Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

Penso, logo existo: Filosofia e a eterna busca pelo saber

Graduação e doutorado em Filosofia no Reino Unido, EUA e Austrália.

4860

 

As ciências humanas estudam o ser humano como indivíduo e o seu relacionamento em sociedade. É a área que tenta, há milhares de anos, entender nossa humanidade. A Filosofia é uma dessas ciências. Desde V a.C., inúmeros nomes de extrema importância viveram pela busca e o aprimoramento da sabedoria: Pitágoras, Sócrates, Platão (foto), Aristóteles, Descartes, Kant, Marx, Nietzsche, Russel... Contribuíram com a compreensão da mente e do comportamento humano.

 

“Só sei que nada sei.”

 

A famosa afirmação do filósofo Sócrates resume, de certa forma, o princípio da filosofia: a busca pelo saber é eterna. É tão importante para o homem de tantas maneiras, já que os sentidos e os valores de nossa existência nunca deixaram de ser motivo de estudo. Até hoje os cursos de Filosofia são oferecidos em universidades. Para interessar-se por eles, você precisa amar o saber. Ter sede de entender, investigar, aprender, debater a verdade. Almejar e respeitar o conhecimento. (A palavra “filosofia” vem do grego “philo”  que siginifica amizade ou amor; e “sophia”, sabedoria.) Além de ter paixão em estudar a fundo as descobertas e contribuições realizadas pelos grandes filósofos da história da humanidade.

 

Onde estudar Filosofia no exterior?

A duração média de uma graduação em Filosofia no exterior é de três a quatro anos, dependendo do país e do curso. No geral, são estudados tópicos como argumentação, questões controversas e ideias influentes sobre a ética, a natureza da mente humana e da inteligência artificial. Os cursos podem ter foco na filosofia de diferentes regiões (oriental, ocidental, grega) ou épocas (antiga, medieval, moderna).

 

As universidades internacionais têm uma vasta seleção de cursos de Filosofia estudada como matéria única ou em combinação com outras áreas das ciências humanas:

 

Cursos de Filosofia no Reino Unido

-Universidade de Kent: Cursos de Filosofia em conjunto com História, língua italiana ou francesa, Literatura, Teatro, etc. As matrículas para estes cursos estão abertas, e o início das aulas é em setembro de 2012.

-Universidade de Bristol: Cursos de Filosofia e Alemão, Sociologia e Filosofia, Filosofia e Psicologia, Matemática e Filosofia, etc. As matrículas para estes cursos estão abertas, e o início das aulas é em outubro de 2012.

-Universidade de Exeter: Cursos de Filosofia e Economia Política, Filosofia e Russo, Filosofia e Teologia, etc. As matrículas para estes cursos estão abertas, e o início das aulas é em outubro de 2012.

 

Cursos de Filosofia nos EUA

-Universidade do Estado do Kansas: Oferece cursos de Filosofia de preparação para graduação em Direito, Medicina ou Negócios (pre-law, pre-med e pre-business) ou ainda interdisciplinar, para estudantes que gostariam de combinar um curso de Filosofia com alguma outra graduação. Esta instituição tem também curso de preparação para a graduação em Filosofia. (Consultar a universidade sobre as datas de matrículas.)

-Universidade de Massachusetts Boston: Cursos de Filosofia e Política Pública; Filosofia Ética, Social e Política; e a graduação padrão em Filosofia. (Consultar a instituição sobre as datas de matrículas.)

-Faculdade Hartwick: Dois cursos integrais de bacharelado de Artes em Filosofia. (Consultar a instituição sobre as datas de matrículas.)

 

Cursos de Filosofia na Austrália

-Universidade de New South Wales: Cursos de Filosofia em opções de Arte, Ciência, e Ciência Social. As matrículas para estes cursos estão abertas, e o início das aulas é em julho de 2012.

-Universidade de Western Australia: Esta instituição tem o incrível número de 66 cursos em diferentes especializações da Filosofia, entre elas em História e Herança Indígena, Ciência da Agricultura ou do Ambiente, Física, Neuropsicologia, e muitas outras. As matrículas para estes cursos estão abertas, e o início das aulas é em julho de 2012.

 

Requerimentos para admissão de estudantes estrangeiros

Para que o aluno estrangeiro seja aceito em um curso internacional de Filosofia, ele precisa passar  pelo teste de fluência no inglês e atingir a nota mínima exigida pela universidade (normalmente, 6.0 no IELTS ou 70 no TOEFL feito pela internet). Algumas instituições, principalmente as universidades americanas, pedem que o aluno complete um curso preparatório antes de se inscrever em qualquer graduação ou que comprove boas médias durante o ensino médio.

 

Carreira como formando de Filosofia

Ao formar-se em Filosofia, você poderá optar por:

-Lecionar em colégios que possuem a matéria na grade curricular do ensino fundamental e médio. Ou, após um mestrado, dar aulas em universidades.

-Procurar especializar-se em uma pós-graduação e um doutorado e criar uma carreira em pesquisas acadêmicas.

-Envolver-se com a crítica ou a criação de obras literárias.

 

Pesquise mais cursos de Filosofia no exterior...

Doutorado em Filosofia no Reino Unido.

Doutorado em Filosofia nos Estados Unidos.

Doutorado em Filosofia na Austrália.

 

Leia mais...

Cursos de Psicologia à distância.

Os benefícios de uma especialização em Inteligência Empresarial no exterior.

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...