Essenciais
Reino Unido: Financiamento Estudantil

3 bolsas de estudo no Reino Unido

Três bolsas de estudo famosas e outros financiamentos oferecidos para estrangeiros interessados em estudar no Reino Unido

3 bolsas de estudo no Reino Unido
3200

Com um dos maiores padrões de qualidade de ensino do mundo, não é surpreendente que o Reino Unido seja uma das escolhas principais entre estudantes internacionais. Apesar de excelente escolha, estudar no país pode sair muito caro (ainda mais com a libra esterlina valendo mais de R$ 4). Por isso, as bolsas de estudo são uma opção procurada por estudantes de todas as partes do mundo. Há diferentes oportunidades disponíveis para ajudar a bancar os estudos na Grã-Bretanha, a maioria delas extremamente competitiva. Sendo assim, se a sua intenção é conquistar uma bolsa financeira para estudar no Reino Unido, deve começar a se preparar o quanto antes possível, além de pesquisar intensamente para encontrar uma que atenda às suas necessidades específicas.

Listamos a seguir três formas de conseguir financiamento e três bolsas de estudo famosas no Reino Unido. Esperamos que ajude!

ÓRGÃOS DE FINANCIAMENTO

Governo do Reino Unido

Há um número limitado de bolsas de estudo concedidas a estudantes internacionais pelo governo britânico. A principal delas é a Chevening Scholarship Programme, oferecidas a estudantes que demonstrem potencial para liderança e que sejam promessas em suas áreas de estudo para cursar bacharelados, mestrados e doutorados no Reino Unido.

Em alguns casos, o governo britânico trabalha em conjunto com governos ou organizações estrangeiras para criar programas de financiamentos oferecidos a estudantes de uma nacionalidade específica. Você pode verificar se existe uma bolsa para brasileiros no Reino Unido pelo site da embaixada ou consulado britânico no Brasil.

Sua universidade

Quase todas as universidades do Reino Unido oferecem algum tipo de ajuda financeira a estudantes internacionais. No entanto, a grande maioria das bolsas é para estudantes de pós-graduação, porque suas áreas de especialização (principalmente as dos cursos de pesquisa) são de grande valor para a universidade e para o país. Estas bolsas de estudo são normalmente oferecidas com base em mérito acadêmico e, como a concorrência é grande, você deve fazer o possível para se destacar de forma positiva durante o processo de seleção. Por exemplo, mencionar trabalhos voluntários ou experiência profissional que você tenha na sua área – ou qualquer experiência que demonstre habilidades de liderança e comuniação.

Além de bolsas de estudos, muitas universidades do Reino Unido também oferecem financiamentos em forma de empréstimos, reduções nas taxas de ensino ou pagamentos únicos a estudantes em circunstâncias específicas. Entre em contato com a sua universidade e conheça as opções disponíveis.

Empresas externas e órgãos de financiamento

Há uma variedade de empresas, conselhos, organizações e órgãos externos de financiamento que oferecem programas de bolsas para estudantes internacionais. Um deles é o Research Councils UK, que tem uma variedade de órgãos de pesquisa para financiar pós-graduações por área de estudo.

As possibilidades de financiamento são infinitas e podem ser encontradas por uma simples pesquisa na internet, em sites como The Scholarship Hub, Postgraduate Funding Guide e Scholars4Dev. O Hotcourses Brasil também tem um banco de dados com milhares de bolsas de estudo oferecidas por instituições internacionais.

BOLSAS DE ESTUDO

Chevening Scholarships

Outorgadas pelo UK Foreign and Commonwealth Office e por organizações parceiras, as Bolsas de Estudo Chevening são concedidas a estudantes com excelentes desempenhos e que estejam interessados em pós-graduações no Reino Unido, normalmente, em mestrados de um ano de duração.

A seleção é feita por mérito acadêmico e pelo potencial do estudante de se tornar um líder em sua área de especialização. As bolsas são concedidas em uma diversidade de campos, como política, negócios, mídia, meio ambiente e religião. Embora sejam aceitas inscrições em todas as áreas, algumas são prioridades, dependendo do seu país de origem. Para saber as exigências para a inscrição de brasileiros, inclusive prazos e critérios de admissão, visite o site do programa Chevening.

Para se qualificar, você deve ter um bacharelado equivalente a um diploma upper second class honours (2:1) do Reino Unido e precisará provar que retornará ao Brasil após os estudos. Além disso, para não-nativos na língua inglesa, é exigida a comprovação de proficiência mínima no idioma.

A inscrição no programa Chevening é feita separadamente da inscrição em sua universidade, mas você terá de realizá-las na mesma época. O processo é feito de forma online e também exige uma declaração pessoal. Durante a inscrição, você deverá selecionar três mestrados no Reino Unido em ordem de preferência. Se você for selecionado, passará por uma entrevista.

A bolsa do estudo pode ser total ou parcial, cobrindo taxas de ensino, viagem e despesas com o visto e a dissertação (se necessário) e uma mensalidade para o custo de vida. Veja uma explicação completa sobre as bolsas pelo site do Chevening.

Google Anita Borg Memorial Scholarship EMEA

Inspirado na proposta "50/50 até 2020" da Drª Anita Borg, esta bolsa de estudo tem como objetivo fazer com que 50% dos graduandos de computação sejam mulheres até 2020. Estudantes das áreas de ciência da computação, engenharia da computação ou outra área relacionada de bacharelado, mestrado e doutorado de qualquer universidade do Reino Unido podem se inscrever.

A inscrição é feita online, obrigatoriamente em inglês, e você deverá enviar cópias digitais do seu currículo, declaração pessoal, históricos acadêmicos e detalhes de referência. Antes de começar a se inscrever, é necessário se registrar. Os prazos finais mudam a cada ano, mas em 2014, por exemplo, terminaram no dia 17 de fevereiro, para início do curso em setembro (o primeiro semestre do ano letivo no país). Leia algumas dicas sobre a inscrição aqui. No momento, infelizmente, não há opções para estudantes da América Latina e, para poder se qualificar, você deve estar matriculado em qualquer universidade britânica.

Bolsas de estudo de graduações QUEST

Esta bolsa de estudo é outorgada pelo Queen's Jubilee Scholarship Trust (QUEST) para estudantes com excelentes desempenhos prestes a começar uma graduação de Engenharia Civil acreditada pela Instituição de Engenheiros Civis (ICE), de uma universidade participante do programa. A maioria das bolsas é financiada por empresas externas de engenharia civil e construção que trabalham em parceria com a ICE. Os estudantes devem trabalhar para a companhia que oferecer financiamento aos seus estudos durante as férias de verão e em vaga integral após a graduação.

Há também uma variedade mais limitada de bolsas financiadas diretamente pelo QUEST, mas os estudantes contemplados terão que conseguir um treinamento durante as férias de verão por conta própria.

Quando for se inscrever, o candidato precisa indicar cinco companhias nas quais gostaria de trabalhar, em ordem de preferência. Faça o download e preencha o formulário de inscrição, reúna os seus documentos de suporte e cartas de referência. Tudo deve ser enviado por email para quest.application@ice.org.uk. Em 2014, o prazo final foi o dia 5 de junho, para o começo do curso em setembro.

Os candidatos também terão de demonstrar o comprometimento com o campo da engenharia civil, excelente desempenho acadêmico, potencial de liderança, ambição e forças de caráter. Os estudantes selecionados passarão por entrevistas (até cinco, dependendo da resposta à sua inscrição).

Leia mais:

O Ensino Superior no Reino Unido

O processo seletivo no Reino Unido

Taxas de ensino no Reino Unido

Acomodações estudantis no Reino Unido

Três áreas de estudo no Reino Unido

Pesquise por cursos

Reino Unido
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

3 bolsas de estudo no Reino Unido

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...

Leitura recomendada