Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

Entrevista com professora de Sociedade Digital na Sheffield University

A professora Helen Kennedy explica sobre o Departamento de Estudos Sociológicos da Universidade de Sheffield

Entrevista com professora de Sociedade Digital na University of Sheffield
409

A professora Helen Kennedy é a coordenadora do Mestrado de Artes (MA) de Mídia Digital e Sociedade do Departamento de Estudos Sociológicos da University of Sheffield, no Reino Unido. Este mestrado é o único do país a oferecer aos estudantes a oportunidade de desenvolver uma ampla compreensão do entrelaçamento entre mídias e sociedade a partir de uma perspectiva sociológica. O Hotcourses a entrevistou e traz a seguir mais informações sobre o curso e a área de estudo que Helen leciona e pesquisa.

 

Qual aspecto do curso que você mais gosta de tratar em sala de aula?

Eu gosto de conversar com os jovens sobre o que acontece com as coisas que eles compartilham em plataformas de mídia social como o Facebook. Os conhecimentos e opiniões deles sobre este assunto nem sempre são o esperado. Algumas pessoas sabem que os seus dados nas mídias sociais são rastreados e vendidos, mas poucos estão realmente cientes que a combinação destes com outros dados podem nos fazer pessoalmente identificáveis.

 

Exemplos concretos da mineração de dados digitais podem ajudar a tornar esta informação real para os estudantes, como a história da adolescente que trocou alguns hábitos de compra (de sabonete perfumado por sabonete sem perfume) e com isso a loja online identificou corretamente que ela estava grávida. Os estudantes se preocupam com este tipo de situação dependendo de quem está rastreando as informações e o que é feito com elas. Por isso, é bom conversar sobre estratégias de resistência e como ter mais controle dos seus próprios dados.

 

Conte-nos sobre o corpo docente do Departamento de Estudos Sociológicos.

O Departamento de Estudos Sociológicos da Universidade de Sheffield tem uma reputação internacional estabelecida pelas suas pesquisas de importância mundial nas áreas de: Ciência, Tecnologia e Sociedade, Dinâmica Intergeracional, e Dimensões Globais e Internacionais da Mudança Social. Nossas pesquisas têm um impacto direto nas pessoas, nas organizações e na elaboração de políticas.

 

O Padrão de Excelência em Pesquisa (Research Excellence Framework) de 2014 classificou 79% de nossas atividades de pesquisa nas categorias de “excelência internacional” e “liderança mundial”. Isto fez com que o Departamento ficasse entre as dez melhores do Russel Group em resultado de pesquisas.

 

Pessoalmente, eu tenho pesquisado sobre mídia digital desde que elas passaram a existir na metade dos anos 90, cobrindo tópicos desde homepages da web a visualização de dados, de exclusão e desigualdade a web design, e de trabalhos em mídias digitais a mineração de dados de mídias sociais.

 

Outro membro importante da nossa equipe é Bridgette Wessels, cuja pesquisa sobre sociedade digital também abrange um amplo leque de tópicos. Atualmente, ela está pesquisando dados abertos, design participativo e o relacionamento entre mídia social e cultura. Outras colegas do Departamento têm especializações em uma diversidade de áreas nas quais a mídia digital exerce algum papel importante. Por exemplo, Clive Norris é especialista em vigilância e Katherine Davies pesquisa relacionamentos íntimos, duas áreas que são enormemente influenciadas pelas mídias sociais. Ou então Kate Reeds que analisa como as tecnologias de imagens médicas são usadas em vídeogames.

 

Quais são os benefícios de cursar este mestrado na Sheffield?

Na nossa faculdade, a disciplina de sociedade digital é uma grande prioridade, portanto, os estudantes estarão cercados por pessoas responsáveis pelas mais atuais pesquisas na área. Nós temos uma Rede de Sociedade Digital, que recebe todo tipo de eventos interessantes, workshops e palestras dos quais os estudantes do Mestrado de Mídia Digital e Sociedade podem participar. A Universidade de Sheffield foi eleita a melhor de todas as universidades do Reino Unido em experiência estudantil em uma pesquisa recente. Uma das maiores cidades do país, Sheffield é um lugar excelente para se viver – tem um cenário criativo e cultural vibrante, além de colinas e áreas rurais em seus arredores. Os estudantes que vêm para cá não querem mais ir embora!

 

Por que esta é uma excelente época para estudar esta área específica?

Qualquer época é excelente para estudar mídias digitais! Elas estão completamente incorporadas em cada um dos aspectos da vida e em todas as profissões disponíveis, de uma forma ou de outra. Sendo assim, ter uma compreensão profunda delas ajuda a expandir os horizontes em muitas áreas. As mídias sociais obviamente explodiram nos últimos anos, portanto está é claramente uma área de estudo importante. O compartilhamento de imagens, a cultura das selfies, as mensagens de texto, os aplicativos de namoro e a proliferação de dados que resultam de todas estas práticas são muito importantes nos dias de hoje. E, nas mídias digitais, nós nunca sabemos o que será importante amanhã, mas há sempre algo interessante pronto para acontecer.

 

Quais papeis e profissões os estudantes formados neste mestrado passaram a exercer após o curso?

Este curso é bem novo, mas eu posso dar alguns exemplos dos cursos de mídia digital que eu já ministrei. O marketing nas redes sociais é um campo em crescimento, e vários dos meus graduandos optaram pela área. Outros fazem trabalhos diretos com clientes em agências de marketing digital. Busca também continua sendo uma área importante – ou seja, continua a ajudar as empresas a ganharam espaço online e permanecerem no topo dos mecanismos de busca (as Search Engines).

 

Alguns passaram a trabalhar em caridades, por exemplo, como gerentes de projetos em mídias digitais. Um deles se tornou um consultor de experiência do usuário em uma empresa global da área.  Outro trabalha com comunicação para o Twitter! Dois prosseguiram para um doutorado (PhD) – um está estudando a política da internet nos Estados Unidos, e outro está estudando a cultura de fãs da TV nas mídias sociais no Reino Unido. Estes são só alguns exemplos.

 

Saiba mais sobre a Universidade de Sheffield aqui.

 

Leia mais:

Mestrados de Educação da University of Sheffield

Perguntas e respostas: acomodação para estudantes no Reino Unido

10 descobertas incríveis feitas por universidades britânicas

Pesquise por cursos

Reino Unido
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Entrevista com professora de Sociedade Digital na University of Sheffield

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...