Essenciais
Reino Unido: Financiamento Estudantil

Custo de vida no Reino Unido

Quanto é o gasto com moradia, lazer, transporte e alimentação em Londres.

Custo de vida no Reino Unido
8148

O custo real de ser um estudante na Inglaterra depende da cidade e da universidade que você escolher. Existem diferenças gritantes do custo de vida entre as regiões do Reino Unido. Entenda mais ou menos como serão os seus gastos como um estudante da Inglaterra antes de planejar a sua viagem.

Exigências financeiras da UKBA

Quando você fizer o pedido pelo visto de estudante para a Inglaterra (Tier 4 – General), a UK Border Agency pede para que demonstre possuir capacidade de manter-se financeiramente no país. De que forma? Comprovando ter fundos em uma conta bancária em seu nome ou no nome do seu guardião legal (caso seja menor de idade); ou então ter acesso a empréstimos (loan) de uma instituição financeira. A quantia comprovada exigida depende da duração do seu curso e do local onde irá morar na Inglaterra.

Mesmo que a quantia que você gastará a cada mês dependa da cidade que você mora e do seu estilo de vida em geral, a UKBA tem uma série de quantias fixas como uma estimativa de quanto você precisará por mês para morar no Reino Unido.

- £ 1.000 (aproximadamente R$ 3.382) por mês se você passa mais da metade do seu período de estudo na região central de Londres.

- £ 800 por mês se você passa menos da metade do seu período de estudos fora da região central de Londres (e se a sua também instituição estiver localizada fora da área central da cidade).

Moradia

O preço de acomodações na Inglaterra depende do tipo de moradia que você escolher e da cidade em que irá residir. Em média, o aluguel de um quarto em uma casa dividida com outros estudantes deve custar £ 100 por semana, mas você também irá gastar com contas, internet e outros serviços.

Você encontrará ofertas mais baratas caso optar por morar em dormitórios acadêmicos, em prédios residenciais dentro da sua instituição. Se esta for a sua opção, quando for fazer o pedido do visto de estudante Tier 4, pode descontar até £ 1.000 da quantia que precisa ser comprovada, pois provavelmente já terá tido que pagar pela acomodação diretamente com a sua instituição. Você precisará providenciar um recibo que comprove o pagamento, ou então o seu Tier 4 Sponsor (funcionário da universidade/faculdade responsável em auxiliá-lo com o processo de concessão de visto) pode adicionar esta informação nos documentos que serão lhe providenciados antes da entrevista para o visto.

Saiba mais sobre moradias para estudantes no exterior aqui.

Alimentação

Apesar de não ser um país com uma culinária internacionalmente reconhecida, como a França e a Itália, a Inglaterra tem vivido um renascimento gastronômico pela última década e isto pode durar por muito tempo. O Reino Unido possui uma incrível combinação de diferentes culinárias proporcionadas pelo grande fluxo de imigrantes. Você pode encontrar comida do mundo inteiro na Inglaterra!

A alimentação de um estudante pode ser bastante precária, devido à corrida rotina de estudos, fazendo com que comprem o que houver mais próximo da instituição ou então comendo bastante junk food. Por isso, fazer uma compra semanal ou mensal em um supermercado é a melhor forma de economizar dinheiro e tempo, já que poderá pesquisar preços dos produtos nas prateleiras, e, desta forma, terá tudo o que precisar dentro de casa.

Encontre abaixo uma lista de preços que você encontrará nos supermercados britânicos:

-Pacote de pão: £ 1.20

-Dois pacotes de leite: £ 1.20

-Caixa de cereal: £ 2

 -Garrafa de refrigerante: £ 1.20

-Maçãs: £ 1 por um pacote com quatro unidades

-Carne (500 gramas): £ 3 - £ 4

Ou então de outros itens, além da alimentação:

-Jornal matinal: £ 2

-Shampoo: £ 2.20

-Sabonete: £ 1

Lazer e entretenimento

A cultura britânica oferece infinitas opções de lazer e entretenimento. E não precisa necessariamente sair caro aos seus bolsos. Você pode visitar museus, galerias e famosos pontos turísticos de graça, além de ter descontos em teatros, cinemas e outras atrações com a sua carteirinha de estudante (student card) caso esteja matriculado em um curso de período integral. Cheque a sessão London for free (Londres de graça) da revista Times Out para descobrir uma grande variedade de atividades que não exigem nem um centavo.

Veja a lista de valores de algumas atividades em Londres:

-Exposições em galerias: £ 7

-Entrada em clubs ou baladas: £ 5 - £ 10

-Ticket de cinema (sem desconto para estudantes): £ 8

-Entrada em museus: normalmente, gratuitas.

Outros custos

Como um estudante de período integral na Inglaterra, você não precisa pagar o Council Tax. Mas se você mora em acomodações alugadas fora da universidade e a divide com pessoas que não são estudantes integrais, talvez você precise pagar o imposto. O tax cobre serviços comunitários, coleta de lixo, polícia, iluminação das ruas e outras taxas. Entenda mais sobre isso aqui.

Outra taxa comum é a TV license (licença de TV). Se você possui uma televisão no Reino Unido, precisa pagar uma licença anual, que custa em média £ 145.50 – mas o preço muda anualmente. Se você mora em um dormitório acadêmico da sua universidade, você pode assistir à televisão em salas comunitárias sem precisar pagar a licença anual. Entenda mais sobre isso aqui.

Transporte

Se você for maior de 18 anos, estiver matriculado em um curso de meio período ou integral e morar em Londres durante os estudos, pode conquistar uma 18+ Student Oyster, carteirinha que permite 30% de desconto no preço total dos tickets para metrôs e ônibus públicos. É só fazer a inscrição online em Apply Online na página da Transport for London.

Entre aqui para conhecer o valor dos passes dos transportes públicos de Londres em 2013.

Leia mais:

Custo de vida na Irlanda

Estudantes de doutorados e MBA’s poderão estender estadia no Reino Unido

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Custo de vida no Reino Unido

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Leitura recomendada