Essenciais
Reino Unido: Últimas notícias

Rankings Universitários no Reino Unido e no Mundo

760

Com tantas universidades e faculdades para escolher, como decidir qual a melhor opção? Um dos métodos mais populares e competentes utilizados pelos estudantes internacionais é o estudo dos rankings universitários e tabelas das ligas. Para te ajudar a utilizar essas ferramentas e compará-las a outros recursos, a editora do Hotcourses, Alejandra, escreveu o artigo a seguir:

Decidir qual curso estudar e escolher a sua universidade pode ser uma das mais significantes e, muitas vezes, intimidantes decisões que você deverá tomar na sua juventude. Com uma infinidade de opções disponíveis e com todas as instituições se dizendo as melhores, como avaliá-las?

O primeiro passo a tomar é decidir qual é o fator mais importante para você. Escolher o melhor curso? Conseguir uma bolsa de estudos? Ou simplesmente escolher um destino? Talvez você saiba que quer estudar Administração, mas não sabe qual das faculdades é a melhor nessa área. É aí que os rankings entram na jogada.

 

Guia de Universidades do “The Guardian”

O Guia de Universidades do The Guardian é um ranking universitário conceituado que, ao contrário das outras tabelas de ligas, mede a qualidade de ensino das instituições e os seus recursos, sem se esquecer da qualidade de sua pesquisa, fator determinante para estudantes de pós-graduação.

Critérios de Avaliação:

  • Qualidade do ensino, avaliada pelos estudantes do último ano na pesquisa nacional de estudantes (NSS): porcentagem de alunos satisfeitos.
  • Feedback e avaliação, avaliada pelos estudantes do último ano na pesquisa nacional de estudantes (NSS): porcentagem de alunos satisfeitos.
  • Os resultados do NSS quando alunos do último ano são perguntados sobre a qualidade geral do curso.
  • Investimento por estudante – em uma escala de 1 a 10.
  • Relação aluno/professor: número de estudantes para cada professor da instituição.
  • Perspectivas de carreira: porcentagem de diplomados que encontram emprego, ou estágio em tempo integral, dentro de seis meses após a graduação.
  • Valor acrescentado: comparação dos resultados individuais dos alunos com suas qualificações no ingresso ao ensino superior – em uma escala de 1 a 10. Isso ajuda a mostrar a eficácia do ensino da instituição, a medida em que um departamento ajuda o aluno a ultrapassar suas expectativas.
  • Critérios de Admissão: Nota dos alunos no UCAS.

 

Guia das Melhores Universidades do “The Times”

O Guia de Universidades do The Times é reconhecido como a avaliação de maior autoridade desde 1993. As universidades da tabela principal são comparadas através de oito critérios de importância para os graduandos:

  1. Satisfação do Estudante (de acordo com a Pesquisa Nacional de Estudantes)
  2. Pesquisa (Autoridade do Exercício de Pesquisa)
  3. Requisitos de Admissão (nota média do UCAS)
  4. Relação aluno/professor
  5. Investimento em Instalações: Média de investimentos, por aluno, em esportes, serviços de auxílio à carreira, saúde e aconselhamento
  6. Desepenho Acadêmico: Porcentagem de estudantes formados com boas notas
  7. Perspectivas de Pós-graduação: Porcentagem de graduados britânicos trabalhando na área ou em cursos de pós-graduação
  8. Conclusão: Porcentagem de estudantes que conseguem concluir o curso

 

Guia das Melhores Instituições de Ensino Superior do Mundo do “The Times”

O Guia das Melhores Instituições de Ensino Superior do Mundo do The Times foi desenvolvido em parceria com a Thomson Reuter (uma nova agência de pesquisa) e com o auxílio de mais de 50 líderes do setor, de 15 países ao redor de cada continente.

A metodologia da avaliação emprega 13 diferentes indicadores de performance desenvolvidos para analisar todas as atividades da universidade, do ensino até à pesquisa para transferência de conhecimentos, representadas por 5 categorias:

  1. Ensino: O ambiente de ensino
  2. Pesquisa: Volume, verba e reputação
  3. Citações em jornais impressos: influência da pesquisa
  4. Renda da Indústria: Inovação
  5. Mix Internacional: funcionários e estudantes

 

Ranking das Melhores Universidades do Mundo da Universidade de Shanghai

O Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo (ARWU), foi lançado pela primeira vez em 2003 pela universidade de Shanghai e se tornou, segundo o The Economist, o ranking mundial das universidades de pesquisa mais utilizado. Mais de 1000 universidades são classificadas todos os anos pelo ARWU e a lista das 500 melhores instituições é publicada na internet.

Esse ranking utiliza seis indicadores objetivos para avaliar as universidades:

  • Número de formados e funcionários ganhadores de prêmios Nobel e Medalhas de Campo
  • Número de pesquisadores altamente citados selecionados pela Thomson Scientific
  • Número de artigos publicados em revistas sobre Natureza e Ciência
  • Número de artigos indexados no Science Citation Index
  • Citações expandidas ou de Ciências Sociais no Science Citation Index
  • Performance per capita em relação ao tamanho da instituição.

Embora os rankings sejam uma forma útil para medir certas áreas da performance universitária, eles não devem ser o ponto de partida da sua pesquisa, ou o fator decisivo da sua escolha. Não faz sentido algum estudar em uma universidade melhor posicionada que outra, baseado somente nessa informação; antes de tudo você deve levar em conta o que quer estudar, onde você deseja estudar e como você planeja estudar.

Quando você estiver seguro nesses três fatores, suas escolhas apontarão automaticamente para as suas necessidades. Só então os rankings poderão ser utilizados para refinar sua escolha entre as opções existentes.

Lembre-se de que existem inúmeros outros recursos disponíveis além dos rankings. Tente ler comentários de alunos ou ex-alunos para ver como a sua universidade escolhida realmente é. Esta é uma ótima maneira de ir além dos fatos e números e analisar a experiência real que você está procurando.

Você também pode ler blogs e artigos de outros estudantes, bem aqui no Hotcourses!

Reunimos no site todos os rankings importantes, incluindo os resultados globais dos comentários de nossos alunos. Para visitar nossa seção de rankings universitários, clique aqui.

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...