Essenciais
Reino Unido: Perspectivas profissionais

Pesquisa no Reino Unido indica que empresas querem contratar mais mulheres

Reino Unido: Estudantes do sexo feminino são menos propensas a se candidatar a altos cargos, mas mais prováveis de conseguir a vaga

Pesquisa no Reino Unido indica que empresas querem contratar mais mulheres
403

Uma pesquisa realizada pela Association of Graduate Recruiters (AGR) no Reino Unido apontou que as estudantes do sexo feminino são menos propensas a se candidatar a altos cargos após a graduação, mas mais propensas a conseguir a vaga se elas se candidatassem.

 

A pesquisa com alguns dos principais empregadores de jovens recém formados descobriu que, apesar de 54% dos estudantes serem mulheres, elas representam apenas 47% de todos os candidatos dos esquemas de recrutamento. Mesmo assim, 49% das vagas são oferecidas a mulheres, segundo as respostas de 170 empresas britânicas.

 

Melhorar a diversidade de gêneros nos programas de recrutamentos de recém graduados é um dos principais desafios atuais destas empresas. No entanto, de acordo com a pesquisa, quando as mulheres se candidatam, as chances de conseguirem a vaga são maiores. Mesmo em áreas predominadas pelo sexo masculino, como engenharia e tecnologia da informação, homens e mulheres têm chances proporcionais de serem contratados.

 

Por exemplo: as mulheres representam 17% dos estudantes graduados em TI e 15% em engenharia no Reino Unido, mas conseguem 27% e 25% das vagas, respectivamente, em esquemas de recrutamento nestas áreas, segundo a pesquisa da AGR. Isto significa que os homens representam 83% e 85% do corpo discente de TI e engenharia, no entanto, 73% e 75% deles conseguem empregos após a graduação.

 

Em direito, a situação é contrária. Sessenta e três por cento dos estudantes graduados são mulheres, mas apenas 58% conseguem as vagas nas seleções de recrutamento. De acordo com a pesquisa, os empregadores estão se esforçando para aumentar o número de mulheres contratadas por eles. Três quartos das empresas que responderam a pesquisa já possuem estratégias de diversificação, e a maioria delas diz que corrigir o desequilíbrio de gênero é uma de suas prioridades atuais.

 

A Association of Graduate Recruiters (Associação de Recrutadores de Graduandos) é um órgão profissional independente e sem fins lucrativos representante de mais de 750 organizações que recrutam recém graduados e os ajudam a se desenvolver profissionalmente.

 

Graduate Jobs

 

Os graduate jobs, no exterior, se referem aos empregos e caminhos profissionais que exigem um diploma acadêmico dos candidatos. Existem as grandes empresas e empregadores com um fluxo constante de novos talentos que costumam oferecer graduate jobs para estudantes recém formados, normalmente com a intenção de desenvolvê-los e treiná-los para assumir posições de gerência no futuro. O processo de recrutamento é chamado de graduate scheme ou graduate training. São como os trainees e os programas de aprendizes oferecidos por grandes empresas brasileiras.

 

(Com informações da BBC.)

 

Leia mais:

Como usar o seu network para encontrar um emprego

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

Pesquisa no Reino Unido indica que empresas querem contratar mais mulheres

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...