Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

Preparatório para a graduação no Reino Unido

5846

O sistema de educação britânico é bastante diferente do sistema adotado no Brasil. Quando pensamos em estudar no exterior e começamos a procurar os cursos disponíveis, nos deparamos com uma série de siglas que deixam a nossa pesquisa pra lá de confusa. Foi pensando nisso que resolvi explicar nesse artigo quais são os caminhos que devem e podem ser seguidos entre a escola e a universidade britânica.

O GCSE (General Certificate of Secondary Education), equivalente ao nosso Ensino Médio, tem duração de 5 anos na Inglaterra e os alunos chegam ao fim desta etapa com 15, 16 anos de idade. Para receber o certificado do GCSE, os alunos devem passar em pelo menos 5 disciplinas obrigatórias e podem escolher estudar até outras 5 disciplinas que sejam mais relacionadas à carreira que desejam seguir.

Em seguida, os alunos devem fazer o que o ingleses chamam de GCE A-level (General Certificate of Education Advanced Level), cuja duração geralmente é de 2 anos. Tal qualificação, que é melhor conhecida simplesmente por A-levels, é concedida em apenas uma disciplina e é a última etapa a ser cumprida antes do ingresso na Universidade. O A-levels é dividido em duas partes: o primeiro ano é chamado de Advanced Subsidiary level (AS) e o segundo de A2 level. Muitos alunos usam o AS e o A-levels para entrar em uma universidade, mas a qualificação também pode ser útil para quem pretende arriscar a entrada direto no mercado de trabalho.

Alternativamente, os alunos podem optar por fazer o GCSE A-level que, assim como o A-levels, duram em geral 2 anos, no entanto, são qualificações que oferecem uma introdução para uma das 14 áreas vocacionais, entre elas engenharia, turismo, ciência e artes. Podemos concluir, portanto, que o A-levels pode ser considerado como um preparatório geral para a universidade de sua escolha.

Agora, se você tiver interesse em se aprofundar mais nos assuntos que serão abordados durante a sua graduação, você pode ainda fazer um curso de qualificação superior chamado Foundation ou Access Course. Estes cursos são equivalentes à primeira fase de uma graduação e representam uma excelente base para uma vida acadêmica bem sucedida e até mesmo para a sua carreira, pois são voltados para as demandas de competência e habilidades das mais diversas indústrias. Muitos alunos ingressam diretamente no mercado de trabalho após a finalização de um Foundation Degree.

Os preparatórios para a graduação se assemelham aos cursos de graduação sequencial no Brasil. Não são equivalentes ao bacharelado brasileiro, mas permitem que em seguida o aluno complete uma graduação com apenas mais 12 - 15 meses de estudo, sendo então conferido o grau de bacharel no Reino Unido.

Algumas universidades exigem que estudantes internacionais cumpram o University International Foundation Year, para garantir que os alunos ingressem na universidade com o mesmo nível de conhecimentos dos alunos britânicos. Caso o aluno já tenha realizado um ano ou semestre de uma graduação semelhante em seu país, as universidades britânicas podem não exigir o Foundation Year.

Todavia, considerando as muitas diferenças entre o sistema de ensino brasileiro e britânico, fazer o Foundation Year pode de fato ser uma excelente oportunidade para desenvolver habilidades que não são treinadas durante o ensino médio brasileiro, como treinamento em pesquisa acadêmica, leitura e técnicas para tomar notas em aulas e palestras.

Realizar um curso preparatório para a graduação, seja em uma universidade ou em um College, é também uma ótima pedida para aprimorar o seu inglês e se familiarizar com nomenclaturas específicas que serão utilizadas durante os seus anos na academia.

Se eu ainda não te convenci de que fazer um curso preparatório desses é uma baita escolha, deixa eu te contar só mais uma coisinha. Se você tirar uma boa nota no Foundation Course, a chance de você conseguir uma vaga na universidade de seus sonhos é bem maior!

Para informações sobre cursos preparatórios para a graduação, clique aqui.

 

 

 

 

 

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

Redatora, roteirista e curiosa.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...