Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

As 12 universidades mais esportivas do Reino Unido

Pesquisa do Which? University com mais de 16 mil estudantes britânicos revela quais são as universidades do Reino Unido que mais estimulam a prática de esportes

As 12 universidades mais esportivas do Reino Unido
1038

A pesquisa realizada pelo “Which? University” em 2014, além de listar as instituições mais criativas do Reino Unido com base nas respostas de mais de 16 mil estudantes da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, também analisou a presença dos esportes na vida universitária. Dividida em duas partes (uma no verão passado e uma no atual), a pesquisa pediu que os participantes indicassem se os esportes tinham um papel importante em suas respectivas universidades.

Veja as instituições que se destacaram como “esportivas” (sem nenhuma ordem específica), com base na matéria publicada pelo site The Telegraph.

Northumbria University

A instalação Central de Esportes da Northumbria foi inaugurada em 2010 e a Universidade tem mais de 40 clubes esportivos diferentes disponíveis aos estudantes. Além disso, a instituição oferece a oportunidade de se tornar um técnico esportivo certificado. O famoso jogador de rúgbi britânico Martin Corry se formou em Estudos do Esporte na Northumbria em 1997.

St Mary’s University College, Twickenhan

A instituição oferece mais de 20 clubes esportivos e afirma que se um esporte ainda não estiver incluso na lista, e que em sua opinião deveria estar, você deve entrar em contato com o presidente da União Atlética para que um novo clube seja criado. Na St Mary’s, há três complexos de esportes, um centro de ginástica, um estúdio de dança, pistas de atletismo e dois campos.

University of Bath

A instituição tem três opções de graduações em esportes (Esporte e Ciências Sociais, Esporte e Ciência do Exercício, e um preparatório na área de Desempenho Esportivo) e dois mestrados a distância (Fisioterapia dos Esportes e Esporte e Medicina do Exercício). A Bath tem 48 clubes esportivos.

University of Stirling

Em 2008, o político escocês Alex Salmond nomeou esta instituição como a Universidade de Excelência Desportiva da Escócia – graças às instalações, como piscinas olímpicas e centro indoor de tênis, e 43 clubes estudantis, incluindo futebol gaélico, luta corpo a corpo, paraquedismo, triatlo e frisbee.

Brunel University

A Brunel tem vários clubes esportivos, desde convencionais, como hóquei, caratê e badminton, aos mais “alternativos”, como arco e flecha e kart. O seu hall de esportes tem parede de escalada, quadra de críquete e redes de tiros com arco.

Durham University

A instituição tem uma alta classificação na liga BUCS (British universities and colleges sports; Esportes de faculdades e universidades britânicas). Ano passado, ficou em segundo lugar, perdendo apenas para a Loughborough University. A Durham afirma que 90% de seus estudantes participam de alguma atividade esportiva regularmente e que a universidade oferece treinamento profissional em dez disciplinas esportivas e de meio-período em várias outras.

Leeds Metropolitan University

A União Atlética da Leeds é formada por 49 clubes esportivos, muitos dos quais competem com outras universidades semanalmente. Entre eles, estão os esportes: futebol australiano, queimada, Mountain Bike e parkour. As instalações do Centro de Esportes Carnegie incluem um centro atlético, parede de escalada, arena de ginástica e de esportes.

Cardiff Metropolitan University

A Cardiff tem várias equipes universitárias que competem interna e externamente (na liga BUCS). Alguns bolsistas da universidade recebem suporte financeiro de até £ 1.000 para bancar seus empenhos esportivos e acadêmicos.

Harper Adams University

De acordo com a instituição, “trabalhar e jogar com empenho” é uma parte muito importante da vida na Harper. No passado, as equipes de tiro ao prato, rúgbi e hóquei tiverem bons desempenhos na liga BUCS. As instalações de esportes da Universidade contam com piscina olímpica, quadras de esportes para todas as condições climáticas, boliche e terreno para prática de tiros.

University of Birmingham

A universidade costuma terminar entre os três primeiros colocados do campeonato BUCS com frequência. A atleta Non Stanford, graduada pela Birmingham, celebrou um lugar na Elite Feminina do Triatlo Mundial ITU de 2013 – ela é apenas uma entre os famosos ex-alunos esportistas da Universidade.

University of Chichester

O SARC (Sports Activity and Research Centre; Centro de Pesquisa e Atividade dos Esportes) é a principal instalação esportiva da Chichester, mas o seu campus tem também uma cúpula com três quadras de netball e três quadras indoor de tênis.

Loughborough University

Além de seu centro de ginástica, centro atlético de alto desempenho, estúdio de artes marciais, piscina olímpica e centro nacional de críquete, a Loughborough mantém viva a opinião de que os esportes têm de fazer parte de cada um dos estudantes do campus.

Leia mais:

As dez universidades mais criativas do Reino Unido

Os cursos do Reino Unido com o maior número de inscrições

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

As 12 universidades mais esportivas do Reino Unido

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...