Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

As Escolas da Ivy League nos EUA

3903

As escolas Ivy League são um grupo de faculdades nos Estados Unidos reconhecido no mundo todo – os alunos dessas instituições são vistos como algumas das mentes mais brilhantes da sua geração. Se você está disposto a enfrentar o desafio que a Ivy League representa, não existe razão alguma para desistir. O editor Nigeriano Tunde está aqui para contar tudo sobre a história da Ivy League e te explicar o que significa estar envolvido nela.

O que é a Ivy League?

O termo Ivy League refere-se a um pequeno grupo de universidades nos Estados Unidos, com uma excelente reputação, devido ao alto nível de sua educação, e que atrai os melhores estudantes do mundo todo. O termo foi dado ao grupo para denotar sua longa e significante história, e também é uma referência ao número romano IV, que foi utilizado em certo ponto como referência às quatro universidades fundadoras. Hoje em dia existem, oficialmente, oito escolas dentro da Ivy League:

Brown University

Columbia University

Cornell University

Dartmouth College

Harvard University

University of Pennsylvania

Princeton University e

Yale University

A Ivy League foi criada originalmente para denominar as ligas esportivas das universidades da costa leste dos EUA, em especial a liga de futebol. Porém, com o passar dos anos, a expressão Ivy League passou a ser sinônimo de superioridade e linhagem acadêmica.

As universidades da liga oferecem cursos em áreas como artes, engenharia, medicina, política, negócios e direito. Muitos líderes mundiais e homens de negócios, atores e políticos são formados pelas escolas da Ivy League como, por exemplo, Barack Obama (Harvard), Natalie Portman (Harvard),  Toni Morrison (Cornell) , Jeff Bezos (Princeton), Donald Trump (Wharton Business School – Universidade da Pennsylvania) e Anderson Cooper (Yale), entre outros.

Por que estudar em uma escola da Ivy League?

Além da grande excelência acadêmica das escolas da liga, muitas pessoas querem entrar nessas universidades por questões de networking. A ideia é que os formados pela Ivy League tendem a estar no topo de suas profissões ao sair da faculdade, como capitães da indústria e líderes políticos mundiais. Por outro lado, muitos candidatos acreditam que ter uma agenda de contatos completa com nomes e telefones de pessoas influentes com as quais você estudou na universidade também é uma grande vantagem.

Além disso, muitos empregadores tendem a favorecer profissionais formados pela liga, e alguns estudos mostram que esses graduados têm maiores salários ao entrar no mercado de trabalho.

Contudo, o lado ruim de se inscrever para uma dessas escolas é que elas são muito seletivas e aceitam somente muitos poucos estudantes de uma longa lista de candidatos. Mesmo um estudante que possua todas as qualificações necessárias para entrar para a Ivy League pode não ser aceito simplesmente porque a competição pelas poucas vagas disponíveis é muito feroz. Além disso, as escolas da Ivy League têm taxas muito altas se comparadas com outras escolas. Para informações sobre bolsas de estudo clique aqui. Todas essas questões devem ser levadas em consideração ao fazer sua inscrição para uma dessas universidades.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Como se inscrever

Os requerimentos gerais para universidades americanas podem ser encontrados aqui. Para requerimentos de instituições específicas, encontre a universidade que você está interessado e então clique no link.

Lembre-se de checar o prazo das inscrições para que você possa começar a se preparar tanto para a inscrição quanto para as entrevistas com antecedência.

Se você acha que tem tudo o que é preciso para estudar em uma das melhores universidades dos EUA, não há razão pela qual você não deva tentar. Além disso, alguém tem que preencher essas vagas, por que não pode ser você?

Os EUA mudaram recentemente as leis relacionadas à imigração de estudantes internacionais. Para saber como isso afeta você, leia o artigo do Hotcourses.

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.