Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

O que é o exame Graduate Management Admission Test (GMAT)?

GMAT: teste de admissão para estudantes que querem cursar especializações em gestão e negócios nos Estados Unidos.

GMAT: prova para cursos de negócios nos EUA
1614

Da mesma forma que para se especializar em medicina nos Estados Unidos é preciso passar pelo exame de admissão Medical College Admission Test (MCAT), o Graduate Management Admission Test (GMAT) é o teste padrão para estudantes – nativos e estrangeiros – que querem ser admitidos em cursos de pós-graduação em business ou em MBA’s de universidades/faculdades nos Estados Unidos.

 

Histórico do teste

 

Graduate Management Admission Test significa Teste de Admissão para Pós-graduação em Gestão. Foi criado em 1953 e era conhecido pelo nome de Graduate Management Admission Council. O seu objetivo é demonstrar o quanto os candidatos a vagas em cursos de Business Schools (Escolas de Business) estão preparados para as aulas que pretendem frequentar e se possuem uma bagagem acadêmica suficiente para o conteúdo que será ministrado em sala de aula.

 

Formato

 

O GMAT é dividido em quatro partes: dissertação, verbal, quantitativa e raciocínio integrado.

 

Dissertação (Analytical Writing Assessment) – Toda parte dissertativa de um teste possui a mesma meta, mesmo que adaptada a alguma área específica: perceber habilidades comunicativas dos candidatos. No GMAT, o estudante deve demonstrar a sua capacidade de comunicar ideias e pensar criticamente em relação aos negócios. O candidato terá 30 minutos para escrever uma redação sobre um tópico sugerido e usar de argumentos para demonstrar o seu ponto de vista.

 

Verbal – Esta seção da prova testará a leitura e a interpretação de texto do candidato. São 41 questões para ser feitas em 75 minutos, que identificarão se os estudantes sabem construir de forma correta a estrutura das sentenças e testarão o seu raciocínio crítico.

 

Quantitativo Esta seção foca em testar problemas que envolvam quantidades – podendo ser em forma de problemas matemáticos, leitura de gráficos e a compreensão de dados. São 37 questões em 75 minutos.

 

Raciocínio integrado – 30 minutos para resolver 12 questões de análise de informações e desenvolvimento de estratégias a partir dos dados contidos em cada enunciado.

 

A prova completa durará quatro horas, contando com os três intervalos de dez minutos.

 

O resultado da prova

 

As seções verbal e quantitativa irão receber notas de zero a 60. Tirar menos que nove ou mais que 44 na parte verbal, e menos que sete ou mais que 50 na quantitativa costuma ser bastante raro. A sua redação, na parte dissertativa da prova, será avaliada por duas pessoas diferentes e receberá duas notas entre zero e seis, e então será tirada a média para a sua nota final. Já as questões da seção de raciocínio integrado receberão nota de um a zero.

 

O seu resultado final pode ir de 200 a 800 pontos. Uma vez concluída as correções das provas, você pode optar a forma de receber o ser resultado:

 

-Online: será mandado por e-mail aproximadamente 20 dias após a realização da prova com um link para acessar o “Official Score Report” (Relatório do Resultado Oficial) online.

 

-Correio: será mandado por correspondência até o seu endereço em aproximadamente até 20 dias após a realização da prova (este período pode variar dependendo do tempo de entrega para cada local).

 

-Enviar a sua nota para cinco School of Business: antes de começar a sua prova, você poderá selecionar até cinco programas acadêmicos de business para receber o seu resultado final da prova. Sete dias após ser oficialmente publicado, o seu resultado será enviado diretamente às instituições de sua escolha, para fazer parte dos seus processos seletivos em cada uma delas. (Clique aqui para checar se o GMAT pode ser enviado às universidades pelas quais você está interessado em se inscrever.)

 

Fatos sobre o GMAT

 

O Brasil possui vários centros do GMAT, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Olinda, Fortaleza, e Porto Alegre. Clique aqui para encontrar o mais próximo de você. O teste tem data de realizações durante o ano todo, permitindo que o estudante escolha a mais conveniente para ele. O mesmo candidato não pode fazer a prova duas vezes em menos de 31 dias.

 

O site oficial do GMAT oferece simulados e guias de estudo gratuitos para você treinar antes de realizar a prova. O custo (global) de inscrição no teste é de U$250.

 

Leia mais:

Pós-graduação em gestão nos Estados Unidos

Business: especializações em Negócios Internacionais no exterior

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

GMAT: prova para cursos de negócios nos EUA

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...