para o sucesso.

No início de um projeto tão importante e desafiador, muitas vezes você pode se sentir perdido, sem saber para onde correr.  Aqui vão algumas dicas de como começar:

  • Escolhendo o tema: Tente identificar uma lacuna na sua área de atuação que ainda não tenha sido preenchida em detalhes anteriormente. Os examinadores não estão interessados em ler uma tese que simplesmente repete informações já estabelecidas, eles estão procurando alguém que possa ajudar a empurrar a disciplina para frente. Analise as disciplinas que você achou mais interessantes e excitantes nos seus estudos anteriores. Comece o mais rápido possível escolhendo um título e fazendo um rascunho de um argumento para saber o que você está tentando dizer – é fácil se perder na pesquisa se você não tiver um argumento coerente em mente antes de começar a escrever. Você pode fazer modificações mais tarde, mas precisa começar de algum lugar. Aproveitamento de tempo será a palavra-chave para todo o processo.
  • Pesquisa: Depois de definir sua área de interesse, passe um tempo na biblioteca da universidade procurando por livros e artigos que poderão ajudá-lo a defender um argumento com evidências acadêmicas. Seu projeto deve ser original, mas deve levar em consideração bibliografia prévia e se referir à ela no seu trabalho. A Biblioteca Britânica em Londres oferece uma grande variedade de recursos que você pode utilizar, além de recursos online como o JSTOR, o BIDS e o Google Scholar.
  • Argumento e Metodologia: Com um projeto grande como esse, organização é essencial. Seu argumento deve seguir um fluxo natural e os recursos devem ser utilizados efetivamente. Deixe seus objetivos claros para o examinador na introdução do seu trabalho. Lembre-se também de ter uma aproximação crítica não só com a literatura referência, mas também com o seu próprio trabalho. Não seja tão genérico, foque-se exaustivamente em uma área ao invés de dar uma visão geral de um problema maior.
  • Bibliografia: Comece a fichar a sua bibliografia desde o primeiro momento de pesquisa. Tome notas de detalhes bibliográficos completos de qualquer livro ou artigo que você consultar, já que precisará deles mais tarde: autor, título, editora, data da publicação, número das páginas consultadas. Isso fará com que você economize muito tempo e esforço posteriormente, quando estiver fazendo referência a eles ou buscando novamente uma informação. Os estilos de citação de referência mais utilizados são o de Harvard e o Guia de Estilo de Chicago. Cheque com seus orientadores para ter certeza de que você está utilizando seus estilos preferidos. Seja cuidadoso com suas referências já que uma inserção incorreta ou mal utilizada pode provocar uma acusação de plágio.
  • Apresentação e Layout: Para o seu examinador, a preparação do seu projeto é uma evidência das suas capacidades. Preste atenção nas margens, espaçamento, erros de ortografia, fontes, cabeçalhos, apresentação de tabelas etc. Isto parece uma dica óbvia, mas você perceberá que durante seu processo de digitação, o seu texto será modificado inúmeras vezes, assim como as fontes e espaços também serão alterados. Mantenha a atenção nas citações, já que elas requerem um tratamento especial.

Sempre busque auxílio do seu orientador se você estiver com alguma dificuldade – eles podem ser pessoas muito ocupadas, mas suas experiências com certeza vão te ajudar muito.

Para maiores informações sobre erros comuns, clique aqui.

Se você quiser saber mais sobre opiniões de pós-graduandos, visite os fórums: The GradCafe e PostGraduate

 

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Aspiring journalist and Cambridge University graduate, Londoner 'by adoption'. Tweeting for @hotcourses_Abrd

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.