Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

Ciências do Esporte

3780

 

Com a proximidade das Olimpíadas de 2012 em Londres, diversas instalações esportivas estão sendo construídas por todo o Reino Unido e, junto a elas, tem crescido a preocupação da população em manter uma vida mais saudável.

Como resultado, as Ciências do Esporte têm se tornado cada vez mais populares entre os cursos universitários, pois têm como objetivo principal influenciar a saúde e o estilo de vida da sociedade.

Infelizmente ainda tem muita gente por aí que pensa que os profissionais do Esporte passam o tempo se divertindo. Mas na realidade, a profissão requer imenso compromisso profissional com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e um profundo conhecimento do corpo humano e suas capacidades.

Se você se amarra em realizar atividades esportivas e curte levar um estilo de vida saudável, por que não fazer dessa paixão uma carreira bem sucedida?

Leia o que a Editora japonesa do Hotcourses, Kanako, tem a dizer a respeito da profissão e entenda mais sobre suas perspectivas:

Se você se interessa por esportes, fitness e se preocupa em ter uma vida saudável, estudar Ciências do Esporte no Reino Unido pode ser uma ótima opção. Diversas universidades oferecem grande variedade de cursos para você escolher.

O que são as Ciências do Esporte?

Provavelmente você não tem ideia alguma do que as Ciências do Esporte realmente estudam.  E geralmente, o senso comum dos princípios dessa área não conseguem pensar em nada além da clássica Educação Física. Alguma vez você se perguntou porque pula mais alto quando está jogando basquete ou imagina como uma dieta equilibrada pode melhorar a sua performance? Desvendar esses mistérios é a principal função das Ciências do Esporte – ao longo dos anos, com os esportes profissionais se tornando cada vez mais competitivos, iniciou-se uma corrida tecnológica e educacional, na qual os times e indivíduos lutam para encontrar até mesmo a mínima pista que possa provar ser a linha tênue que separa a vitória da derrota. São essas pequenas pistas que as Ciências do Esporte procuram encontrar.

Outra área de estudo dentro das Ciências do Esporte é o impacto dos esportes na saúde (física e mental) do público geral ou de crianças e jovens ainda na escola. Esses temas são estudados em módulos de anatomia, fisiologia, psicologia, nutrição e bio-mecânica. Mas se você está mais interessado em se tornar um treinador ou professor de educação física não se preocupe, muitas universidades também oferecem cursos profissionalizantes para treinadores.

Que tipo de instituição oferece cursos em Ciências do Esporte?

No Reino Unido, várias universidades oferecem cursos de graduação e pós-graduação em Ciências do Esporte. Normalmente, os cursos integrais de graduação têm duração de três anos e os cursos de pós-graduação apenas um ano.

O Jornal The Guardian recentemente publicou uma lista com as melhores universidades para 2012 de acordo com cada curso oferecido. Dentro da seção de Ciências do Esporte, você pode comparar dados de 67 universidades do Reino Unido que oferecem cursos dessa natureza. ­­­

Quais são os pré-requisitos para admissão?

Normalmente, os cursos de graduação requerem qualquer A-Level ou qualificação equivalente. Um A-level em Ciências é um diferencial. Os estudantes internacionais que não possuem nenhum A-level ou qualificação equivalente, talvez precisem fazer um foundati­­on year, para só então serem aceitos para um curso de graduação. Além disso, os estudantes que não têm o inglês como sua primeira língua devem provar seu nível de proficiência no idioma. Em geral, a pontuação mínima exigida pelo IELTS é de 6.0. Confira aqui as universidades que oferecem cursos preparatórios para o IELTS.

O que eu vou aprender no curso?

O curso varia de acordo com a universidade e a área de especialização. Na maioria das vezes, a avaliação nesses cursos é baseada em provas e trabalhos acadêmicos. Porém, como essa área envolve um componente “científico”, vários trabalhos de pesquisa também podem estar inclusos.

Por exemplo, a Universidade de Bangor tem uma escola de ciências, esportes, saúde e exercícios no campus, assim como vários centros de pesquisa especializada e laboratórios. Se você estiver interessado em uma aproximação científica com os esportes, confira antes quais são as universidades que oferecem grandes oportunidades de pesquisa.

Agora, se você estiver interessado em uma abordagem sociológica do esporte, algumas universidades oferecem cursos muito interessantes. A Universidade de Bournemouth por exemplo, oferece cursos de desenvolvimento de esportes, onde você pode aprender sobre a relação entre os esportes e a sociedade, a indústria do lazer, turismo e mercados internacionais.

Para conhecer outras universidades que oferecem cursos de Ciências do Esporte no Reino Unido, clique aqui.

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...