Essenciais
Reino Unido: Destino de Estudo

Do sotaque ao pub: seis curiosidades da cultura britânica

Viagem para Londres: curiosidades da cultura britânica.

20248

Por causa da quantia imensa de turistas passando por Londres este ano por causa dos Jogos Olímpicos (em andamento até dia 12 de agosto), a revista inglesa BBC criou um artigo com alguns hábitos, curiosidades e regras da Inglaterra que todo estrangeiro deveria saber antes de aterrissar no país. São dicas e fatos bem humorados que podem ajudar a quem pretende passar uma temporada em Londres ou em qualquer outra cidade britânica.

Sotaque

Os ingleses possuem diversos sotaques diferentes. É tão diverso que pode variar entre habitantes de uma mesma cidade ou bairro. Mas o fato é que, no geral, a forma que os britânicos falam o inglês é muito diferente da dos americanos (a maneira que costuma ser ensinada em escolas do idioma no Brasil). Para notar a diferença entre os sotaques basta assistir a filmes hollywoodianos e outros produzidos na Inglaterra, como a série Harry Potter e “Orgulho e Preconceito”.

Nacionalidade

A palavra “britânico” é usualmente usada para referir-se aos ingleses exclusivamente, mas isto pode deixar alguns escoceses e galeses ofendidos. A Escócia e o País de Gales também fazem parte da Grã-Bretanha, portanto, são também britânicos. É mais ou menos a mesma coisa que ficarmos ofendidos pelos americanos referirem-se aos Estados Unidos como América, sendo que a América é formada por todos os países do Norte, Central e do Sul. Por isso, se encontrar um escocês ou um galês, não é errado chamá-lo de “british”.

Transporte público

Alguns visitantes podem considerar o preço do ticket do metrô um pouco caro por £4.30, simplesmente por não estarem atentos que existe o Oyster Card que torna a sua viagem em Londres bem mais em conta. Mas o mais comum mesmo é achar complicado o processo de compra da passagem. Você pode optar pelo ticket single, só de ida, ou o return, de ida e volta. No entanto, comprar dois tickets single pode sair mais barato que um de return. Pode ainda comprar um ticket anytime que o permite pegar o trem a hora que quiser, ou o advance que estipula um horário - mas se você perder o seu trem, o ticket perde a utilidade (ou seja, não pode usá-lo para pegar o próximo trem). Tem ainda o off peak. Só lendo já parece bastante complicado, não é? Na verdade, é só pegar o jeito. Mas logo de cara, é comum ver turistas perdidos na hora de comprar os tickets.

Atente-se a um fato sobre transporte público na Inglaterra! Trens, ônibus e bondes... Qualquer um deles pode parecer um lugar legal para começar uma conversa despretensiosa e conhecer pessoas locais. Mas, na verdade, os britânicos consideram isso uma “violação da etiqueta” puxar conversa com estranhos em transportes públicos. É quase um código do silêncio, cada um respeitando o espaço do outro.

Curry e os Gastropubs

Não se engane achando que o curry é um gosto exclusivo dos indianos. O tempero é o favorito dos ingleses. O Guild of Bangladeshi Restaurateurs acredita que, atualmente, existam mais de 9.500 restaurantes indianos na Inglaterra, servindo três milhões de refeições por semana.

Também se tornaram bastante comum no país os “gastropubs”, são pubs que servem comidas e pratos de restaurantes, mas sem toda aquela formalidade. Por exemplo, as batatas fritas vêm servidas em pequenos baldes de metal. É tudo mais informal, característico de um pub britânico, mas com comida boa.

Rodadas

Não existe garçons em pubs, você precisa ir direto ao balcão comprar a sua bebiba. Se estiver em um grupo de amigos, é educado cada um pagar uma rodada.  A maioria dos britânicos age desta maneira, mas sendo brasileiro, pense se este é o caso no grupo que estiver, afinal, não sai barato, e se a pessoa não estiver acostumada com as “regras da Inglaterra” vai acabar no prejuízo.

Polícia britânica

Fuzz. Po-lis. Old Bill. Plod. Rozzers. Bizzies. Bobbies. Todos estes exemplos são gírias para se referir aos policiais britânicos. Eles são uma marca registrada da cultura inglesa, com seus chapéus de design vitoriano. Outro fator interessante é que eles não carregam armas de fogo.

Deu para aprender um pouquinho mais sobre a cultura inglesa? Leia a versão original da BBC em inglês aqui. Que tal agora procurar por um curso em terras britânicas? Então vamos lá:

Graduações e pós-graduações na Inglaterra

Leia mais...

Cursos de Moda em Londres – o berço de tendências

Cursos de Odontologia na Inglaterra

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.