Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

O ensino superior nos Estados Unidos

AS INSTITUIÇÕES, OS DIPLOMAS E A CULTURA UNIVERSITÁRIA DO ENSINO SUPERIOR NOS ESTADOS UNIDOS

O ensino superior nos Estados Unidos
5428

A experiência universitária nos Estados Unidos é inigualável. Com uma quantia enorme de instituições mundialmente renomadas e especializadas, o país oferece uma ampla variedade de opções de graduação e pós-graduação e recebe estudantes do mundo inteiro. No entanto, devido às diferenças entre Estados Unidos e Brasil, compreender o sistema superior americano pode ser um pouco complicado.

 

Existem diferentes níveis de instituições de ensino superior na América, que variam de acordo com o tipo de qualificação, a área de estudo e o tipo de controle administrativo (público ou particular). As taxas de ensino também variam de acordo com os mesmos fatores. A seguir, nós listamos algumas informações básicas simplificadas sobre o sistema educacional americano para ajudá-lo a planejar os seus estudos nos Estados Unidos.

 

Faculdades Comunitárias e Institutos de Tecnologia

Também conhecidas pelo nome de Junior colleges, as community colleges (faculdades comunitárias) oferecem cursos de dois anos chamados Associate Degrees, que servem como uma qualificação preparatória para uma graduação de quatro anos. As instituições técnicas (technical institutions) outorgam Associate Degrees ocupacionais que são considerados semi-profissionais, como, por exemplo, técnicos médicos e odontológicos.

 

Após a conclusão do curso de dois anos, os estudantes podem transferir os créditos acadêmicos conquistados para uma universidade ou faculdade, eliminando, assim, algumas disciplinas da grade curricular. Desta forma, conseguem entrar diretamente para o segundo ou terceiro ano de um bacharelado completo em uma universidade americana. Os estudos em uma community college costumam custar a metade do valor cobrado por uma universidade pública e um décimo do valor de uma universidade particular.

 

As faculdades comunitárias tendem a aceitar resultados menores em testes de proficiência em inglês, como o TOEFL e o IELTS, e oferecem cursos de Inglês como Segunda Língua (English as Second Language – ESL) e Programas Intensivos de Inglês (Intensive English Programs – IEP) para que os estudantes adquiram a fluência necessária no inglês para os estudos acadêmicos. Além dos Associate Degrees que servem como preparatórios para bacharelados, as community colleges americanas também oferecem cursos de educação continuada, profissionalizantes, treinamentos e cursos não-acadêmicos.

 

Saiba mais sobre as vantagens de começar os seus estudos em uma faculdade comunitária aqui.

 

Universidade ou faculdade estadual/particular

O termo college (ou faculdade, em português) normalmente refere-se ao período que um estudante leva para concluir sua primeira graduação, seja em uma universidade pública ou particular. Instituições públicas são universidades estaduais mantidas pelo governo estadual e oferecem estudos na maioria das áreas de estudo mais gerais. As taxas de ensino nestas instituições são mais baratas para estudantes do mesmo estado, os chamados in-state students. Saiba mais sobre isso aqui. Já as universidades particulares costumam ser mais caras, com processos seletivos mais rígidos e seletivos, e oferecem áreas de estudo e instalações mais especializadas.

 

BACHARELADOS

 

Os bacharelados (Bachelors Degrees) nos Estados Unidos seguem um modelo geral de educação. Neste modelo, os estudantes escolhem uma área geral e uma específica de estudos. Por exemplo: ele pode optar por um Bacharelado de Artes (área geral) em Jornalismo (área específica, chamada de major) ou então o Bacharelado de Ciências em Tecnologia da Informação. A ideia central é que os estudantes, primeiramente, acumulem um conhecimento bastante amplo em uma área para depois se especializar ao longo do curso. A área de estudo é escolhida oficialmente na hora da inscrição, uma vez que cada instituição tem os seus próprios requisitos dependendo do modo de estudo.

 

Os diplomas acadêmicos mais comuns são os Bacharelados de Ciências (Bachelor of Science – B.S.) e os Bacharelados de Artes (Bachelor of Arts – B.A.). No entanto, há também alguns menos comuns, como Bacharelado de Belas Artes (Bachelor of Fine Artes – B.F.A.), Bacharelado de Engenharia (Bachelor of Engineering – B.Eng), Bacharelado de Filosofia (Bachelor of Philosophy – B.Phil) e Bacharelado de Educação (Bachelor of Education – B.Ed). Qualificações profissionais como medicina, odontologia e direito são oferecidas apenas como pós-graduações – ou seja, você precisa concluir um bacharelado antes de cursar uma destas áreas. Leia mais sobre isso aqui.

 

A conclusão de um bacharelado depende do tempo que o estudante leva para cursar todos os créditos acadêmicos obrigatórios. Uma graduação americana padrão é formada de 120 a 130 créditos e a maioria das disciplinas equivale a três. Os estudantes internacionais devem cursar pelo menos 12 créditos por semestre para manter o visto de estudante. A maior parte das graduações é projetada para ser concluída em quatro anos de estudos em período integral. Cada um destes anos recebe um nome diferente, em ordem crescente: freshman year, sophomore year, Junior year e senior year.

 

O estudante é responsável por monitorar e manter os seus próprios créditos e fazer suas próprias matrículas nas disciplinas a cada semestre.

 

Major, Double Major e Minor

Normalmente, os estudantes escolhem sua major (área de estudo específica) no início do terceiro ano da graduação. Você pode trocar de major a qualquer momento, mas só receberá o seu bacharelado assim que concluir todos os créditos exigidos na área. A troca de majors pode resultar na maior duração dos seus estudos e, consequentemente, em mais custos.

 

Os estudantes também têm a opção de escolher uma double major, ou seja, um bacharelado com duas áreas de estudo. Para concluí-las, você precisará cursar os créditos acadêmicos obrigatórias das duas majors separadamente. Com a graduação, você receberá um bacharelado com qualificações nas duas áreas ligadas ao seu título.

 

Uma minor é uma área secundária de estudos, com menos créditos acadêmicos, cursada paralelamente à sua major. Nem toda instituição exige que o estudante curse uma minor como parte do bacharelado. A minor é uma forma de acrescentar qualificações e habilidades ao seu currículo acadêmico e ela não precisa ser necessariamente ligada à sua major; inclusive, você pode estudar áreas secundárias disponíveis em qualquer departamento da universidade.

 

Todos os requisitos referentes às majors, double majors e minors variam bastante de instituição para instituição. Por isso, verifique sempre quais são as regras e exigências específicas de sua universidade americana.

 

GRADUATE SCHOOL

 

A Graduate School (ou Grad School, como são comumente chamadas) é o departamento de universidades americanas que oferece apenas cursos de pós-graduação. Estes programas de estudo têm áreas mais avançadas, específicas e sofisticadas, ou então são voltadas para profissões específicas, como medicina e direito. Os requisitos de admissão, exigências do curso e os preços destas escolas variam amplamente entre as instituições.

 

Há uma diversidade de mestrados disponíveis, principalmente Mestrados de Artes (Masters of Arts – M.A.) e Mestrados de Ciências (Masters of Science – M.S.). Estes cursos, geralmente, exigem a conclusão de seis a oito disciplinas avançadas, como também um projeto intensivo que deve resultar em uma dissertação. Alguns programas oferecem também oportunidades de estágios valendo créditos acadêmicos.

 

Na pós-graduação, o estudante apenas frequenta aulas relacionadas diretamente à sua área de estudo. Em alguns mestrados, não há grade curricular de aulas, apenas a realização do projeto de pesquisa (conheça a diferença entre mestrados com aulas e mestrado de pesquisa aqui). Da mesma forma que em uma graduação, a conclusão do mestrado depende do tempo que o estudante levar para cursar todos os créditos acadêmicos obrigatórios e terminar a dissertação. Mas, no geral, devem duram no máximo dois anos em período integral.

 

CULTURA ACADÊMICA

 

A cultura acadêmica americana é bastante focada na participação estudantil, no compartilhamento de opiniões e no engajamento ativo com os temas discutidos em sala de aula. Os professores, normalmente, darão pequenas tarefas no final de cada aula para que os estudantes se preparem em casa para o conteúdo da aula seguinte. Estas tarefas podem ser uma leitura, uma redação, uma pesquisa, uma pequena lista de exercícios, entre outras, e, normalmente, não valem nota. Elas servem para manter o envolvimento contínuo do estudante com o conteúdo da disciplina.

 

A participação em sala de aula é uma obrigação e a sua presença (e também ausência) será registrada. Se não tiver o número exigido de presenças, você corre o risco de reprovar na disciplina. Os estudantes também receberão uma nota pela participação em sala de aula que terá uma porcentagem na nota final.

 

Um costume entre professores americanos é fazer chamadas orais inesperadas para avaliar se os estudantes estão acompanhando o conteúdo e para incentivá-los a estudar de forma contínua e independente. Estes "exercícios surpresas" não pesam na nota final do estudante, servem apenas como um estímulo. A maioria das disciplinas tem avaliações obrigatórias tanto no meio do semestre (mid-term) quanto no final (finals).

 

Os professores esperam que os estudantes expressem suas opiniões, façam perguntas e participem ativamente nas discussões em sala de aula. Normalmente, os alunos são incentivados a marcar horários de reunião com professora além das salas de aulas para discutir um tema ou tirar alguma dúvida sobre as tarefas. A nota final considera diferentes atividades realizadas em sala (como apresentação oral, trabalhos escritos e projetos em equipes) e também provas e a participação do estudante.

 

Leia mais:

O que é um Honour Degree?

O que é PhD?

O que é major e minor?

O que são finals?

O que são academic credits?

O que são cursos pré-profissionais?

A diferença entre universidades particulares e públicas nos Estados Unidos

O que são Associates Degrees?

O que é uma community college?

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

O ensino superior nos Estados Unidos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...