Essenciais
Reino Unido: Quando chegar lá

Estágios para estudantes no Reino Unido: conheça seus direitos

1166

 

O estágio é uma excelente oportunidade para colocar a “mão na massa”. É o primeiro passo para ganhar experiência nas práticas e padrões empresariais. Além disso, é essencial para melhorar seu currículo e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades e competências vitais para garantir uma solida posição no mercado de trabalho, cada dia mais competitivo. No entanto, apesar dos benefícios, há também um constante debate sobre sua regulamentação específica - o que é aceitável e o que não é. O editor do site coreano So Young Bae   estagia no Hotcourses e dá seu conselho.

É muito importante conhecer os seus direitos durante o período em que fizer parte do programa de estágios de uma empresa.

De acordo com o website e4s.co.uk, se o seu estágio não for remunerado, ele deve estar de acordo com pelo menos um desses critérios:

1. Envolver apenas atividades voluntárias para instituições de caridade registradas

2. Ser simplesmente um estágio observacional, sem produção de trabalho

3. Fazer parte do seu curso acadêmico

Em uma recente entrevista para a BBC, Kate Lawton, pesquisadora do Institute for Public Policy Research, afirmou que os estagiários têm direito à remuneração de, pelo menos, um salário mínimo, se nenhum dos requisitos listados forem preenchidos.

Sua afirmação conta com o apoio de muitas organizações e órgãos que estão lutando pelos direitos de trabalho dos estudantes, como, por exemplo, a Intern Aware. Por meio do site da entidade, você poderá obter novidades e as mais recentes notícias tanto para políticas empresariais como as governamentais.

O assunto também foi tema de um documentário da BBC, em que Richard Bilton apresentou histórias e experiências de estagiários do Reino Unido. É na indústria da moda e das Relações Públicas que estágios não remunerados são mais comuns e podem ter a duração de até um ano. Esta situação é considerada “aceitável” dada a concorrência nas áreas de trabalho. Afinal, “se o candidato não estiver disposto, outro estará" - o que é visto por muitos como exploração.

Desde o lançamento do documentário, o tema vem sendo amplamente comentado e discutido em diversos fóruns on-line de estudantes.

Na indústria do entretenimento, estágios não remunerados também são frequentes. Mas, não devem durar mais do que 4 semanas e as despesas de viagens devem ser pagas pelo empregador, como defende a Universidade de Artes de Londres. A instituição também orienta seus alunos sobre a extensão do período de estágio somente se houver o pagamento de um valor mínimo por hora. Para ter acesso a informações e oportunidades de estágio, consulte o site Directgov.

Enfim, é essencial estar ciente dos seus direitos antes de se envolver em qualquer tipo de trabalho não remunerado. Discuti-lo com um conselheiro de sua universidade ou fazer sua própria investigação on-line vai ajudar você a encontrar o estágio ideal para incrementar sua carreira.

  • Leia mais:

Dicas para candidatos – saiba mais sobre como se preparar para entrevistas, redigir seu currículo e encontrar o estágio que procura.

Saiba onde estudar no Reino Unido

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.