Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

Período de inscrição universitária nos Estados Unidos

O processo seletivo americano e o melhor período para se inscrever em uma universidade dos Estados Unidos.

5149

Diferente do que acontece no Brasil, o ano letivo nos Estados Unidos tem início no meio do ano; mais especificamente, em setembro. O verão acontece em junho, julho e agosto, e os estudantes norte-americanos têm os três meses de férias, para descansar e se preparar para o próximo ano de aulas. Já durante o inverno (dezembro, janeiro e fevereiro), no final do ano, as férias são de apenas duas semanas durante os feriados de Natal e Ano Novo.

 

Isto significa que um dos melhores períodos de inscrição no processo seletivo em universidades dos Estados Unidos é nos meses que antecedem setembro. Quanto antes melhor, para que você tenha tempo de providenciar tudo que é exigido pela instituição: documentos, declarações, prova de inglês, prova de seleção, essay, visto, etc.

 

Leia o nosso passo a passo de como ingressar em uma universidade americana.

 

As estações do ano e os processos seletivos nos Estados Unidos

 

No entanto, as universidades e faculdades dos Estados Unidos se baseiam nas estações para marcar o início de cada semestre ou trimestre acadêmico. Fazendo com que o começo de qualquer estação seja um bom período para você procurar instituições de ensino superior que estejam recebendo matrículas.

 

É importante ter consciência de que o processo seletivo americano é bastante diferente do nosso brasileiro e exige vários tipos de preparação. O aluno é avaliado por completo e tem a chance de demonstrar todo o seu potencial (diferente do Brasil que avalia apenas pelo vestibular). Por isso, a sua inscrição no processo de admissão nos Estados Unidos deve ser planejada com cuidado e com bastante antecedência – alguns brasileiros fazem como os americanos e se preparam durante todo o colegial.

 

Como mencionado acima, são as férias e folgas que ditam o ano acadêmico: a summer vacation, que se inicia em junho, marca o término do ano letivo. Os estudantes que ainda possuem alguns semestres de suas graduações pela frente têm três meses de férias - só voltam para a universidade no final do verão (inverno no Brasil).

 

Muitas instituições também abrem suas seleções a cada semestre ou trimestre, portanto, você pode optar iniciar a sua inscrição em junho (verão), setembro (outono), dezembro (inverno) ou março (primavera). Neste aspecto, diferenciam-se das instituições brasileiras, que costumam abrir os seus processos seletivos apenas no início e no meio do ano.

 

Pesquise as datas de inscrição

 

Para não deixar passar nenhuma oportunidade de se inscrever, pesquise sempre as datas nos sites das universidades! Nos perfis de cada uma das instituições no Hotcourses, na opção “Início do curso” você encontra o link para “Mais informações”, para checar qual é a disponibilidade de cada processo seletivo oferecido por elas.

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.