Essenciais
Reino Unido: Últimas notícias

Atores de Evereste treinam em laboratórios da Universidade de Portsmouth

Jake Gyllenhaal e Josh Brolin usaram os laboratórios de simulação de altitude para se preparar para as filmagens de Evereste

Atores de Evereste usam laboratórios da Universidade de Portsmouth para treinar
308

Os atores Jake Gyllenhaal e Josh Brolin usaram os laboratórios de ambientes extremos da Universidade de Portsmouth para se preparar para as filmagens em condições congelantes de grandes altitudes para o filme Evereste, lançado em setembro. Os dois hollywoodianos também procuraram pelas orientações do Professor Mike Tipton, da Portsmouth, e sua equipe para compreender como o corpo e a clareza do pensamento seriam afetados no frio extremo.

 

Tipton contou ao Hotcourses que trabalhar com os atores foi uma grande experiência. “Eles foram muito legais, estavam interessados em aprender e em usar a experiência para melhorar a atuação no filme”, diz o Professor. “Eles disseram que gostaram muito da visita e certamente riram muito, mas talvez isso tenha sido efeito da altitude.”

 

A equipe do filme visitou a universidade em dezembro de 2013 e passou um tempo na câmara gelada, adequada a -20° C e a 5.000 metros de altitude, para simular a temperatura do acampamento de base no Evereste, antes de filmarem no Nepal.

 

Os laboratórios da Universidade de Portsmouth foram ajustados a -20° C e a 5.000 metros de altitude
Os laboratórios da Universidade de Portsmouth foram ajustados a -20° C e a 5.000 metros de altitude

 

“No frio extremo, o corpo desacelera consideravelmente, assim como a habilidade de pensar racionalmente ou de formular sentenças coerentes”, explica o professor. “Pode ser um choque grande para as pessoas que estiverem se preparando para visitar um ambiente extremo como esse perceber o quão debilitante pode ser e como o preparo é fundamental.”

 

O treinamento ajuda a aclimatar o corpo e também a garantir que todos saibam que as pessoas se comportarão estranhamente.

 

O filme Evereste, dirigido por Baltasar Kormákur, é baseado em fatos reais da tragédia ocorrida em 1996, em que escaladores precisaram lutar pela sobrevivência em uma tempestade brutal, e adaptação do livro No Ar Rarefeito.

 

Acampamento no Monte Evereste. Foto: Ilkerender
Acampamento no Monte Evereste. Foto: IlkerenderCaption

 

A Universidade de Portsmouth é frequentemente procurada por cineastas, jornalistas, atletas e equipes de todos os tipos de programas de TV para o uso de seus laboratórios de alta tecnologia. Como é o caso da equipe de nadadores da Grã-Bretanha que usou as instalações da universidade para treinar para as Olimpíadas de Pequim, na China.

 

“Nós somos o único lugar com um laboratório com temperatura controlada para praticar natação que também simula altitude – podemos permitir que você nade em águas aquecidas no topo do Evereste”, explicou Tipton.

 

Estudantes de diversas áreas da Portsmouth têm acesso aos laboratórios, como ciência do esporte, medicina, psicologia, biologia, saúde ocupacional, entre outras.

 

Conheça a Universidade de Portsmouth.

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

Atores de Evereste usam laboratórios da Universidade de Portsmouth para treinar

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...