Essenciais
Reino Unido: Informações essenciais - Leitura recomendada

Onde vou morar? Conselhos na busca por acomodação

Acomodação estudantil
1013

Uma das coisas mais importantes de se fazer antes de viajar para outro país a estudos é decidir onde você vai morar. Há uma série de opções de acomodação para estudantes internacionais, dependendo do orçamento e preferências de cada um; no entanto, a grande maioria dos estudantes do primeiro ano de graduação prefere ficar em prédios residenciais dentro do campus acadêmico. Esta opção de moradia não só oferece um nível maior de suporte, como também um ambiente mais social e comunal entre estudantes, facilitando novas amizades. No entanto, se, por algum motivo, você não conseguir garantir um lugar nos dormitórios da sua universidade, ou se preferir viver além dos territórios acadêmicos, pode pesquisar entre as demais opções de acomodação estudantil.

Dormitórios acadêmicos: alimentação incluída

A maioria das universidades no exterior possui os seus próprios halls residenciais para oferecer acomodação aos estudantes nacionais e internacionais. Estes halls podem ser catered ou self-catered. Os catered são aqueles que incluem a alimentação no valor que o estudante paga pelo dormitório a universidade e costumam ser bastante populares entre estudantes do primeiro ano. Isto porque a instituição fica responsável em oferecer pelo menos uma refeição completa aos estudantes (em alguns casos, o pacote também inclui café da manhã), amenizando um pouco as responsabilidades de morar sozinho pela primeira vez.

As refeições providenciadas pela universidade serão servidas em refeitórios estudantis, e acontecem em horários fixos, em intervalos de horas. Provavelmente, haverá um cardápio por dia, com algumas opções de pratos disponíveis, em um esquema de self-service. Com uma opção de dormitório catered (ou "servido"), os estudantes só precisam se programar para não perder o horário das refeições servidas pela universidade. Os pratos costumam ser formulados por nutricionistas e a instituição tem o dever de oferecer opções para todo tipo de dieta.

As opções de dormitórios irão depender da instituição e do quanto o estudante está disposto a gastar. Os mais baratos costumam ser compartilhados, com apenas um banheiro para um número específico de estudantes; enquanto os mais caros podem ter quartos individuais no estilo suíte.

Dormitórios acadêmicos: acesso a uma cozinha

Já nas opções de dormitórios self-catered, o estudante será responsável pelas suas próprias refeições. Esta é uma forma mais independente de acomodação, na qual você tem acesso a uma cozinha compartilhada dentro do hall residencial, para poder cozinhar quando e o que quiser. Pode ser que você precise providenciar os seus próprios utensílios de cozinha; ou, em alguns casos, a universidade os providencia, mas eles serão usados por todos os estudantes que compartilham a mesma cozinha.

A maioria dos prédios residenciais self-catered tem uma estrutura mais caseira, com alguns quartos (em media, de quarto a seis) ligados a um grande banheiro compartilhado e uma cozinha, e outras instalações comunais, como sala de TV e sala de estudos. O número de

quartos por apartamento e a possibilidade de ter um banheiro particular vão depender do preço e da localização dos halls residenciais. No entanto, os estudantes que não tiverem interesse em compartilhar uma acomodação com outras pessoas podem se inscrever para alugar um flat individual por preços bem mais altos.

Acomodação privada

A demanda por acomodação no campus é bastante alta e nem sempre as instituições conseguem garantir dormitórios acadêmicos para todos os estudantes em seus halls residenciais – outras, às vezes, nem possuem acomodações dentro de seus territórios. Este é um dos motivos pelos quais o aluguel de casas ou apartamentos privados também é uma alternativa considerada pelos estudantes internacionais, principalmente entre aqueles que estão nos últimos anos de curso.

O aluguel deve ser feito diretamente com o proprietário do imóvel, e muitos estudantes dividem a moradia com outros colegas da universidade. A maioria dos proprietários exige um depósito mínimo que ficará guardado durante o período de aluguel e que deve ser devolvido ao estudante no final do contrato, se não houver nenhum dano na casa/apartamento.

Esta é a opção mais independente de moradia estudantil, sem vínculo nenhum com a universidade. No entanto, se você planeja alugar um quarto de algum imóvel privado, a secretaria de moradia da sua instituição internacional pode lhe orientar na sua busca por acomodação e no contrato de aluguel, e também lhe fornecer uma lista de proprietários com uma boa reputação.

Aluguel de quarto e homestay

Se você não conhece ninguém para alugar uma casa com você, ou se a sua inscrição para morar no campus não foi aceita, não se preocupe! Na verdade, às vezes, pode até ser mais fácil encontrar um quarto para alugar sozinho. Então, por que não pesquisar se alguém está à procura de um inquilino?

Você pode procurar por moradores nativos ou outros estudantes internacionais que estejam interessados em alugar um quarto de suas casas ou apartamentos. Sites como o Spare Room ou o Great Flatmate podem servir como ponto de partida na sua busca; ou então, você pode pesquisar em listas de aluguel de quartos na secretaria de moradia da sua universidade.

Se você preferir um ambiente mais familiar, há ainda a opção de homestay, na qual você mora com uma família nativa. Esta opção de acomodação é a melhor para aperfeiçoar o inglês e vivenciar a cultura local, além de, muitas vezes, ser mais acessível financeiramente.

A secretaria de moradia da sua universidade

Toda universidade tem a responsabilidade moral de garantir que seus estudantes estejam acomodados em algum lugar seguro. Para isso, elas possuem a secretaria de moradia estudantil, que fornece todo tipo de informação em relação a acomodações locais, além de aconselhamento sobre onde morar e assistência em questões domésticas, como discussões com o roommate (colega de quarto) ou problemas no contrato de aluguel.

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Acomodação estudantil

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.