Essenciais
Reino Unido: Perspectivas profissionais

Os cursos com as melhores perspectivas profissionais na Inglaterra

Lista do Telegraph traz as áreas de estudo com as melhores perspectivas profissionais para estudantes graduados na Inglaterra

Os melhores cursos para se conseguir um emprego
2087

O site inglês The Telegraph listou as 12 áreas de estudo universitárias que proporcionam as melhores perspectivas de conquistar uma vaga profissional aos estudantes recém-graduados no Reino Unido. A lista teve como base os dados da página University Course Finder, do próprio Telegraph, e da agência Higher Education Statistics Agency (HESA).

12. Negócios e estudos administrativos

85% dos estudantes formados em cursos destas áreas conseguem construir uma carreira após a universidade – um número impressionante se considerado o fato de que estes são, de longe, os cursos com o maior número de estudantes. Mesmo assim, 19.800 dos graduados conseguiram um emprego em 2013 ou uma vaga em um curso de pós-graduação em até seis meses após conclusão do curso.

11. Arquitetura, construção e planejamento

85,2% dos estudantes que se graduaram nestas áreas conseguiram uma vaga profissional ou resolveram continuar os estudos acadêmicos em até seis meses após a graduação.

10. Estudos históricos e filosóficos

Talvez estas áreas sejam a surpresa desta lista; mas 85,4% dos formandos de história e filosofia conseguiram empregos nos meses que se sucederam a graduação universitária. No entanto, a porcentagem do ano anterior era de 90% - uma era de ouro para os historiadores na Inglaterra.

9. Engenharia

Especialistas do mundo inteiro têm feito previsões favoráveis em relação ao crescimento de empregos nas áreas de “STEM” (Science, Technology, Engineering and Math; Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) – as quatro áreas de estudo contempladas pelo programa brasileiro Ciência sem Fronteiras. E, até agora, os especialistas parecem ter acertado! Na Inglaterra, os estudantes formados em engenharia tiveram um bom desempenho no mercado de trabalho em 2013: 85,4% conseguiram um emprego após a graduação.

8. Línguas

Quem se gradua com um diploma em uma língua estrangeira na Inglaterra também tem boas chances profissionais pela frente: 86% conseguem um emprego em até seis meses.

7. Ciências matemáticas

Os números não mentem: os matemáticos estão em alta. 86,5% dos estudantes graduados em matemática conseguiram um emprego dentro de seis meses depois da universidade.

6. Ciências biológicas

87,1% dos graduados em ciências biológicas conquistaram uma vaga no mercado de trabalho após a graduação – com destaque para a área de biotecnologia, em expansão na Inglaterra.

5. Direito

Se há uma área de estudo que quase sempre significou garantia de um emprego bem remunerado na Inglaterra... Essa área é o direito! E ela continua em alta: em 2013, 88,6% dos graduados conseguiram uma vaga profissional – mas vale a ressalva de que quase metade deles resolveu continuar os estudos acadêmicos.

4. Áreas aliadas à medicina

Esta ampla categoria abrange cursos de ciência médicas, neurologia e muitos outros. Dentro deste leque de áreas de estudo, a marca impressionante de 91,8% de graduados empregados ou admitidos em pós-graduações foi atingida no ano passado.

3. Ciência veterinária

Tratada separadamente da medicina e odontologia pela lista da HESA, os dados da área de ciência veterinária são promissores: 91,9%. Na verdade, em termos de empregabilidade (sem contar os graduados que conseguiram admissão em cursos de pós-graduação), a área está em segundo lugar, com 85% empregados na Inglaterra e 3% no exterior.

2. Educação

As estatísticas demonstram o quanto a Inglaterra ainda precisa de professores – 92,6% dos estudantes recém-graduados em áreas relacionadas à educação conseguiram um trabalho. Dentro deste número, 15% conquistaram uma vaga em uma escola de pós-graduação e apenas um por cento foi trabalhar no exterior.

1. Medicina e odontologia

Previsivelmente na primeira posição, os graduados da área de medicina e odontologia têm as melhores chances no mercado de trabalho após a graduação: uma imponente porcentagem de 99,4% entre 7.095 profissionais conseguiram uma vaga em até seis meses depois de formados! Entre eles, 92% conquistaram uma vaga no Reino Unido e apenas 15 graduados que responderam a pesquisa estavam no exterior (o mesmo número exato dos que afirmaram estar desempregados).

Leia mais:

Trabalhar no Reino Unido após os estudos acadêmicos

As áreas de estudo com os melhores salários iniciais na Inglaterra

Pesquise por cursos

Reino Unido
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Os melhores cursos para se conseguir um emprego

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...