Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

O que é a prova ACT nos Estados Unidos?

American College Testing (ACT): prova americana para estudantes internacionais que querem passar no processo seletivo nos EUA

Prova ACT nos Estados Unidos
5621

O ACT é um diferente exame padrão para os estudantes americanos que estão se formando no colegial e para estudantes internacionais que querem cursar uma graduação nos EUA. Sigla para American College Testing, trata-se de uma prova para demonstrar os seus pontos fortes e as suas ambições profissionais. Foi criado como um concorrente do SAC (Scholastic Assessment Test), a prova tradicional que os americanos - e os estrangeiros que querem estudar nos Estados Unidos – precisam prestar como parte do processo seletivo de universidades do país.

 

Todas as universidades americanas aceitam a nota do ACT, mas algumas dão mais ênfase às notas do SAC - por isso é importante checar com as suas instituições de interesse qual teste elsa encorajam os futuros estudantes a prestarem durante o processo de seleção. Normalmente, as universidades deixam bem claro qual prova é mais aceita por elas.

 

Qual é o formato do ACT?

 

A prova resulta em uma nota que vai de 1 a 36 e é dividida em quatro partes que analisam o conhecimento em matemática, inglês, leitura e interpretação, e ciência, além de uma redação opcional (que não afeta a sua nota final).

 

O seu resultado é uma média do seu desempenho nas quatro disciplinas. Diferente do SAT, o ACT só conta os seus acertos e não subtrai nenhum ponto pelos seus erros. O exame leva aproximadamente três horas para ser concluído, incluindo a redação, e é oferecido de quatro a seis vezes ao ano (em setembro, outubro, novembro, dezembro, fevereiro e março). Você pode optar que o seu resultado seja enviado por correio para você ou diretamente às universidades nas quais você se inscreveu no processo seletivo.

 

Estudantes internacionais

 

Estudantes internacionais que querem estudar nos EUA podem fazer tanto o SAC quanto o ACT. No Brasil, há 11 diferentes centros que realizam a prova. Saiba o local mais próximo de você clicando aqui. O site oficial do ACT também oferece materiais e simulados gratuitos para que os estudantes possam treinar antes de realizar a prova. O resultado do ACT (assim como do SAT) é apenas uma parte do processo seletivo. Se o estudante sentir-se mais confiante em prestar o SAT ou essa é a exigência da universidade, o ACT não precisa ser feito.

 

Para que serve o resultado do ACT?

 

Em um processo seletivo de uma graduação, a sua nota final do ACT funciona quase como um vestibular: irá demonstrar o seu conhecimento nas matérias estudadas no colegial e se você está preparado para os estudos acadêmicos. Mas, diferentemente dos nossos vestibulares, o resultado do ACT é apenas uma parte do processo. Ter uma média alta ajuda no processo em geral, no entanto há outros fatores a se compensar, como as cartas de recomendação, as notas em seu boletim escolar, e atividades extracurriculares.

 

Conheça o passo como ingressar em uma universidade dos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Prova ACT nos Estados Unidos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...