Essenciais
Reino Unido: Visto

Regras para trabalhar no Reino Unido com visto de estudante

O SEU SONHO DE ESTUDAR NO REINO UNIDO COMEÇA AQUI: CONHEÇA AS REGRAS PARA TRABALHAR NA INGLATERRA DURANTE OS ESTUDOS

Regras para trabalhar no Reino Unido com visto de estudante
2259

Dependendo das circunstâncias, você pode trabalhar por meio período durante os seus estudos no Reino Unido. No entanto, é necessário entender que, apesar de o salário para estudantes poder realmente ajudar a aliviar o custo de vida durante a sua estadia, ele não será suficiente para cobrir todos os seus gastos (principalmente, o valor de seu curso). Por este motivo é muito importante ter fundos suficientes para bancar a experiência financeiramente antes de viajar.

TRABALHAR COM UM VISTO DE ESTUDANTE TIER 4 (GERAL)

Se você for de algum país fora da Europa (estudantes europeus não precisam de visto para estudar no Reino Unido e não há restrições quando ao trabalho), precisará obrigatoriamente de um visto de estudante: um Student Visitor Visa ou um Tier 4 (General) Student Visa, dependendo da duração dos seus estudos.

Student Visitor Visa - Se o seu curso durar seis meses ou menos, o Student Visitor será o seu visto. Com ele, você NÃO PODE trabalhar ou exercer qualquer função no Reino Unido. Este visto não pode ser estendido após ao seu vencimento.

Tier 4 (General) – Se o seu curso durar mais de seis meses, o Tier 4 (Geral) será o seu visto. Com ele, você poderá trabalhar, mas com algumas condições.

Condições: O Tier 4 permite que você trabalhe APENAS se a sua instituição constar na lista oficial UKBA Sponsor e na lista de "recognised bodies", e se o seu passaporte NÃO tiver nenhum aviso de "no work" ou "work prohibited" (proibido trabalhar).

Além disso, outras restrições de trabalho podem variar de acordo com o seu curso e outras circunstâncias específicas. Você poderá saber quais são elas em seu visto, mas, no geral:

-Estudantes em cursos acadêmicos (Bacharelados e Mestrados) e preparatórios como o Foundation poderão trabalhar em vagas de meio período por até 20 horas semanais durante o ano letivo, e em período integral durante as férias acadêmicas.

-Estudantes em cursos não-acadêmicos (com exceção do Foundation) podem trabalhar em meio período por até 10 horas semanais durante o ano letivo, e em período integral durante as folgas acadêmicas (mais curtas que as férias).

Você será permitido a trabalhar na maioria das funções, desde que NÃO seja:

-Autônomo;

-Emprego como atleta ou treinador esportivo profissional;

-Emprego como artista profissional;

-Emprego profissional integral e permanente;

- Emprego como médico ou dentista em treinamento, a não ser que a função seja explicitamente parte do seu curso.

Se o seu visto de estudante britânico o permitir a trabalhar por meio período enquanto completa os seus estudos no Reino Unido, você terá que obter um National Insurance Number (NIN) e, possivelmente, pagar imposto de renda.

Veja a lista oficial de UKBA Sponsor

Veja a lista de instituições reconhecidas (recognised bodies)

NIN E INCOME TAX

Se o seu salário ultrapassar uma quantia específica de subsídio pessoal durante um ano fiscal, você terá de pagar o imposto de renda ao governo britânico. Alguns países têm "acordos de impostos duplos", aplicados a estudantes que são residentes de um país, mas que recebem renda de outro. Por exemplo: você pode morar no Reino Unido, mas receber uma renda de investimentos em outro país. O "acordo de impostos duplos" garantirá que você não precise pagar o mesmo imposto duas vezes ao indicar qual país tem direito de coletá-lo e quanto você deverá pagar. Os estudantes que trabalharem em meio período no Reino Unido sob um destes acordos podem conseguir a isenção do pagamento do imposto de renda no Reino Unido.

Leia sobre Council Trax no Reino Unido

Você não precisa de um Número de Seguro Nacional (o National Insurance Number, mais conhecido por NIN) para conseguir um emprego; mas assim que começar a trabalhar, você deve obter o seu. O NIN é o número que o governo usa para registrar as suas contribuições à Segurança Social, que trabalha para manter os sistemas de benefícios nacionais, como pensões e assistência social. Para conseguir o seu NIN, você pode se inscrever de forma online ou agendar uma entrevista no escritório do Jobcentre Plus mais próximo.  Os documentos necessários são o seu passaporte, seu visto de estudante e outro documento de identidade.

Saiba mais sobre o imposto de renda no site oficial do governo do Reino Unido

Saiba mais sobre o NIN

APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO

Todos os estudantes não-europeus que desejarem permanecer no Reino Unido após os estudos para trabalhar precisam trocar o visto de estudante para um de trabalho na UK Border Agency. Há diferentes opções:

Tier 2 (General)

Formados com um bacharelado, mestrado ou doutorado (Ph.D.) de uma universidade reconhecida pelo Reino Unido e que tiverem recebido uma oferta de trabalho de um empregador licenciado com um salário anual de no mínimo £ 20.300 são qualificados a este visto.

 Tier 1 (Graduate Entrepreneur)

O estudante que estiver desenvolvendo um negócio pode obter o "apadrinhamento" de sua universidade, que irá reconhecer oficialmente o potencial da ideia do estudante para criar o seu próprio negócio no Reino Unido.

Tier 4 (Student)

Este visto é para estudantes que estiverem completando um doutorado (Ph.D.) em uma instituição de ensino superior no Reino Unido. Para conseguir este visto, o estudante deve ser "apadrinhado" pela sua universidade e pode permanecer no país por até 12 meses após a conclusão do curso, sem restrições dos direitos de trabalho.

Tier 5 Youth Mobility Scheme

Estudantes de algumas nacionalidades podem se inscrever para o visto Tier 5 Youth Mobility Scheme  (Esquema de Mobilidade da Juventude), que permite viver e trabalhar no Reino Unido por até dois anos após a conclusão do seu curso. Infelizmente, o Brasil ao consta na lista do visto; no entanto, se você tiver nacionalidade britânica, poderá se inscrever. Saiba mais sobre isso aqui.

Leia mais:

Trabalhar no Reino Unido após os estudos acadêmicos

O Ensino Superior no Reino Unido

O processo seletivo no Reino Unido

O que é Tier 4 (General) Visa?

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

Regras para trabalhar no Reino Unido com visto de estudante

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...