Essenciais
Reino Unido: Perspectivas profissionais

Trabalhos e estágios no exterior: conheça os seus direitos

Quais são os direitos de estudantes que resolvem trabalhar durante os estudos no exterior

Trabalhos e estágios no exterior: conheça os seus direitos
555

Os direitos do estagiário dependem do status do emprego. Se o estagiário é considerado um funcionário, então normalmente ele tem direito ao Salário Mínimo Nacional (National Minimum Wage) do país. Os estágios chamam-se internships em inglês, mas também podem receber o nome de work placement ou work experience. Estes termos não têm status legal, portanto, os direitos dependem da classificação de cada vaga: worker, volunteer ou employee.

 

Worker:

Uma pessoa é considerada como um “worker” se*:

  • Tiver um contrato ou outro acordo para oferecer trabalho ou serviços pessoalmente por uma recompensa (o contrato não precisa ser escrito);
  • A recompensa ser em dinheiro ou um benefício, como, por exemplo, a promessa de um contrato ou trabalho futuro;
  • O direito de mandar outras pessoas fazerem o serviço é limitado (subcontratação);
  • É necessário comparecer ao trabalho mesmo sem vontade;
  • O empregador tem de ter trabalho para o worker realizar até o final do contrato ou acordo;
  • Não realizar nenhum trabalho como parte de sua própria companhia limitada, em que o “empregador” é um cliente ou consumidor.

 

O worker tem direito ao salário mínimo nacional.

 

Employee:

Um employee é alguém que trabalha com um contrato de trabalho. Um contrato é um acordo que define as condições de trabalho, direitos, responsabilidades e deveres do empregado. Estes são considerados os “termos” do contrato.

 

Volunteer:

Como voluntário, você não precisa de um contrato de trabalho, portanto não tem os mesmos direitos que um employee e worker. Normalmente cada vaga terá um acordo de voluntariado para explicar deveres e direitos, a supervisão e suporte que o voluntário receberá, o treinamento necessário, questões de segurança e de saúde e qualquer despesa que a organização cobrirá. No entanto, o acordo de voluntariado não é obrigatório.

 

Salário Mínimo Nacional

 

Se você for um worker para uma organização, tem direito ao salário mínimo nacional – o valor mínimo obrigatório por hora de trabalho. Não importa qual for a sua vaga, se o seu trabalho se encaixa no status de worker, você deve receber o valor mínimo estipulado por lei. No Reino Unido, o salário mínimo depende da idade do trabalhador e se ele é um aprendiz ou não.

 

Se você é um estudante e precisa fazer um estágio como parte do seu curso no exterior (alguns cursos exigem até seis meses de work placement) ou se você for um voluntário (geralmente em uma organização beneficente), o seu empregador não tem o dever de pagá-lo.

 

Por que as vagas não remuneradas são tão populares?

 

Os estágios ou experiências de trabalho não remuneradas estão se tornando cada vez mais populares entre estudantes universitários ou até mesmo por profissionais recém formados no ensino superior. Estas vagas também se tornaram mais aceitáveis, portanto, oferecidas amplamente por um número maior de organizações. Uma das razões para a popularidade e aceitação é o grande número de estudantes graduados em universidades e o número cada vez menor de oportunidades de trabalho devido à atual situação econômica.

 

Algumas empresas claramente estão tirando proveito desta situação, fazendo com que jovens funcionários trabalhem longas horas em vagas não remuneradas. Como os estudantes podem ter poucas opções para conseguir experiência profissional durante os estudos, acabam aceitando estas posições. Dessa forma, criou-se um círculo vicioso. Tecnicamente, há muitas pessoas trabalhando como voluntários em vagas que deveriam ser pagas.

 

Por isso, é muito importante ter cautela antes de aceitar uma vaga durante os estudos – e até mesmo depois deles – em outro país. Mantenha-se informado em relação às leis trabalhistas e aos direitos dos estudantes internacionais, às regras específicas de sua universidade e também ao salário mínimo do país.

 

Conheça diferentes tipos de experiências profissionais no exterior:

 Co-op program

Internship

Externship

Job shadowing

 

*Definições retiradas do site oficial do governo do Reino Unido.

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

Trabalhos e estágios no exterior: conheça os seus direitos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.