Essenciais
Reino Unido: Visto

Visto de estudante para o Reino Unido: Pesquisa revela os pontos fortes e fracos do processo

Pesquisa do UKCISA feita com 5 mil estudantes estrangeiros sobre o processo para conseguir o visto de estudante do Reino Unido Tier 4.

775

O Conselho do Reino Unido para Assuntos Relacionados aos Estudantes Internacionais (UKCISA – United Kingdom Council for International Students), que tem como membros todas as universidades e faculdades de UK, atualizou o relatório sobre a experiência com o sistema de imigração do Reino Unido nos anos de 2010 e 2011. Trata-se de um levantamento com cinco mil estudantes estrangeiros que responderam sobre o processo para conseguir um Tier 4 Visa, o visto de estudante do Reino Unido. Entre as questões pesquisadas estão informação, clareza, custo e praticidade.

 

Apesar de 70% dos estrangeiros que participaram da pesquisa afirmaram ter achado o processo de aplicação para o visto rápido e eficiente, há uma série de problemas identificados por eles. As maiores dificuldades entre os estudantes apontadas pela pesquisa são o preenchimento do formulário de aplicação, a compreensão das orientações para aplicar-se ao Tier 4, e o controle de acesso ao país. Outra questão que causou confusão foi a dificuldade em obter informações claras e corretas, principalmente dos Serviços de Fronteira do Reino Unido  (UK Border Agency - UKBA).

As universidades e faculdades foram as fontes de informações e conselhos mais usadas e recomendadas pelos estudantes (enfatizando a importância de manter contato e tirar dúvidas diretamente com a instituição na qual pretende matricular-se).

Mas o maior problema é consequência da mudança nas regras do governo, que proibiu mais de 450 universidades britânicas de receber estudantes internacionais. Com o corte destas instituições, um em cada cinco dos entrevistados acredita que o Reino Unido não é mais receptivo com os estudantes estrangeiros. E ainda 50% relatou dificuldade ou confusão em relação ao processo após a mudança governamental.

 

Com estes resultados, o Conselho listou uma série de recomendações para os Serviços de Fronteira do Reino Unido e para o governo, entre elas:

 

- As regras do processo de aplicação para o visto de estudante deveriam ser mudadas com menos frequência.

 

- Melhorar e organizar as informações e orientações dadas aos estudantes.

 

- Oferecer mais instruções sobre o preenchimento dos formulários de aplicação para o visto.

 

As instituições esperam que o governo revise as regras do processo para o visto, para evitar uma significativa redução no número de estudantes internacionais ingressando em universidades e faculdades do Reino Unido.

 

Bons resultados

 

A parte negativa dos resultados serve para que o governo possa melhorar e aperfeiçoar o processo, e minimizar as dificuldades enfrentadas pelos estrangeiros que se aplicam para o visto de estudante. E apesar da percepção geral de que os estudantes estrangeiros não são bem vindos no Reino Unido, a maioria dos entrevistados considerou o processo simples.  A parte positiva do relatório tem alguns números promissores:

 

- 75% dos entrevistados ficaram satisfeitos com os serviços prestados pelos Centros de Processamento de Vistos (VAC – Visa Application Centres).

 

- 55% considerou simples fornecer provas de capacidade financeira e 79% afirmou que a parte mais fácil do processo foi providenciar evidências de qualificações escolares.

 

- Apenas 5% precisou repetir o teste de proficiência em inglês para atingir a nota necessária.

 

- A maioria dos estudantes acredita ter recebido informações suficientes da instituição sobre as responsabilidades de estar no Reino Unido com um visto de estudante Tier 4.

 

Fonte: UK Council for International Students Affairs

 

Leia mais...

Visite o site dos Serviços de Fronteira do Reino Unido  (UKBA) para obter mais informações sobre o processo de aplicação para o visto de estudante - Tier 4.

 

Saiba mais sobre a mudança nas regras feitas pelo governo do Reino Unido.

 

Pesquise bolsas de estudo na Inglaterra oferecidas por instituições do Reino Unido.

 

Conheça as Universidades e Faculdades do Reino Unido.

Pesquise por cursos

Reino Unido
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.