Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

O que é o exame Law School Admission Test?

Exame de seleção de estudantes para cursos de pós-graduação de direito nos Estados Unidos.

LSAT - Estudar direito nos EUA
11742

É uma grande decisão querer ser estudante de uma Law School (Escola de Direito) nos Estados Unidos. Para cursar uma graduação americana de direito é necessário já ter um bacharelado em qualquer área. A segunda exigência para ser admitido, o estudante (não importa de qual parte do mundo for) precisa passar pelo exame The Law School Admission Test, o LSAT. É um teste de admissão padronizado como o MCAT e o GMAT, usados pelas universidades norte-americanas para testar os conhecimentos específicos de seus candidatos.

 

No entanto, o LSAT é acompanhado de um pouco mais de pressão que os demais. Isto porque cada estudante pode prestar o exame apenas três vezes durante dois anos. Por isso, se você pretende algum dia cursar uma Escola de Direito, leve o LSAT a sério.

 

O formato do LSAT

 

O LSAT é feito quatro vezes por ano (normalmente, em fevereiro, junho, setembro/outubro e dezembro). Leva metade de um dia para ser completa. O exame é dividido em seis partes. Quatro delas são seções de múltipla escolha que recebem notas (interpretação de texto, raciocínio lógico e raciocínio analítico). As outras duas partes (experimental e dissertação) não são avaliadas, ou seja, não recebem uma nota, no entanto, a sua redação para cada uma destas partes é anexada junto ao seu resultado no LSAT quando submetido ao processo seletivo de universidades e faculdades de direito. Isto ocorre porque os candidatos precisam defender o seu ponto de vista e a argumentar em relação a um tópico proposto; portanto, não há certo ou errado, cabe a universidade avaliar o seu desempenho nestas seções da prova. Nas seções de múltipla escolha, algumas questões não serão avaliadas (mas os estudantes não sabem quais), permitindo ao LSAT criar diferentes versões da prova, evitando assim colas e fraudes.

 

O conteúdo das questões, os textos para interpretação e o tema da dissertação são exemplos dos materiais longos e complexos dos cursos de direitos.

 

O estudante pode realizar a prova três vezes a cada dois anos. Quando for se inscrever no processo seletivo de algum curso de direito, todos os resultados tirados no LSAT nos últimos cinco anos deverão ser submetidos – por isso, diferente do exame SAT, repetir o LSAT para melhorar a sua nota não adianta, já que a universidade/faculdade terá acesso a todos os seus resultados. O preço da prova atual é de U$ 139, mas há algumas formas de conseguir a isenção da taxa (fee waiver) de matrícula.

 

No Brasil, o teste é realizado de outubro no Instituto Brasil Estados-Unidos, na cidade do Rio de Janeiro. Cheque a lista de locais para a realização do LSAT.

 

Leia mais:

O que é a prova ACT nos Estados Unidos?

Passo a passo: como ingressar em uma universidade dos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

LSAT - Estudar direito nos EUA

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...