Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

Onde começar os estudos: faculdade comunitária ou universidade?

Estudar nos Estados Unidos: começar comum curso em uma faculdade comunitária ou tentar entrar diretamente em uma universidade?

Onde começar os estudos: faculdade comunitária ou universidade?
12919

"Ao escolher meu curso nos Estados Unidos, devo preferir primeiramente uma faculdade comunitária ou tentar entrar diretamente em uma universidade?"

 

Esta é uma pergunta que surge com frequência entre os estudantes que decidem dar início aos estudos acadêmicos nos Estados Unidos – e até mesmo entre estudantes nativos. Devido à enorme oferta de instituições e aos processos seletivos cada vez mais exigentes das universidades, esta dúvida é bastante pertinente.

 

As community colleges são faculdades comunitárias especializadas em oferecer cursos acadêmicos de apenas dois anos de duração – normalmente associate degrees (graduações tecnológicas), cursos de certificados e diplomas não acadêmicos, e cursos técnicos. Estes programas, além de serem concluídos em menos tempo do que uma graduação tradicional (que geralmente duram quatro anos), servem como preparatórios para o ingresso em uma universidade americana. Os créditos cursados em disciplinas de uma faculdade comunitária são transferíveis, isto significa que eles podem ser eliminados da grade curricular quando o estudante der início ao bacharelado em uma universidade. Sendo assim, ele começa a graduação a partir do segundo ou terceiro ano.

 

Conheça aqui as várias vantagens de cursar uma faculdade comunitária.

 

Experiência real

 

Taro, um estudante japonês, já frequentou os dois tipos de instituição, uma faculdade comunitária e uma universidade nos Estados Unidos. Segundo ele, o benefício de cursar primeiro uma faculdade comunitária é que é possível economizar bastante se você completar dois anos de uma graduação tecnológica (associate degree). Isto porque dois anos como estudante em uma community college e depois mais dois anos em uma universidade nos Estados Unidos custa menos do que cursar os quatro anos completos de uma graduação tradicional em uma universidade.

 

Além disso, de acordo com a experiência de Taro, se você decidir fazer a transferência para uma universidade depois de cursar um ou dois anos em uma faculdade comunitária, você estará à frente de muitos estudantes. Ao se transferir, você já terá uma "bagagem" de créditos que permitirão entrar diretamente no segundo ou terceiro ano do bacharelado.

 

No entanto, optar pela transferência de uma faculdade comunitária para uma universidade também tem alguns contras. "Se você é um estudante internacional, eu realmente recomendo que você entre direto em uma universidade se o aspecto financeiro não for um problema para você. Porque, não importa quão bem sucedida for a sua experiência na faculdade comunitária, quando se transferir para a universidade, você passará pelo período de transição e você precisará de um tempo para se adaptar ao novo ambiente. Foi o que aconteceu comigo", conta Taro.

 

Taro cursou a faculdade comunitária por dois anos e teve uma excelente experiência. Ao se transferir para a graduação em uma universidade, ele levou dois semestres para se adaptar à nova instituição. Além de as aulas e os métodos serem diferentes entre os dois tipos de instituições, ao se transferir, você vai "pegar o bonde andando"; afinal, com seus créditos acadêmicos, você, provavelmente, poderá entrar no segundo ou terceiro semestre do bacharelado, e estudará com pessoas que já estão inseridas no ambiente de estudos desde o primeiro dia de graduação.  Por isso, é normal que você leve algum tempo para se adaptar à cultura acadêmica universitária.

 

Assista aqui ao vídeo com o depoimento completo de Taro.

 

Clique aqui para conhecer a experiência de uma estudante brasileira que também cursou uma faculdade comunitária e se transferiu para uma universidade americana.

 

Leia mais:

O que é further/continuing education?

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Onde começar os estudos: faculdade comunitária ou universidade?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...