Essenciais
Reino Unido: Informações essenciais

Mapas e aplicativos: conhecendo o Reino Unido

Mapas e aplicativos: conhecendo o Reino Unido
1177

Estar em lugar completamente novo pode tranquilamente causar a sensação de se estar perdido. Mesmo se considerarmos o tamanho relativamente pequeno dos países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), as ruas são completamente novas para você, têm nome na língua local (seja em inglês, escocês, galês ou irlandês), os pontos de referência ainda não lhe são familiares... Você precisará de uma ajudinha para andar pelo lugar até se acostumar com os seus caminhos. E graças ao turismo e a tecnologia, existem diferentes formas de não se perder.

Mapas

Apesar da incrível invenção do GPS e das inúmeras opções de aplicativos, tem quem ainda prefira mapas tradicionais de papel. Se você for um desses, é aconselhável que compre um mapa completo da sua cidade de estudo e tente se familiarizar com a região antes de sair de casa a pé. Esta forma tem suas vantagens: quando você lê um mapa, o seu cérebro assimila o caminho de forma mais atenta e detalhada, e absorve e guarda as informações de forma mais rápida. Por isso, se você não é daqueles que guarda direções com facilidade, a melhor opção é estudar um mapa e aprender os caminhos por conta própria.

Uma forma de agilizar este processo é fazendo anotações. Por exemplo: se você quer aprender a ir da universidade ao supermercado mais próximo, analise o mapa e escreva em um papel, o nome das ruas pelas quais terá que passar e as direções (se vai virar para direita ou esquerda); e quando já estiver andando, vá anotando pontos de referência, como “na esquina de tal rua tem uma loja vermelha” ou “virar à esquerda quando chegar à casa de portão azul”. Assim ficará mais fácil quando precisar repetir o caminho, e aos poucos não precisará mais usar as suas anotações.

Se você resolver comprar um mapa, é importante encontrar um que abrange em detalhes toda a sua região – casa, universidade, e lugares que mais frequenta. A grande maioria das casas britânicas tem um mapa nacional A-Z, que pode ser comprado facilmente pelo site oficial A-Z ou em qualquer livraria pelo valor mínimo de £9.95 (aproximadamente R$ 32,50). Obviamente você encontrará inúmeras opções de mapas de outras editoras e por outros valores - inclusive bem mais baratos em sebos ou de segunda mão em sites como Ebay e Amazon -, mas antes de comprar qualquer um deles, certifique-se de que estão atualizados.

Carregar livros turísticos pesados ou mapas enormes na sua bolsa/mochila não é nada prático; por isso, a grande maioria deles é feito de forma que você possa dobrá-los até ficarem bem pequenos. Eles são bastante comuns em cidades grandes como Londres, vendidos a preços bem acessíveis (às vezes até distribuídos de graça) e alguns trazem informações importantes sobre atrações turísticas e transportes públicos.

Planejamento online e aplicativos

Uma das várias vantagens da tecnologia é que ela facilita a vida de quem tem dificuldade em guardar direções. Há uma porção de planejadores de viagens disponíveis na internet ou para baixar como aplicativo em seu smartphone. O mais famoso deles ainda é o Google Maps. Com o seu mapa virtual, basta digitar o endereço de onde você está e o seu destino e clicar em Como Chegar. O Google lhe dará a opção mais rápida e outras alternativas, e fornecerá o tempo estimado para percorrer o trajeto (de carro, de transporte público, bicicleta ou a pé). É bem prático e útil. Outra opção similar é o AA journey planner. Ambos servirão bem se você quiser ir de uma cidade para outra, porém o AA é especializado em viagens de carros.

Algumas das maiores cidades possuem os seus próprios planejadores de viagens e aplicativos, que são, normalmente, mantidos pelas companhias de transportes públicos locais com o objetivo de ajudar na navegação pelas regiões das cidades. A Edinburgh Lothian Buses, da capital escocesa Edimburgo, oferece um update online para aqueles que viajam pelo transporte público. Você pode usar o aplicativo Bus Tracker para encontrar os ônibus mais próximos de você, horários e destinos. Este aplicativo é bastante similar ao serviço oferecido pelo site TFL, com informações referentes ao transporte público de Londres.

Conhecimento local

Recém chegado na sua universidade britânica, você encontrará estudantes tão “perdidos” e tão interessados em conhecer a área quanto você. Junte-se a eles para explorar os arredores da instituição e encontrar o pub mais próximo, a lanchonete ou o mercado... Locais que possivelmente vocês frequentarão durante os meses de estudo. Inclua no passeio estudantes veteranos e eles poderão lhes apresentar à região.

E o conselho que vale para qualquer lugar do mundo: não tenha medo de pedir informações! Qualquer atendente de estabelecimentos locais saberá lhe informar o melhor restaurante mais próximo, qualquer taxista poderá dizer os pontos mais legais da cidade, e qualquer nativo na rua pode lhe dizer como chegar ao seu destino. Os britânicos costumam ser bastante solícitos quando perguntados por direções e gostam de enfatizar as qualidades do lugar onde moram. Não tenha vergonha de pedir uma ajudinha quando estiver conhecendo o seu destino de estudo!

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Mapas e aplicativos: conhecendo o Reino Unido

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.