Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

O novo SAT e porque o teste mudou

Entenda as mudanças no SAT, teste padronizado de admissão universitária nos Estados Unidos

O novo SAT e porque o teste mudou
8345

A nova versão do exame SAT será administrada pela primeira vez para os estudantes estrangeiros no dia 7 de maio de 2016. As principais mudanças no teste são as seguintes:

 

  • Duas seções obrigatórias em vez de três - O teste será composto por uma seção de Matemática com 800 pontos e uma seção Verbal também de 800 pontos, divididos em Leitura e Escrita/Idioma. O total de pontos disponíveis voltará para os 1600, tal qual o formato pré-2005, diferente do total atual de 2400.
  • A seção de Essay agora é opcional – A seção de Writing Essay era obrigatória, com pontuação máxima de 800 pontos. Agora será uma seção opcional no final do teste e irá receber uma pontuação separada com base em três critérios: leitura, análise e escrita. A nova seção de Essay terá 50 minutos (antes tinha 25) e será baseada em evidências, ou seja, o estudante deverá ler um texto de base para responder à pergunta do Essay.
  • Sem penalidades para respostas incorretas – Na nova versão do SAT, os estudantes não serão mais penalizados por selecionarem a resposta errada. Agora são apenas quatro possíveis opções de resposta para perguntas de múltipla escolha, em comparação às antigas cinco opções do teste anterior.
  • Atualizações do conteúdo do teste - Na nova seção verbal, os estudantes não receberão mais palavras difíceis do vocabulário para definir fora de contextos. As palavras do vocabulário serão testadas dentro de um contexto com base em um texto de apoio, que irão incluir análise de gráficos. A nova seção de Matemática irá focar mais em conceitos mais simples e não será permitido o uso de calculadoras para algumas das seções.

 

Como nós chegamos aqui? O SAT: Uma breve história

O exame SAT foi administrado pela primeira vez em 1926 como experimento para um grupo de estudantes nos Estados Unidos. O exame surgiu com base em um teste de QI que era aplicado para o pessoal do exército norte-americano. Em 1930, o exame SAT era usado por um pequeno número das melhores universidades americanas para selecionar os estudantes bolsistas. Ao final de 1940, o teste já havia sido adotado por muitas universidades dos Estados Unidos como um teste padrão para determinar a preparação dos estudos universitários. Ao longo dos últimos 60 anos o teste evoluiu gradualmente. Em 2016, ele sofreu a primeira grande reformulação desde 2005.

 

Por que o SAT mudou?

Muito tem sido discutido sobre as alterações para a versão 2016 do exame SAT. Uma pergunta interessante a se fazer é por que o College Board (administradores do exame SAT) decidiu fazer essas mudanças recentes?

Os membros do College Board não estavam satisfeitos com a versão antiga do SAT devido a uma quantidade crescente de evidências de que o teste não era um bom indicador de sucesso acadêmico.

  • Os estudantes achavam que o exame continha muitas perguntas capciosas que eram injustas e era difícil entender o que esperar do exame. A penalidade para respostas erradas fazia com que os candidatos passassem um tempo valioso avaliando se a resposta que eles já haviam assinalado estava correta ou não.
  • Os professores de ensino médio acreditavam que o exame não fornecia uma representação justa do que era ensinado em sala de aula. Esta questão entrou na discussão devido ao uso das médias de pontuação no SAT por distrito escolar como uma maneira de medir a qualidade de uma escola e seus professores.
  • As universidades estavam tornando-se cada vez mais céticas em relação aos resultados do exame como um prognosticador de sucesso em sala de aula. Alunos com um bom desempenho em sala de aula, mas não no exame SAT acabavam tendo um bom desempenho nas universidades. E estudantes que não tinham um bom desempenho no colegial, mas iam bem no exame SAT, normalmente continuavam com bastante dificuldade nas universidades.

 

O College Board sabia que o exame deveria mudar para continuar sendo parte relevante do processo de admissão nas universidades. Como essas mudanças podem gerar um aumento de ansiedade entre os alunos que estão se preparando para estudar no exterior, existem algumas agências que prestam serviços para orientar os candidatos antes de prestar a prova, como é o caso do FK Partners. Para mais informações sobre o novo exame SAT e sua preparação, clique aqui e saiba mais!

Post cortesia do FK Partners

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

O novo SAT e porque o teste mudou

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...