Essenciais
Reino Unido: Informações essenciais - Leitura recomendada

Por que estudar no Reino Unido?

Por que estudar no Reino Unido?
1994

O Reino Unido (United Kingdom – UK) recebe todo ano milhares de estudantes internacionais interessados em cursar uma universidade britânica. Entre 2010 e 2011, mais de 480.700 estudantes estrangeiros estudaram no Reino Unido.

Formado pela Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, o Reino Unido possui uma população estimada de 61,4 milhões de pessoas. Londres é a cidade mais populosa, com 8,1 milhões de habitantes. O UK é um dos países mais multiculturais do mundo, oferecendo aos estudantes um incrível ambiente internacional para os estudos.

O país tem uma longa tradição em ensino superior e três de suas universidades – Universidade de Oxford, Universidade de Cambridge e Imperial College London – se classificaram, respectivamente, como as 4º, 6º e 8º melhores instituições do mundo. O sistema de educação do Reino Unido possui três níveis: primary (ensino fundamental), secondary (última metade do ensino fundamental e o ensino médio completo) e higher (ensino superior). A educação é obrigatória até os 16 anos de idade; depois, os estudantes devem decidir se continuam os estudos em uma faculdade ou universidade.

Muitos dos mais famosos pensadores e pioneiros do mundo são britânicos, inclusive Sir Tim Berners-Lee, criados da internet, e o físico Stephen Hawking, que contribuiu imensamente com a compreensão dos buracos negros, do espaço e do tempo. O ano de 2012 foi um grande marco para o Reino Unido, com a celebração do Jubileu de Diamante da Rainha e a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em Londres.

Nunca houve um período melhor para se estudar no Reino Unido. A educação britânica irá lhe proporcionar a imersão no inglês e também o preparo necessário para dar início em uma carreira de sucesso. Você será encorajado a pensar independentemente e, se a sua escolha for por uma graduação, irá perceber que terá liberdade de montar o seu curso da forma que melhor atender os seus interesses e objetivos, combinando disciplinas e módulos.

As instituições do Reino Unido garantem todo o suporte necessário para receber estudantes internacionais, seja com aulas extras de inglês, ou com a adaptação ao país.

O tempo no Reino Unido

Normalmente, chove-se muito no Reino Unido. A média de temperatura anual é de 8,5°C no norte e 11°C no sul. O clima é bastante variado e instável, pode ter chuva, sol e vendo em um só dia!

Entre dezembro e fevereiro, é inverno no Reino Unido, e costuma ser bastante frio e chuvoso – de forma mais intensa em janeiro e fevereiro. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mala casacos, luvas, toca e cachecol. É essencial ter também um guarda-chuva e uma capa de chuva. É possível ver neve em várias partes do país, principalmente no norte da Inglaterra ou da Escócia. Quem sabe você tem a sorte de vivenciar um Natal branquinho?

Os verões acontecem entre junho e agosto e tendem a ser mais amenos, com temperaturas de aproximadamente 30°C – mas podem ficar mais quentes em algumas partes do país. Certifique-se de levar na mala óculos de sol e protetor solar, além de roupas mais leves, camisetas, chinelos e afins.

Muito mais que um destino de estudos

Turistas viajam para o Reino Unido ano após anos, e estudar no país significa que você estará no coração de um dos lugares mais visitados do mundo todo. De enormes cidades a vilarejos históricos e tranquilos, o Reino Unido é bastante diverso e possui também maravilhosas paisagens naturais, com montanhas incríveis, praias e campos verdes. Como estudante internacional no Reino Unido, você terá diversas oportunidades de conhecer as grandes atrações do país.

Ser um estudante internacional no Reino Unido, um lugar tão diverso e multicultural, com certeza vai ser um grande impulsionador na sua carreira profissional, além de ser uma experiência cultural, turística e pessoal sem igual.

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Por que estudar no Reino Unido?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.