Essenciais
Reino Unido: Informações essenciais - Leitura recomendada

Dicas para economizar no Reino Unido

Dicas para economizar no Reino Unido
1745

Divertir-se é uma obrigação de cada estudante internacional no Reino Unido: sair com amigos, visitar museus e atrações turísticas, viajar, frequentar pubs e tudo o mais! Mas, é claro, dentro do seu orçamento. Não dá para gastar mais do que há no bolso. E apesar de empréstimos bancários soarem como uma solução plausível, eles têm de durar o ano inteiro. No entanto, há diversas formas de economizar no Reino Unido e conseguir fazer mais por menos.

Sua conta bancária

A primeira coisa que você deve fazer é pesquisar as melhores ofertas de contas estudantis: quais bancos estão localizados próximos a você? O que cada um deles tem a oferecer? Quais vantagens eles têm para estudantes? Estas e outras perguntas devem ser analisadas antes de criar a sua conta em um banco britânico. Muitos irão oferecer incentivos gratuitos, como cartão de transporte público (no banco NatWest), carteirinha de estudante (banco Lloyds) ou desconto em seguro residencial e de bens (Barclays). Ao invés de pesquisar pelos "brindes", os estudantes deveriam analisar serviços como cheques especiais ou saque de dinheiro em caixas eletrônicos sem juros. Fique atento ao limite da sua conta. Se você atingir um saldo negativo, pode ser que tenha que pagar uma taxa ao banco (quase sempre bastante salgada).

Possivelmente, você poderá usar serviços bancários online, permitindo-lhe pagar contas e fazer transferências pela internet - inclusive pagamentos automáticos.

Mantendo-se em contato

Enquanto estudar no exterior, é extremamente importante manter contato com famílias e amigos para amenizar a saudade de casa. Felizmente, existem várias formas bem acessíveis e até gratuitas de conversar com alguém em outro país. No seu computador, você pode usar o Skype ou as redes sociais Facebook e Google+ para conversar por chat e webcam (todos eles também possuem suas versões de aplicativos para smartphones). No seu celular, você pode baixar aplicativos de mensagens e ligações gratuitas como o WhatsApp e o Viber. Você só precisará acessar alguma rede. Em cafés, restaurantes, shoppings e até mesmo na sua universidade, é bastante comum encontrar áreas de wi-fi gratuito,desta forma, você pode comer, tomar um café, relaxar e matar a saudade de casa.

Se você pretende usar um celular durante a sua estadia, é aconselhável comprar um aparelho no Reino Unido, já que as tarifas para companhias telefônicas estrangeiras podem sair muito caras, enquanto as companhias britânicas poderão lhe oferecer pacotes internacionais bastante acessíveis. Se você morar em alguma casa ou apartamento alugado com outras pessoas, pode fechar um contrato de banda larga com linha telefônica. Pesquise preços e ofertas em sites de comparação como o U Switch.

Imposto e horas de trabalho

Como um estudante internacional no Reino Unido, você não precisa pagar alguns tipos de imposto cobrados de nativos, principalmente o Council tax (algo como "imposto municipal) - criado pelas autoridades da Inglaterra, Escócia e País de Gales para que os cidadãos paguem pelos serviços locais, como coleta de lixo, policiamento, iluminação, manutenção das ruas, etc. Pode ser um tanto complicado entender como funciona e quem precisa pagar o Council tax britânico, mas, legalmente, se você for um estudante em período integral não tem responsabilidade em relação a este imposto. Leia mais sobre Council tax aqui. Se você morar em uma casa com mais estudantes de período integral, a casa é isenta do pagamento; no entanto, se morar com alguém que não é estudante, a casa receberá um desconto de 25% no total do tax, por você ser estudante. Agora, se na sua casa tiver mais de um estudante, vocês pagarão 100% do imposto cobrado.

Muitos estudantes optam por trabalhar no Reino Unido durante os estudos, como uma forma de manter-se financeiramente no país. Estudantes internacionais são permitidos a trabalhar no máximo dez horas semanais durante o ano acadêmico, o que pode resultar em aproximadamente 60 libras esterlinas por semana. Durante as férias ou durante estágios, os estudantes podem aumentar a carga horária. É essencial que você cheque se o seu visto de estudante (no Reino Unido, chamados de Tier) e a sua universidade lhe permitem trabalhar no país.

O valor/hora mínimo estipulado por lei no Reino Unido é de £6,19 por horas, se você tiver mais de 21 anos, e £4,98, se tiver entre 18 e 20 anos. Isto vale tanto para estudantes de período integral quanto de meio período.

Economias diárias

Há várias coisas que você pode economizar no seu dia-a-dia. Uma delas é comprar uma carteirinha de estudante da National Union of Students. A carteirinha custa £12 e com ela você consegue 20% de descontos em uma grande variedade de restaurantes, lojas e transporte público.

Antes de fazer compras, é bom checar o site do supermercado para saber o que está em oferta. Sites como Voucher Codes e Groupon são bastante usados por estudantes por oferecerem cupons online de descontos em diferentes estabelecimentos. Basta imprimi-los e levá-los com você na hora da compra.

Se você morar com outras pessoas, vale a pena fazer uma compra mensal e rachar as despensas; além disso, vários mercados têm ofertas do tipo "compre um, leve outro de graça" o que ajuda bastante a economizar.

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Dicas para economizar no Reino Unido

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.