Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

As tendências do mercado de pós-graduação do Reino Unido

O Hotcourses conversou com Joanna Newman, chefe da Biblioteca Britânica de Educação Superior, sobre o futuro da pós-graduação no Reino Unido

382

O cenário britânico de pós-graduação muda constantemente e os estudantes que estão pensando em continuar os estudos acadêmicos devem analisar, antes de tudo, como essas as tendências do mercado poderão afetá-los durante e após os seus estudos. O Hotcourses conversou com Joanna Newman, chefe da Biblioteca Britânica de Educação Superior, sobre o futuro da pós-graduação no Reino Unido.

Você percebeu alguma mudança significante no setor de pós-graduação nos últimos anos? 

Existem algumas tendências fascinantes que emergiram no setor de pós-graduação durante os últimos cinco anos. O crescimento da comunidade internacional de pós-graduandos, o aumento do número de mulheres optando por um curso de pós-graduação, e o impacto que todas essas mudanças vêm tendo no mercado de trabalho são somente alguns exemplos de como o cenário da educação de pós-graduação está mudando a passos largos.

Qual é o principal motivador desse crescimento no setor da pós-graduação? 
O recente relatório lançado pela Biblioteca Britânica e pelo Instituto Superior de Educação Política "Educação de pós-graduação no Reino Unido" revelou que a área de maior crescimento tem sido a de estudantes de pós-graduação estrangeiros. Nossa pesquisa mostrou que desde os anos de 2002/03, quando o cenário foi examinado pela última vez em detalhes, 50% dos estudantes de mestrado e 44% dos estudantes de doutorado eram de outros países e que o número de estudantes britânicos apresentou um aumento de somente 3%.

Quais são os principais desafios enfrentados pelos novos estudantes de pós-graduação no Reino Unido? 
Os estudantes de pós-graduação enfrentarão vários desafios nos próximos anos. Ao mesmo tempo em que o setor como um todo está demonstrando um crescimento significativo, e tem ajudado a criar um mercado internacional aberto à colaboração de estudantes pesquisadores, também estão aumentando os problemas e desafios dentro do setor como: o aumento do custo do ensino, dos padrões de confiança e as dúvidas quanto ao nível de concentração de alunos de pesquisa de pós-graduação.

Os estudantes que decidem cursar um curso de pós-graduação enfrentam taxas de ensino mais altas e um mercado de trabalho mais competitivo do que os estudantes de graduação. Você acha que os pós-graduados conseguem melhores salários? 
Está claro e evidente de que existem benefícios a longo-prazo para a educação de pós-graduação. Pós-graduados tendem a conquistar salários mais altos do que os somente graduados.

 

Quais são os benefícios pós-graduação científica (strictus sensus) no Reino Unido? 
A Biblioteca Britânica tem uma relação estreita com a comunidade de pós-gradução e
muitos estudantes utilizam nossos arquivos físicos e digitais para comprovar as suas teses. A partir do nosso relatório e de outros trabalhos que desenvolvemos com esse setor, ficou claro que o estudo de pós-graduação científico tem uma grande contribuição para a produção da pesquisa, para o conhecimento da economia e para o avanço tecnológico, econômico e cultural do Reino Unido.

Porque você acha que o crescimento da comunidade estudantil britânica é menor do que o da internacional? 
Esse é um assunto interessante, especialmente pelo fato de que a busca por cursos de graduação teve, recentemente, um aumento substancial.


Existe, é claro, o problema do custo do ensino e opções de financiamento que para muitos pode ser um obstáculo na continuação dos estudos acadêmicos. Porém, nosso relatório mostrou que talvez os estudantes universitários britânicos não estejam sendo suficientemente encorajados a cursar uma pós-graduação.

Quais são as áreas mais procuradas nos programas de pós-graduação? 
As disciplinas mais populares em pós-graduação são aquelas nas área de Negócios e Administração, seguidas por Ciências Sociais. Embora a proporção de estudantes nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Ciências Exatas) e Ciências Não-Exatas não tenha apresentado uma mudança dramática nos últimos cinco anos, as disciplinas científicas começaram a dominar o cenário da pesquisa, especialmente aquelas relacionadas à Engenharia e Tecnologia, Biociências e Ciências Físicas.

Que conselho você daria para aqueles estudantes que ainda não decidiram se devem ou não cursar uma pós-graduação ou um mestrado? 
Mesmo que a pós-graduação não seja para todos, chegar a esse nível de ensino pode ser uma experiência beneficial e enriquecedora para muitos estudantes. Aqueles que continuam os seus estudos muitas vezes se tornam especialistas em um determinado assunto e conseguem novas oportunidades de emprego, educação e pesquisa.

Você prevê alguma mudança no cenário da pós-graduação ao longo dos próximos anos? 
O cenário é de constante mudança, mas, sem dúvidas, a maior delas será a da explosão da Web 2.0 e ferramentas de investigação digital. Relatórios como o nosso e outros recentemente apresentados pela Biblioteca Britânica sobre os padrões digitais de pesquisa da geração acadêmica Y auxiliam o setor da educação a entender como apoiar as futuras necessidades de mudança da comunidade científica.

Pesquise por cursos

Reino Unido
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Brasil editor

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.