Essenciais
Reino Unido: Quando chegar lá

A Magia das quatro estações do ano em Londres

5974

Como nativa de um país tropical, o que mais costumava me preocupar antes de ir para Londres era o seu clima. Como sobreviver em um país temperado do hemisfério sul sem sofrer com todas as mudanças climáticas e estações do ano bem definidas?

O verão...

Foi muito mais tranquilo do que eu esperava. Ao contrário do que muitos dizem, em Londres o sol ainda insiste em brilhar no verão e as temperaturas (pasmem!) são muito parecidas com as nossas, chegando, muitas vezes, aos 32 graus celsios.

A principal diferença é que os verões de lá são muito mais secos (a região do corpo que mais sofre é a área dos olhos, portanto, hidratante neles!) e os dias mais longos, com o sol nascendo às 5 da manhã e se pondo às 22 horas.

É nessa época que costumam acontecer os famosos festivais ao redor do Reino Unido, que vão desde encontros de amantes de comida orgânica e sustentabilidade, até os grandes festivais de música ao ar livre, como o Glastonbury, o Reading and Leeds Festival e o V Festival.

Não é difícil encontrar um evento diferente do outro acontecendo nos vários parques e praças espalhadas pela cidade de Londres, e, para a sorte dos estudantes internacionais, muitos deles têm entrada gratuita.

Nessa época do ano também são muito comuns os barbecues (ou BBQ) nos jardins das várias repúblicas de estudantes, onde geralmente, cada convidado leva a sua bebida e a sua comida para grelhar.

Outro programa interessante de verão é passar o dia em alguma das praias próximas a Londres, como Brighton ou Bournemouth. Para ir até uma dessas cidades, você pode pegar um trem ou um ônibus de Victoria Station. A viagem tem duração, em média, de uma hora até Brighton e duas até Bournemouth e as passagens, dependendo da disponibilidade, variam entre £8 e £20.

Dicas de sobrevivência para o verão: nunca saia de casa sem uma garrafa d’água e protetor solar.  Para as meninas: Sempre tenha uma canga na bolsa para poder aproveitar as tardes lindas de verão para tomar sol ou bater papo no parque.

O Outono...

O calor dura aproximadamente até o final de agosto e o mês de setembro é sempre uma surpresa, podendo ou não apresentar o tempo bom, dependendo do ano.

Com os termômetros começando a baixar, as árvores começam a perder suas folhas e a vegetação vai aos poucos mudando de cor.

Essa é a época perfeita para viajar pelo país ou até mesmo pela Europa, já que, terminada a alta temporada europeia, o preço das passagens de ônibus, trem e avião e as dárias de hotéis e hostels são vendidas a preços promocionais. A dica para conseguir descontos maiores ainda é sempre procurar comprar suas passagens com antecedência: quanto antes você comprar, menos dinheiro irá gastar.

Dicas de sobrevivência para o Outono: Tenha sempre um cardigan (ou um trench coat) e um casaco impermeável ou guarda-chuva na mochila, você nunca sabe quando o tempo pode virar. É sempre bom estar preparado para imprevistos, e, como já diziam os Beatles “Sitting in an English garden waiting for the sun...If the sun don't shine You get a tan from standing in the English rain”.

O Inverno...

No final de novembro a neve costuma dar seus primeiros sinais e o sol começa a ir embora às 3 da tarde, trazendo um certo ar de nostalgia aos moradores da cidade.

Esse porém, não é um motivo para se preocupar pois, todas as casas, lojas, escolas e até mesmo ônibus possuem sistema de calefação, sendo quase impossível você passar frio.

A temperatura média durante o dia raramente chega a graus negativos, no entanto, à noite ela pode chegar a -10 graus celsios.

As pessoas costumam dizer que o grande problema do inverno em Londres não é o frio, mas sim os ventos fortes e a garoa incessante. A melhor maneira de se proteger contra eles (e demorei um pouco para descobrir essas artimanhas...) é comprar um bom protetor de orelhas, meias de pelúcia e malhas térmicas, que podem ser facilmente encontradas em qualquer lojinha do centro. Dessa forma você diminui o sofrimento em praticamente 80%. Os outros 20% podem ser evitados com uma boa alimentação, rica em carboidratos, logo pela manhã, a fim de garantir a energia necessária para aproveitar bem o seu dia.

Evite marcar viagens entre dezembro e janeiro. Como em Londres não costuma nevar muito, seu sistema de transporte não está preparado para enfrentar as poucas nevascas que podem acontecer durante o inverno e que praticamente param a cidade, com estações de trem, metrô e aeroportos fechados durante alguns dias.

Mesmo assim, durante o inverno ainda existem muitas opções de diversão na cidade: aproveite para brincar em uma das muitas pistas de patinação no gelo ou parques de diversão espalhadas pela cidade ou passear, comer e comprar presentes na feira de Natal do Hyde Park (a Winter Wonderland), na feirinha de Natal às margens do Rio Tâmisa ou nas muitas lojas de Oxford Street.

Também aproveite para visitar os museus e galerias da cidade, como o British Museum, a National Gallery e o Tate Modern; assistir um musical nos vários teatros de Holborn e Piccacilly e ir ao cinema. A Rede de Cinema Cineworld disponibiliza um plano mensal ilimitado onde você paga £14.99 e pode assistir qualquer filme, a qualquer hora, quantas vezes quiser, em qualquer cinema da rede no Reino Unido.

Dicas de sobrevivência para o Inverno: Um casaco bem quente de lã ou fibra, malhas térmicas, protetores de orelha, meias de pelúcia e uma boa capa de chuva.

Finalmente a Primavera...

No mês de abril o clima volta a esquentar em Londres, assim como o humor dos seus moradores, que voltam a ver o sol.

A primavera definitivamente é uma das estações mais felizes do ano em Londres, pois é quando a cidade começa a ganhar vida e uma explosão de cores e sorrisos.

Seus jardins e parques voltam a ficar floridos e até mesmo as estações de metrô são invadidas por buskers (músicos de rua), saudando a volta do sol.

Uma ótima opção de passeio nessa época são os vários mercados de rua, como o Borough Market (feira de comida), o Portobello Road (feira de antiguidades), o Columbia Road (Mercado de Flores), o Brick Lane Market ou um dos vários mercados de rua de Camdem Town (feira de roupas, comidas e arte pop), entre outros.

Também recomendo um passeio de barco pelo rio Tâmisa ou uma caminhada à beira do rio em Richmond, uma das regiões mais posh da cidade, com vários moradores célebres, como  o vocalista dos Rolling Stones, sir Mick Jagger.

Dicas de sobrevivência para a Primavera: um cardigan, um sorriso no rosto, uma máquina fotográfica na mão e “Here Comes the Sun” dos Beatles no mp3.

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Brasil editor

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.