Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

Depoimento: como criar um network enquanto estuda no exterior

Começar os estudos nos EUA por uma community college e criar uma rede de contatos acadêmica.

Depoimento: como criar um network enquanto estuda no exterior
3014

A brasileira Jaqueline Gonçalves, 27, conta a seguir como é possível construir uma rede de contatos enquanto estuda em instituições americanas. Além disso, a intercambista discute as vantagens de começar os estudos acadêmicos no exterior em uma faculdade comunitária.

 

Leia a seguir:

 

Eu começo na Rider University agora em janeiro de 2014, já no terceiro ano da graduação. Estou matriculada no curso de Sociologia e Gestão de Recursos Humanos, porque decidi fazer dois bacharelados (dual program). Acho importante ter backgrounds distintos. Com certeza, começar em uma community college (faculdade comunitária) é a melhor opção para estudantes internacionais.

 

Não só pela parte financeira, mas também porque você constroi um network importantíssimo para o futuro!

 

Financeiramente é a melhor opção, porque as community colleges são geralmente mais baratas que as universidades e menos burocráticas no processo de inscrição. A parte de network é muito importante também, porque geralmente estudantes internacionais não têm ninguém aqui nos Estados Unidos para recomendá-los  para outras escolas ou emprego. A não ser que eles estudem fora com bolsa do Brasil ou venham transferidos de empresas brasileiras, professores e Recursos Humanos americanos de grandes empresas americanas não os conhecem e assim fica difícil conseguir uma chance.

 

Na community college que eu estudei, eu fiz um pouco de tudo! Fui atleta, participei do Honors Programs (restrito para alunos com GPA alto), fui vice-presidente do nosso chapter da Honor Society Phi Theta Kappa e convidada para participar de outras duas Honors Societies, fui peer mentor leader (mentora de estudantes recém-chegados), escrevi para o jornal, e várias outras atividades. Recebi vários prêmios e reconhecimento por isto durante os estudos. Quando fui aplicar para me transferir para a Rider University, meus professores, minha treinadora e até o reitor do departamento de esportes se ofereceram para escrever minhas cartas de recomendação. Fui visitar a escola em dezembro e assisti a duas aulas Honors por convite dos meus professores. Eu acredito que ali eu criei um network valiosíssimo e que vai durar para sempre.

 

Leia mais:

O que é community college?

Conheça mais prós e contras de estudar em uma faculdade comunitária nos EUA

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Depoimento: como criar um network enquanto estuda no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...