Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

Três maneiras de atrair mais estudantes para a engenharia

Matéria do The Guardian debate estratégias para atrair mais estudantes para a engenharia

5330

A partir de um debate online entre engenheiros, acadêmicos e internautas, o jornal The Guardian listou algumas principais estratégias para melhorar a imagem da engenharia e, consequentemente, fazer com que mais estudantes se interessem por ela como área acadêmica de estudo. Conheça-as a seguir:

1) Introduzir a engenharia nas escolas

De acordo com o diretor executivo do Conselho de Pesquisa de Engenharia e Ciências Físicas, David Delpy, a maioria dos candidatos aos cursos de engenharia no Reino Unido tem pais ou parentes engenheiros – ou seja, é uma profissão da família. As escolas fundamentais têm diferentes matérias de ciências na grade obrigatória, mas nenhuma explica especificamente a engenharia.

Além disso, os estudantes precisam escolher entre uma das várias áreas da engenharia sem saber ao certo o que estudarão no ensino superior. Segundo Delpy, uma solução seria fazer com que o primeiro ano dos cursos universitários de engenharia seja o mesmo para todos e, a partir do segundo, com um conhecimento maior sobre as diferentes áreas, os estudantes pudessem escolher qual querem seguir.

2) Aumentar os salários e o prestígio dos empregos relacionados à engenharia

Vários estudantes de engenharia têm intenção de seguir carreiras em áreas mais técnicas, mas acabam à procura de cargos de gerência devido ao salário e às condições de trabalho melhores. De acordo com The Guardian, países como Estados Unidos e Austrália costumam oferecer melhores condições aos engenheiros. Um dos internautas que participaram do debate online do Guardian sugere que a ênfase seja dada ao intelectual da profissão – matemática, física e bom senso – e não apenas à técnica – macacões, capacetes de proteção e chaves inglesas.

3) Atrair mais mulheres

Engenheiras precisam servir de exemplo em todos os caminhos da profissão – da graduação ao doutorado, da pesquisa acadêmica a funções de chefia no setor – para que outras mulheres se interessem pela área. Tiina Roose, doutora em Ciências da Bioengenharia na Universidade de Southampton, acredita que dar ênfase aos desafios da sociedade abordados e solucionados pela engenharia, como envelhecimento e saúde, pode fazer com que mais mulheres se identifiquem com a área. Uma das internautas concorda: "Demonstrar a riqueza e a diversidade da engenharia e como os engenheiros trabalham para melhorar a qualidade da vida das pessoas é a chave para atrair mais mulheres para a área".

Pesquise cursos de Engenharia no Reino Unido aqui.

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...