Essenciais
Reino Unido: Visto

Será que o Reino Unido fechou as suas portas?

845

Mudanças recentes na política de visto para o Reino Unido geram preocupação entre os estudantes estrangeiros. O governo anunciou planos para controlar a imigração, como a adoção de critérios de entrada mais rígidos e o cancelamento do visto de pós-estudo, que anteriormente possibilitava aos estudantes internacionais morar e trabalhar no Reino Unido após a conclusão de seus estudos. Para muitos, essas novas medidas geram uma imensa dúvida quanto a estudar na terra da Rainha. O estudante chinês e editor do Hotcourses, Tongfei Zhang, analisa a situação.

As mudanças no regulamento de visto para o Reino Unido estão entre as maiores preocupações de muitos estudantes internacionais. O visto de trabalho de pós-estudo (PSW) costumava ser um dos maiores atrativos para estudantes estrangeiros que queriam estudar no Reino Unido, pois ele permitia ao estudante trabalhar por até dois anos após o término de seus estudos.

No entanto, essa permissão será cancelada a partir de Abril de 2011 e somente os graduados, com ofertas de trabalho para um emprego qualificado de empregadores patrocinadores do visto Tier 2, estarão autorizados a ficar para trabalhar. Visite o site do Home Office para maiores informações.

Segundo a secretária do Interior Theresa May, "Essas medidas não são para impedir que estudantes de verdade venham até aqui, elas foram criadas para eliminar abusos ao nosso sistema. Nosso processo rigoroso de qualificação permitirá somente que instituições educacionais de primeira dêem licenças a estudantes patrocinados."

"O novo sistema foi criado para assegurar que os estudantes venham para cá por um período limitado de tempo para estudar e ofereçam uma contribuição positiva enquanto estiverem aqui."

Espera-se que centenas de vistos sejam negados em decorrência da aplicação da nova política, que inevitavelmente tornará mais difícil e menos atraente para estudantes estrangeiros a inscrição em programas de ensino no Reino Unido. Thereza May afirma que essas novas restrições poderão reduzir de 20 a 80 mil o número de estudantes que vêm para a Grã-Bretanha todos os anos.

Uma prévia dessas mudanças foi anunciada, descrevendo como as regras de visto serão modificadas a partir de Abril de 2011. Para maiores informações, visite o site do UKBA e faça o download dos documentos na coluna da direita. 

Em meio a todas essas mudanças e atmosfera de incertezas e negatividade, como você e seus estudos serão afetados? Continua sendo vantajoso ir para o Reino Unido estudar e procurar trabalho? A editora vietnamita, Lienhuong Vu, pesa prós e contras:

     • É claro que experiências de trabalho no Reino Unido melhoram muito o seu currículo quando você volta para seu país de origem. Como um dos maiores centros de negócios, educação e comércio do mundo, Londres oferece uma excelente atmosfera para estudantes. Uma experiência como essa com certeza é um grande passo rumo a um futuro brilhante.

     • Trabalhar em um ambiente tão multicultural ajuda os estudantes estrangeiros a melhorar seu inglês. Estudar outras línguas pode se tornar uma vantagem competitiva quando você vai morar em outro país.

     • Existem grandes oportunidades de emprego em multinacionais para jovens profissionais, o que significa que eles estarão aptos a expandir seus horizontes, ampliar seus conhecimentos e a ter uma visão mais ampla do mundo.

     • Finalmente, mas não menos importante, após alguns anos você pode ser nomeado pela sua empresa para voltar a seu país de origem e atuar como representante. Isso promete excelentes benefícios financeiros e ótimas colocações em filiais locais.

Será que a realidade é tão promissora quanto às expectativas?

     • É importante lembrar que o Reino Unido (em particular Londres), é conhecido como um lugar atraente para estudar e morar. Isso gera uma competição acirrada por vistos e trabalhos. Mudanças no PSW somente irão ressaltar esse problema. É importante manter uma visão clara do que você pretende atingir e ser realista sobre as opções disponíveis para você. Se mudar para o Reino Unido não garante o seu sucesso.

     • Se você planeja voltar ao seu país de origem para trabalhar, talvez uma experiência de emprego no Reino Unido pode ser vista como fora de contexto ou irrelevante para o seu mercado de trabalho. O seu raciocínio deve atingir uma conclusão lógica - investigar a carreira na qual você está interessado, para então decidir se um período de experiência de trabalho no exterior será realmente relevante.

     • O custo de vida no Reino Unido pode ser um choque para estudantes internacionais. As necessidades básicas e a compra de materiais escolares irá tomar uma grande parte do seu orçamento. Embora a cena social tenha muito para oferecer, ela também tem um valor alto. Se você está planejando vir ao Reino Unido para ganhar dinheiro e mandá-lo de volta para seu país, tem que estar ciente de que, como um estudante ou recém chegado, seu salário será um tanto quanto modesto.

Should I stay or should I go?

Esta é uma grande questão para os estudantes estrangeiros. Tudo tem seus prós e contras. Comparar as várias leis e entender a sua própria posição é um bom começo para tomar a decisão certa.

Estudar no Reino Unido representa uma grande oportunidade, mas é uma decisão que deve ser tomada de maneira consciente. Muitos estudantes tomam essa decisão e nunca mais olham para trás. Se você é um daqueles que se apaixonou pela sua nova vida e pretende morar no Reino Unido permanentemente, confira abaixo alguns conselhos do nosso editor de Hong Kong, Judy Lam, que explica o processo necessário para se tornar um cidadão britânico.

Para solicitar a cidadania britânica, você deverá cumprir com todos os critérios de elegibilidade. Basicamente, qualquer requerente a cidadania britânica tem que satisfazer, primeiramente, às duas avaliações pessoais seguintes:

     a) Bom caráter e;

     b) Mente sã

Cidadania Britânica

Existem várias formas de cidadania britânica (aproximadamente 17) e várias aplicações requisitadas para cada uma delas, individualmente, dependendo do caso. Você deverá visitar o site da UK Border Agency antes de fazer a sua solicitação.

     a) Solicitação pelo Nationality Checking Service (NCS): O NCS é composto por autoridades locais que podem aceitar e encaminhar o seu    pedido para o UKBA. O NCS se assegura de que seu formulário esteja devidamente preenchido, porém, ele não te dá nenhum conselho ou apoio específico.

     b) Solicitação por agente ou representante: um representante pode atuar em seu nome e te dar conselhos. Contudo, você sempre deve assegurar-se de que ele possui registro no Office of Immigration Service Commissioner.

     c) Solicitação em pessoa: você precisará deduzir qual é o formulário que deverá utilizar, cumprir com todos os requisitos e estar com todos os documentos preparados.

A taxa de requisição depende do tipo de aplicação. O valor total é pago no ato da solicitação. O pagamento pode ser feito em cheque, cartão de crédito ou débito.

Se você está na Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte, deve enviar seu formulário, junto das taxas e dos documentos em anexo para o seguinte endereço:

UK Border Agency
Department 1
PO Box 306
Liverpool
L2 0QN
 

Leia mais sobre Vistos para o Reino Unido.

Clique aqui para informações sobre Bolsas de Estudo no Reino Unido

 

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.