Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

Estudar Medicina no Reino Unido

10288

 

 

É óbvio que estudar medicina não é para qualquer um. Se graduar médico no exterior, então, é um teste de resistência, onde sobram apenas alguns poucos, e bons! Quantos de nós já não acompanhamos a saga de um estudante para entrar no curso, que é um dos mais disputados do mundo? E quantos de nós não vimos este mesmo estudante dedicando ainda mais seu tempo e esforço aos cadernos depois de aprovado? Isso acontece porque a medicina lida com o que há de mais precioso: a vida. Por isso o candidato a trabalhar com isso deve se entregar completamente. Neste artigo, Marcelo Beltrame fala sobre as possibilidades do curso, as vantagens de se graduar como um profissional da saúde no exterior e os compensadores desafios. 

Sobre o curso

Medicina é a ciência que estuda a natureza das doenças, trabalhando em sua prevenção e cura. Junto com especializações como Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, dentre outros, a Medicina tem um papel de destaque na área da saúde. O curso tem duração de 4 a 6 anos e costuma ser um dos mais caros da grade universitária, mas o investimento é compensado com o salário proporcionalmente alto dos profissionais. 

Prós e contras de estudar Medicina no exterior

Estudar no exterior já pressupõe, por si só, uma valorização do currículo profissional. Isso porque países de primeiro mundo como o Reino Unido abrigam as melhores escolas médicas, que dispõe também dos melhores laboratórios e materiais. O profissional graduado está apto a trabalhar em diversas areas da medicina como clínicas, hospitais, empresas e postos de saúde. A vantagem de estudar medicina no exterior é que o estudante não precisa ser submetido ao vestibular. Confira a lista com as melhores universidades do mundo, grande parte possuem cursos na area de saúde. Existem muitas universidades e colleges no Reino Unido que oferecem cursos de enfermagem. Há também  universidades especializadas em odontologia.

Entretanto, no caso do Brasil, este mesmo aspecto positivo pode representar um problema para aqueles que pretendem retornar ao país para exercer a profissão. Isso porque o diploma estrangeiro não dá o direito de atuar na área no Brasil. É preciso passar por um processo caro e árduo de revalidação de diploma. 

Tipos de cursos de medicina no Reino Unido:

Pre-Medical Entry: Conhecido só por pre-med, este curso de seis anos é uma preparação para a graduação em medicina. Os estudantes passam por atividades como trabalhos voluntários, experiência clínica, pesquisa e aplicações práticas de processos médicos. É designado para estudantes que não atingiram as notas necessárias no histórico escolar do colegial para serem aceitos em um Graduate Entry.

Standard Entry: Com duração de cinco anos, este tipo de curso muda de formato e atmosfera de acordo com a instituição, mas geralmente exigem boas notas colegiais em Química e Biologia para a admissão. Os estudantes aprendem os princípios e as bases científicas da medicina no início do curso para, na segunda parte, terem treinamento clínico.

Graduate Entry: Normalmente, para finalmente cursar este tipo de medicina, o estudante já passou pelo Pre-Medical ou Standard Entry, portanto é mais curto, com quatro anos de duração. Porém é mais intenso, com menores períodos de férias e um aprendizado mais interativo, além do contato com pacientes reais ser introduzido antes que nos outros dois tipos de curso.

Requerimentos para ingressar em cursos da área de saúde no Reino Unido:

Para os estudantes internacionais, proficiência no idioma inglês é necessário e para isso apresentar o teste de aprovação nos exames IELTS e TOEFL pode ser requisito obrigatório. É importante lembrar que os requisitos variam de acordo com cada instituição então, contate as instituições de seu interesse diretamente pelo site do Hotcourses Brasil pelo botão "Peça Informações".

Se você está preparado para embarcar nesta apaixonante carreira de medicina, a Hotcourses Brasil vai te ajudar a encontrar o curso ideal para você! Temos certeza de que as recompensas no futuro irão valer cada minuto do seu esforço. Boa sorte!

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...