Essenciais
Reino Unido: Informações essenciais - Leitura recomendada

Cultura britânica

Cultura britânica
5137

Aterrissar em qualquer país novo pode causar uma sensação estranha de choque cultural. Ainda mais quando começar a conviver com pessoas de costumes tão diferentes dos seus e precisar se comunicar em inglês o tempo todo. Não se desespere! O choque cultural é completamente comum e, felizmente, há várias coisas que você pode fazer para amenizá-lo (ou até mesmo evitá-lo). Uma delas é se preparar antes de ir estudar no Reino Unido (United Kingdom – UK). Ler sobre o país, a cultura local, os hábitos dos moradores, etc. Todas estas informações farão com que você se sinta mais seguro e preparado quando se mudar para o país.

Outra opção é conversar com pessoas que já moraram ou viajaram para Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte. Esta é uma oportunidade de fazer perguntas, tirar dúvidas e ouvir experiências pessoais.

Como as pessoas se vestem no Reino Unido?

Você vai notar a casualidade das roupas usadas pelos britânicos para ir à universidade. Os estudantes tendem a se vestir de forma confortável e, é claro, de acordo com o tempo. Por isso, pode ficar tranquilo em usar roupas mais informais em sala de aula. Mas se você precisar passar por alguma entrevista – seja de emprego ou para algum curso acadêmico -, use algo mais formal.

A vida no campus acadêmico

Os campi universitários costumam ser ambientes tranquilos e informais. Os funcionários são simpáticos, gostam de conversar com os estudantes e estão sempre dispostos a tirar suas dúvidas e lhe ajudar quando necessário. Por isso, seja aos funcionários, aos professores, a outros estudantes... Não tenha medo de perguntar! Os cursos são ensinados em inglês e é o idioma usado por todo ambiente acadêmico. Se você acha que a sua proficiência ainda não é boa o suficiente, quase todas as instituições de ensino superior oferecem cursos de reforço no idioma, para todos os níveis de fluência. Além disso, não hesite em usar todos os serviços de suporte oferecidos pela universidade – secretaria de assuntos internacionais, centro estudantil, consultores acadêmicos, etc.

Como cumprimentar os britânicos?

No Reino Unido, as pessoas são mais formais na hora de cumprimentar. Se você for apresentado a alguém novo, um aperto de mão é a melhor opção. E leve em consideração as nossas boas maneiras: fazer contato visual quando conversar com alguém; não fazer perguntas indiscretas (como “qual a sua idade?” e “o quanto você ganha?”); etc. Você vai ouvir com frequência os britânicos conversando sobre o tempo – até porque o tempo no Reino Unido é completamente instável.

E apesar de, na primeira impressão, os britânicos aparentarem ser pessoas reservadas, você perceberá logo que são bastante acolhedores e hospitaleiros.

Homens e mulheres

No Reino Unido, homens e mulheres são tratados com o mesmo respeito, e o relacionamento entre os sexos é informal. Você perceberá que a interação entre as pessoas vai variar dependendo da idade e do status. Se você estiver incerto sobre como agir, uma boa ideia é observar as pessoas ao seu redor. Em pouco tempo você estará adaptado ao estilo de vida britânico.

O jantar britânico

As maneiras à mesa são continentais. Use os talheres e ao terminar sua refeição, coloque garfo e faca ao lado direito do prato para mostrar ao anfitrião que você está satisfeito. E elogiar a comida é sempre bastante educado! É sempre de bom grado levar chocolates ou flores para os anfitriões. Se a reunião for mais informal, os convidados costumam levar bebidas.

Pontualidade

Os britânicos dão muita importância à pontualidade. Por isso, se você tiver um compromisso ou for convidado a um jantar, chegue sempre na hora marcada. Se achar que vai atrasar por qualquer motivo, é educado ligar para avisar.

O Reino Unido possui uma grande diversidade de culturas e habitantes de várias nacionalidades. Por ser uma sociedade multiétnica, o UK é um dos países mais tolerantes e acolhedores do mundo, e as pessoas de diferentes nacionalidades são consideradas valiosos membros da comunidade britânica.

Paixão pelos esportes

O esporte é uma grande parte da vida dos britânicos – intensificada ainda mais após os Jogos Olímpicos em Londres, em 2012. Deste o futebol e o rúgbi ao ciclismo e as corridas... Os britânicos amam praticar atividades físicas, frequentar academias, correr em parques, etc. E as universidades do país costumam oferecer sociedades esportivas de todos os tipos aos estudantes – até de capoeira e dança do ventre! Eles não são apenas uma maneira de se manter em forma, como também uma excelente atividade social.

Artes e teatros

O teatro e as artes performáticas são bastante conceituados no Reino Unido, com a região West End, de Londres, lotada de teatros, shows de danças, espetáculos, musicais e peças. E o melhor: vários destes espetáculos saem em tour pelo país, desta forma, você pode assisti-los sem precisar sair da cidade onde estiver estudando.

O Reino Unido tem uma história incrível, você vai vê-la e vivê-la por todos os cantos do país. Procure absorver o máximo de cultura que puder enquanto estudar no Reino Unido, você não vai se arrepender.

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Cultura britânica

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.