Essenciais
Reino Unido: Perspectivas profissionais

Trabalhar no Reino Unido após os estudos acadêmicos

CONHEÇA AS REGRAS E OS VISTOS PARA TRABALHAR NO REINO UNIDO APÓS OS ESTUDOS

Trabalhar no Reino Unido após os estudos acadêmicos
1418

As leis de imigração no Reino Unido são bastante rígidas. É preciso seguir o protocolo e atender aos requisitos para poder permanecer legalmente no país e não colocar o seu visto – e, consequentemente, seus estudos – em risco. Com as medidas certas, existem algumas opções para estender a sua estadia após o término do seu curso no país. Infelizmente, estudantes não-europeus precisam de um visto para estudar e trabalhar no UK (estudantes vindos da Europa não precisam). Se a sua intenção é dar início à sua carreira no país, então leia o nosso guia a seguir.

ESTUDANTES NÃO-EUROPEUS

Estudantes não-nativos da Europa precisam trocar o visto de estudante por um de trabalho se tiverem intenção de permanecer no país para trabalhar após os estudos. Existem diferentes tipos de visto divididos em duas categorias: Tier 1 e Tier 2. Tudo irá depender se você já tiver recebido uma oferta de trabalho no Reino Unido ou não, ou então se você tiver habilidades específicas ou requisitos para investimento.

Tier 1

Esta categoria de visto substituiu o antigo visto Tier 1 (Post-Study) e é dividido em uma série de sub-categorias aplicadas a estudantes já graduados com um determinado conjunto de habilidades e planos de investimento. Se você for um empreendedor, investidor ou gerenciador promissor que possa ser classificado como parte do conjunto "Talento Excepcional", você pode se inscrever no visto Tier 1 para permanecer no UK e trabalhar.

Tier 1 (Graduate Entrepreneur)

Estudantes graduados que apresentarem excelentes competências empreendedoras podem ser indicados pela própria universidade para o visto Graduate Entrepreneur. A seleção é extremamente competitiva: apenas mil vistos são concedidos por ano, 20 por instituição. Em cada universidade, dez são para estudantes ou pesquisadores em pós-graduações, outros dez são para estudantes de MBA. Sendo assim, você deve estar interessado em continuar os seus estudos no país, além de trabalhar.

Você só pode se inscrever para o Graduate Entrepreneur se:

  • Você for graduado e tiver uma ideia genuína e credível para um negócio que já tenha sido reconhecida oficialmente (pela sua universidade ou pelo UK Trade and Investiment);
  • Você for de algum país além da Área Econômica Europeia e da Suíça;
  • Atender aos critérios de qualificação.

Com este visto, você pode permanecer no Reino Unido por até um ano após a sua graduação para desenvolver a sua ideia. Você precisará de:

  • Uma carta de reconhecimento de sua universidade ( que deve ser autorizada) ou do UK Trade and Investiment (UKTI) emitida nos últimos três meses.
  • Comprovar ter £ 945 em uma poupança, se você estiver se inscrevendo do Reino Unido, ou £1.890 se estiver no exterior. Este valor deve estar em uma conta no seu nome por pelos menos 90 dias antes de sua inscrição.
  • Um bacharelado, mestrado ou doutorado reconhecido pelo Reino Unido e outorgado antes da data de emissão da carta de endosso.
  • Atender aos critérios de proficiência em inglês.
  • Permissão de seu responsável financeiro para permanecer no país se você receber ajuda ou bolsa de estudo do governo ou agência internacional, além de realizar o pagamento das taxas do curso e do custo de vida equivalentes a 12 meses.

A inscrição no Graduate Entrepreneur é feita de forma online pelo site do governo britânico. Antes de dar início, tenha sua carta de reconhecimento, outros documentos de suporte preparados (e traduzidos) para serem enviados/comprovados. Você também precisará tirar as suas digitais e uma fotografia em um centro de inscrição para o visto.

Saiba mais sobre o visto no site Immigration UK.

Tier 1 (Entrepreneur)

O visto Empreendedor é para estudantes graduados interessados em começar um negócio no Reino Unido e que tiverem acesso a, pelo menos, £ 50.000 em fundos para investimentos. A quantia certa necessária dependerá de suas circunstâncias específicas: por exemplo, se você for estudante internacional e estiver trocando de visto, ou se os seus fundos tiverem sido concedidos por uma fonte externa aprovada.

Verifique os requerimentos específicos na seção do visto do site Gov.UK.

O Tier 1 (Entrepreneur) permite a permanência de três anos e quatro meses no Reino Unido. O candidato precisa atingir uma pontuação de 95 para conseguir obter o visto. Visite a calculadora de pontuação do governo. A inscrição é feita de forma online, inclusive o envio de informações e documentos obrigatórios. Há uma taxa de inscrição. Você também precisará tirar as suas digitais e uma fotografia em um centro de visto aprovado.

Tier 1 (Exceptional Talent)

Apenas 500 exemplares do visto Talento Excepcional são concedidos entre 6 de abril e 1º de outubro anualmente. Para se qualificar, você deve ser considerado um "imigrante excepcionalmente talentoso" em uma das áreas de ciência, artes, engenharia, medicina, tecnologia digital ou humanas, e ser reconhecido pela sua universidade ou por outro órgão autorizado. Você terá que pagar dois conjuntos de taxas em diferentes estágios do processo de inscrição, na maioria dos casos £ 437 cada uma.

Com este visto, você pode permanecer no país por até três anos e quatro meses, se você se inscrever para o visto enquanto estiver no Reino Unido, ou três anos, se você estiver trocando o seu visto atual pelo Exceptional Talent. A qualificação e os critérios são bastante rígidos. Você precisa:

  • Ser reconhecido como um líder emergente ou um líder internacional na sua área de ciência, humanas, engenharia, medicina, tecnologia digital e artes. Apenas cinco órgãos nacionais podem comprovar o seu endossamento: Artes Council England,British Academy, Royal Academy of Engineering, Royal Society e Tech City UK.
  • Ser de algum país fora da Área Econômica Europeia e da Suíça.

Para conseguir ser reconhecido, é necessário fazer o download e preencher o formulário de inscrição, e também um formulário adicional para a sua área específica. Você precisará enviar ambos preenchidos à UK Visa and Immigration Office. A resposta deve ser anunciada em até seis semanas. Após o recebimento do endosso, a sua inscrição para o visto deve ser feito de forma online pelo site Gov.UK.

Ainda há o visto Tier 1 (Investors) para quem estiver interessado em investir £ 1 milhão no país. Saiba mais sobre ele aqui.

Tier 2 (GENERAL)

Este é o visto geral Tier 2 – o mais comum entre estudantes internacionais. Há ainda outras subcategorias do Tier 2, mas são menos recorrentes: se você receber um emprego religioso em uma comunidade de fé como padre ou se você for um profissional do esporte.

Para se qualificar ao Tier 2 (General), você deve:

  • Ter recebido uma oferta de trabalho especializado no Reino Unido;
  • Ser de algum país fora da Área Econômica Europeia e da Suíça.
  • O seu empregador deve ser capaz de fornecer um certificado de responsabilidade (certificate of sponsorship).
  • O trabalho que você exercerá deve ser em certo nível de especialização e o seu salário deve ser de, no mínimo, £ 20.500 anuais.
  • Se o empregador NÃO for classificado como "A-rated", você precisa comprovar ter pelo menos £ 945 em uma conta em seu nome por pelos menos 90 dias antes de sua inscrição.

Se você for um estudante internacional e estiver trocando o seu Tier 4 por um Tier 2, deverá ter terminado, pelo menos, o primeiro ano do seu curso acadêmico (bacharelado ou mestrado) ou o seu doutorado completo (Ph.D.).  Há também regras em relação à proficiência no inglês. Inscreva-se ao Tier 2 ANTES do vencimento do seu Tier 4 e com no mínimo três meses de antecedência da data de início no trabalho.

Se você estiver se inscrevendo fora do Reino Unido, o seu empregador precisará passar no teste Resident Labour Market, para comprovar que não há nenhum candidato local que seja qualificado a preencher a sua vaga.

A inscrição é feita de forma online e você também precisará tirar as suas digitais e uma fotografia em um centro de visto como parte do processo. Saiba mais sobre o Tier 2 (General) no site Gov.UK.

Leia mais:

O que é Tier 4 (General)?

O processo seletivo no Reino Unido

O Ensino Superior no Reino Unido

Taxas de ensino no Reino Unido

Custo de vida no Reino Unido

Acomodações estudantis no Reino Unido

Pesquise por cursos

Reino Unido
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Trabalhar no Reino Unido após os estudos acadêmicos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...