Essenciais
Reino Unido: Últimas notícias

Os cursos do Reino Unido com o maior número de inscrições em 2014

Conheça as dez áreas acadêmicas que mais receberam inscrições pelo Ucas para o ano letivo de 2014 no Reino Unido

1365

O site The Telegraph reuniu os números de inscrições recebidas pelo Ucas para o ano acadêmico de 2014 no Reino Unido e criou uma lista com as áreas de estudo mais populares. Confira a seguir:

10) Ciências da computação: 97.110 inscrições. Uma nova grade curricular para os cursos da área será introduzida em setembro de 2014. Com este fator, o Telegraph acredita que o número de estudantes interessados em ciências da computação vai continuar aumentando nos próximos anos. Em 2014, o número de inscrições aumentou 13% - a maior porcentagem entre as áreas de estudo desta lista.

9) Medicina e odontologia: 98.910 inscrições. As inscrições para os cursos destas áreas se encerram em outubro – e não em janeiro como quase a maioria dos cursos -, por isso, se você está cursando um preparatório, esta é uma boa hora para começar a planejar a sua inscrição em um curso de medicina no Reino Unido.

8) Ciências físicas: 104.410 inscrições. Com um aumento de 5% no número de inscrições, a área tem recebido incentivos do governo. Em novembro de 2013, o ministro de Universidades e Ciência do Reino Unido, David Willetts anunciou o aumento de £350 milhões no financiamento de construções de novas instalações em 24 universidades de ciências físicas e engenharia.

7) Direito: 108.130 inscrições. Apesar do aumento de inscrições ser de apenas 1%, este crescimento pode ser decorrência de alguns dados promissores sobre a área de estudo: em 2011/12, 88,6% dos estudantes graduados em direito no Reino Unido encontraram oportunidades profissionais em até seis meses após a conclusão do curso.

6) Engenharia: 141.100 inscrições. A engenharia está entre as quatro áreas que mais vêm recebendo incentivos na atualidade, as chamadas STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Inclusive, estas são as áreas contempladas pelo programa brasileiro Ciência sem Fronteiras.

5) Estudos sociais: 202.510 inscrições. De acordo com o Ucas, os cursos acadêmicos de ciências sociais englobam as áreas de antropologia, criminologia, psicologia e trabalho social.

4) Ciências biológicas: 231.720 inscrições. O Telegraph conta que, aparentemente, as entrevistas de admissão feitas pela Oxbridge (Universidade de Oxford e Universidade de Cambridge) com candidatos dos cursos da área incluíram a análise de esqueletos de animais irreconhecíveis, como a coluna vertebral de um porco-espinho e o crânio de uma lontra. Talvez o processo seletivo em outras instituições britânicas não seja tão complicado quanto os da Oxbridge, porque não impediu que os cursos da área recebessem mais de 230 mil inscrições, 8% a mais que o ano passado.

3) Artes criativas e design: 244.620 inscrições. Estas áreas acadêmicas incluem os cursos de arte, design gráfico, ilustração, tecidos, design de interiores, design da moda, design de produtos, animação, entre outros.

2) Estudos empresariais e administração de empresas: 280.240 inscrições. Em 2012, esta área entrou para o top 12 das disciplinas que mais oferecem oportunidades profissionais aos estudantes após a conclusão da graduação – algo que deve ser levado em consideração ao escolher um curso acadêmico.

1) Disciplinas aliadas à medicina: 361.360 inscrições. Esta é uma área bastante ampla, segundo o Ucas, abrangendo ciências biomédicas e fisioterapia.

Lembrando que o número de inscrições é o número total de estudantes que passaram pelo processo seletivo em universidades britânicas pelo site Ucas, diferente do número de estudantes admitidos e matriculados.

Ucas

O Universities and Colleges Admissions Service, mais conhecido como Ucas, é uma instituição registrada que realiza serviços de admissão em cursos de ensino superior (inclusive preparatórios, como os A-levels) para universidades britânicas. Os estudantes podem se inscrever em cursos acadêmicos e passar pelo processo seletivo das instituições tudo pelo site. O Ucas se responsabiliza em explicar sobre cada um dos processos seletivos que você estiver se inscrevendo, e você pode logar no site para continuar preenchendo suas inscrições a hora que quiser. Conheça o Ucas aqui.

Leia a lista do site The Telegraph aqui.

 

Leia mais:

Os dez cursos que mais cresceram em popularidade no Reino Unido nos últimos anos

Pesquise por cursos

Reino Unido
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...