Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

Estudar finanças no Reino Unido

Estudar finanças no Reino Unido
1007

 

A arte e a ciência da gestão de bens, valores, créditos, direitos... Finanças é uma das carreiras mais lucrativas do Reino Unido. Em Londres, um profissional recém formado, dependendo da função que exerce, pode ganhar de £140 a 240 por dia. Já um diretor recebe, normalmente, mais de £600 diários. (Veja a pesquisa Hudson 2012 sobre salários referentes às profissões em finanças no Reino Unido.)

 

Não é a toa que quatro entre as dez melhores universidades de business e finanças do mundo são britânicas. Você encontrará as melhores opções de cursos em finanças nos Business Colleges (College of Business ou School of Business) do Reino Unido, instituições especializadas em graduações, cursos técnicos, pós-graduações, e outros programas de estudo sobre tudo que abrange a área de business.

 

Finanças é oferecida em formato de graduações, mas são bastante comuns como cursos técnicos/profissionalizantes. Todos os profissionais da área precisam se enquadrar no Qualifications and Credits Framework LEVEL 4 para poder exercer a função no Reino Unido, ou seja, é necessário ter, pelo menos, o primeiro ano de graduação ou equivalente – por exemplo, curso técnico de diploma de dois anos de duração.

 

Durante o curso, você será introduzido a diferentes disciplinas e vertentes de finanças, que posteriormente podem tornar-se uma especialização, seja na prática profissional ou com a continuação dos estudos acadêmicos em uma pós-graduação. Entre elas, estão:

 

Proteção financeira

Planejamento de aposentadoria

Seguros

Investimentos e riscos

Regulamentos e ética dos serviços de finanças

Impostos

Recapitalização/Libertação de capital

Hipoteca

 

Uma carreira bastante seguida pelos formandos da área no Reino Unido é a profissão de financial advisor ou financial planner – conselheiro ou planejador financeiro -, um profissional especializado em preparar e orientar sobre planos financeiros que cobrem diferentes aspectos pessoais ou empresariais (incluindo assuntos como os da lista de especializações acima). Sendo um financial advisor, você pode optar por trabalhar para empresas da área ou por conta própria, abrindo o seu próprio escritório de planejamento financeiro no Reino Unido. Para isso, você precisa seguir as leis exigidas pelo Financial Service Authority e passar por uma série de exames para mostrar-se qualificado e receber Certificate in Financial Planning – Certificado em Planejamento Financeiro.

 

Onde estudar finanças no Reino Unido

 

Cursos de graduação em finanças no Reino Unido

Cursos técnicos/profissionalizantes em finanças no Reino Unido

Cursos de pós-graduação em finanças no Reino Unido

 

A profissão no Brasil

 

A carreira em planejamento financeiro também é lucrativa no Brasil – funções e cargos relacionados a dinheiro e financiamento costumam conquistar posições elevadas no mercado de trabalho. É claro que você precisa gostar de trabalhar e ter facilidade com números, estatísticas, e ter pensamento analítico. E além de promissora, a profissão de consultor financeiro é relativamente nova no país, o que proporciona um amplo campo de atuação e chances maiores de crescer na área.

 

Se você se interessou pela área, visite o site IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros) para saber como se tornar um profissional certificado.

 

Leia mais:

As qualificações acadêmicas no Reino Unido

Cursos de graduação na Inglaterra: como se inscrever?

Pesquise por cursos

Reino Unido
Vocacional
SOBRE O AUTOR

Estudar finanças no Reino Unido

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.