Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

Processo seletivo nos EUA: o exame ACT

Como é o exame ACT, aceito no processo seletivo nos EUA, e quais são as principais diferenças em relação ao SAT

O exame ACT
978
Muito tem sido escrito sobre as mudanças feitas no exame SAT 2016. O novo exame SAT foi aplicado pela primeira vez aos estudantes americanos do ensino médio em março de 2016 e passará a ser aplicado para estudantes internacionais em maio de 2016. Muitos alunos estão apreensivos com as mudanças no teste. Na FK Partners, temos visto um aumento significativo na quantidade de leitura na nova versão do SAT, mesmo dentro da seção de matemática do exame. Muitos dos problemas de matemática no novo teste exigem que o aluno procure através do texto as informações relevantes para responder às perguntas. Embora os conceitos de matemática sejam semelhantes aos da versão anterior, o novo formato requer mais leitura, análise e interpretação de texto.

 
No entanto, existe outra opção. O exame ACT é aceito em todas as universidades dos Estados Unidos como parte da aplicação do aluno, assim como o SAT. As universidades não têm preferências pelo SAT ou ACT, o que significa que um exame não é mais bem visto do que o outro. Os dois são igualmente aceitos como uma forma das universidades americanas avaliarem os estudantes de ensino médio. De fato, são realizados mais exames ACT a cada ano por estudantes americanos do que o SAT. A preferência pelo ACT está aumentando também entre os estudantes internacionais. Por essa razão, é importante saber mais sobre ele.

 

O exame ACT cobre quatro seções principais: matemática, leitura, inglês e ciências. E têm uma quinta seção opcional que é a escrita ou o Essay. Apesar de esta seção ser opcional para quem faz o teste, muitas universidades dos EUA exigem que os estudantes incluam obrigatoriamente a nota do Essay na inscrição. Por isso, é sempre muito importante verificar as exigências e requisitos de admissão diretamente com a sua universidade americana.

 

Diferenças entre ACT e SAT

 

O exame ACT tem o total de três horas e 35 minutos, incluindo a seção de Essay. Repare que o ACT tem uma seção de ciências, enquanto o SAT não. Existem algumas diferenças essenciais entre as duas provas, além do conteúdo e de como é feita a divisão de seções.

 

O SAT é projetado para testar as habilidades de pensamento e raciocínio críticos do aluno, enquanto o ACT é muitas vezes visto como o teste que avalie mais sobre o que você aprendeu na escola. Ambos são projetados para testar a capacidade do aluno conviver em um ambiente acadêmico, em uma universidade, mas o ACT tende a recompensar mais os estudantes com bom desempenho no ensino médio do que SAT.

 

Em resumo, a principal razão para considerar o ACT é que o teste não foi alterado significativamente ao longo dos anos. O SAT foi submetido à sua segunda grande reformulação nos últimos dez anos e as universidades não têm certeza do que esperar em relação aos resultados do teste.

 

Segue abaixo um exemplo de questão de matemática do exame ACT:

 

The price of a new toaster is x dollars, and it will be divided by 6 people. In terms of x, how much more with the toaster cost each person if only 5 people split it instead of 6?

 

a)      11x / 30

b)      x / 5

c)       x / 6

d)      x / 30

e)      11x

 

Para mais informações sobre as diferenças entre os exames ACT e SAT acesso este link. Quer saber sobre a resposta da questão de matemática de ACT citada acima e realizar um simulado presencial em São Paulo? Entre em contato com a FK Partners através do e-mail estudarfora@fkpartners.com.

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

O exame ACT

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...