Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

As qualificações acadêmicas no Reino Unido

Os diferentes cursos de ensino superior das universidades do Reino Unido.

5239

Quando você for se matricular para estudar no Reino Unido, precisa entender as diferenças entre as qualificações acadêmicas para saber qual você está apto a cursar e quais enquadram dentro de seus objetivos. Pode ser o seu próximo passo após a conclusão do ensino médio com uma graduação; a continuação dos estudos acadêmicos com uma pós – mestrado ou MBA; ou então conseguir o título de PhD com um doutorado.

 

Seja qual for a sua intenção, uma sugestão válida é fazer um curso preparatório antes de adentrar de vez nos estudos acadêmicos britânicos. Um preparatório, curso de acesso, ou então um pré-mestrado o ajudarão a chegar no mesmo nível acadêmico que os estudantes nativos e a se tornar apto a compreender todo o conteúdo que será ministrado em sala de aula na graduação ou na pós-graduação.

 

Vamos deixar as qualificações do Reino Unido mais claras?  O quadro a seguir reúne informações que poderão ser úteis para compreendê-las e conhecer também suas especificações:

 

Tipo de qualificação

Descrição

Métodos de ensino

Cursos preparatórios/de acesso (Foundation/Access course)

 

IFY (International Foundation Year)

Normalmente, são cursos que preparam os estudantes para um próximo nível acadêmico: preparatório para graduação ou preparatório para mestrado, por exemplo. São divididos por área de estudo, como: curso preparatório para graduação em jornalismo, preparatório para mestrado em engenharias, etc.

Aulas teóricas e práticas, realização de essays, participação em seminários e palestras da universidade, aulas de inglês. Basicamente, trata-se de uma preparação para estudar no ambiente de ensino britânico.

 

 

Cursos de certificado/diploma em educação superior (Certificate/Diploma

Higher Education)

São cursos mais curtos que uma graduação e que, uma vez completados, resultarão em um certificado ou em um diploma. Normalmente encontrados nas áreas das ciências sociais, como educação, trabalho social, enfermagem, teologia, entre outros.

 

Com a conclusão de um certificate/diploma, você poderá trabalhar em algum cargo relacionado a sua área de estudo.

 

Requerimentos: Conclusão do ensino médio. Nota 5.5 ou 6.0 no IELTS.

 

Duração: um ano em período integral; dois anos em aulas de meio-período.

Aulas teóricas, tutoriais, palestras, trabalhos em grupo, treinamento clínico (dependendo da área), etc. Geralmente, não é exigido um trabalho final/tese para a conclusão do curso.

Foundation degree

Equivalem aos dois primeiros anos de uma graduação. Podem ser encontrados em período integral e meio período, nas áreas de:

 

  • Artes: Foundation Degree in Arts (FdA)
  • Ciências: Foundation degree in Science (FdSc)
  • Engenanharia: Foundation degree in Engineering (FdEng).

 

Requerimentos: Algumas instituições podem exigir a conclusão de um programa de International foundation. Nota 5.5 ou 6.0 no exame de proficiência em inglês IELTS.

 

Duração: dois anos em período integral; três anos em meio período (pode variar de acordo com a universidade).

Aulas teóricas, práticas, trabalhos universitários, participação em seminários e um período de estágio.

 

Pode ser suficiente para se inserir no mercado de trabalho; ou, com a sua conclusão, o estudante pode entrar direto no segundo ou terceiro ano de uma graduação, ou então no último ano da graduação em Honors degree para adquirir um bacharelado.

Qualificações vocacionais:

 

BTEC Higher National Certificate

 

BTEC Higher National Diploma

 

(Business and Technology Education Council – Conselho de Educação em Business e Tecnologia)

São cursos profissionalizantes/vocacionais, criados para preparar os estudantes com as qualidades e habilidades procuradas por empregadores. Além disso, podem servir como uma base para um curso acadêmico. Proporcionam um aprendizado mais prático, totalmente ligado ao “mundo real”, com um fundo teórico.

 

São normalmente encontrados nas áreas da:

  • Computação e sistemas
  • Desenvolvimento
  • Business     
  • Engenharia
  • Turismo
  • Esportes e ciência dos exercícios

 

Requerimentos: algumas instituições podem exigir a conclusão de um programa de International foundation. Nota 5.5 ou 6.0 no IELTS.

 

Duração: um ano em período integral; dois anos em aulas de meio-período.

Aulas teóricas, projetos e sessões práticas. Também costumam ter período de estágios em funções reais no mercado de trabalho.

Graduação (Undergraduate degree)

Você encontrará inúmeras opções dentre as seguintes áreas:

  • Bacharelado em Artes (Bachelor of Arts - BA)
  • Bacharelado em Ciências (Bachelor of Science - BSc) 
  • Bacharelado em Engenharia (Bachelor of Engineering - BEng) 
  • Bacharelado em Direito (Bachelor of Laws - LLB)
  • Bacharelado de Educação (Bachelor of Education - BEd)

 

Requerimentos: Comprovar a conclusão do ensino médio. Algumas instituições podem exigir a conclusão de um programa de International foundation. Nota 5.5 ou 6.0 no IELTS.

 

Se você optar concluir um foundation degree no Reino Unido primeiro, pode adentrar no segundo ou terceiro ano da graduação.

 

Duração: três anos, ou quarto anos com um ano de estágio/experiência prática. Arquitetura, odontologia e medicina podem durar mais.

Como qualquer curso de graduação, você terá aulas teóricas, práticas, trabalhos universitários individuais e em grupo, apresentações, palestras, seminários, etc.

 

E no fim de cada termo acadêmico (bimestre, trimestre ou semestre), fará as finals, provas/trabalhos finais para concluir cada matéria.

Mestrado (Master’s degrees)

Tendo um bacharelado, você pode continuar os estudos acadêmicos com um mestrado. Existem inúmeras opções dentre as áreas de:

  • Mestrado em Artes (Master of Arts - MA)
  • Mestrado em Filosofia (Master of Philosophy - MPhil)
  • Mestrado em Pesquisa Acadêmica (Master in Research - MRes)
  • Mestrado em Direito (Master in Laws - LLM)

 

Requerimento: bacharelado e nota mínima de 6.5 no IELTS.  

 

Duração: 8 -12 meses de período integral, ou dois anos em meio período.

Se você optar por um taught master’s degree, ou seja, um que não é apenas baseado em pesquisa acadêmica, você terá aulas teóricas e práticas (dependendo da área de estudo), seminários, tutoriais, projetos e trabalhos.

 

Se optar por um MRes, ou seja, focado na pesquisa acadêmica, o peso da sua nota de conclusão dependerá do projeto de pesquisa que você realizou durante o curso e da sua tese.

Doutorado (Doctorate degree)

Requerimentos: Ter um mestrado com um diploma com boas notas. Nota mínima de 7.5 no IELTS.

 

Duração: de três a quarto anos, dependendo do progresso da sua pesquisa.

A sua tese vai depender da área que você escolher. No primeiro ano, pode precisar frequentar aulas e seminários. Os anos seguintes são inteiramente dedicados ao projeto de pesquisa acadêmica. Você terá de apresentar relatórios ao seu orientador para mantê-lo informado sobre o progresso dos seus estudos.

 

Leia mais:

Estudantes de doutorados e MBA’s poderão estender estadia no Reino Unido

Cursos de pós-graduação na Inglaterra: como se inscrever?

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.